sexta-feira, 13 de maio de 2011

Piso Salarial dos professores é Lei - Cumpra-se

Educação de qualidade, é o que a sociedade imaruiense quer e precisa. Valorização dos professores, inicia com o pagamento de um salário digno. Ouvindo a entrevista da Secretária de Educação na rádio Litoral, fiquei decepcionada, pois ela demonstra desconhecimento dos recursos que são utilizados para o pagamento do professor. Segundo a fala da secretária Roberta, se o município de Imaruí for pagar o Piso, (terá que pagar - é Lei) não vai ser feito mais nada na educação, nem a merenda será distribuída. Ora, o recurso para a compra de merenda não é da mesma fonte que paga o professor, se a prefeitura está utilizando esse recurso do pagamento para compra de merenda está cometendo uma grave irregularidade. Eu já falei em outras oportunidades e volto a chamar a atenção, funcionários da educação, pagos com recursos da educação, prestam serviço em ontras secretarias, portanto, isso significa desvio de função, e por causa disso faltam recursos para o pagamento dos professores, além outros problemas que existem. A Lei Federal 11.738, de 2008, instituiu o piso nacional. O MEC fixou o valor de R$ 1.187,00 em 201. O Supremo decidiu no mês passado, quando proclamou a constitucionalidade da lei e o ministro Joaquim Barbosa, declarou que piso é vencimento básico. 
Os professores querem o piso de R$ 1.187,00 como vencimento básico e não como remuneração. É preciso união, o momento é de luta e de busca pelo direito, que se cumpra a lei.
O Piso Salarial é Lei, observem a diferença de visão administrativa. O município de Imbituba disponibilizou ônibus aos professores para a mobilização do dia 11 de maio em Florianópolis. No município de Tubarão o prefeito nomeou uma comissão para definir o pagamento do Piso aos funcionários.
 Em Imaruí, a secretária vai na rádio e diz que se for pagar o piso não vai ter mais transporte, merenda, mais nenhum investimento, chegou a dizer que não vai ter mais aula. Parafraseando Bóris Casói: Isso é uma Vergonha!

4 comentários:

Ro disse...

Oi professora Elina,
Estamos lutando para que se cumpra a lei. Em Imaruí já ouvi falar várias vezes que é um município sem lei, porque o prefeito não cumpre as leis. O Piso é lei. Temos que lutar também pelas horas atividade.
O tempo destinado para o planejamento das aulas é importante para elevar a qualidade do ensino. “Um professor sem tempo para planejar o que irá passar para o aluno, acaba fazendo um mau trabalho. Esta jornada extraclasse não é para descansar. É mais uma etapa do trabalho. Obrigada por nos manter informados. Um abraço,

Elina disse...

Ro,
Promulgada em 17 de julho de 2008, a Lei 11.738/2008 estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais. Pela decisão do STF, o piso é o salário base mínimo a ser pago aos professores. Esse valor pode ser aumentado pelo eventual pagamento de acréscimos e benefícios, já que os ministros do Supremo que votaram a favor da lei argumentaram que o piso não deve ser visto como remuneração global, mas sim como vencimento básico do cargo. Lutem, busquem o seu direito de receber um salário digno, não esmoreçam, sejam firmes. O momento é agora! Sobre a hora atividade, será outra luta, outra conquista do professor. Estamos junto. Um abraço,

Anônimo disse...

Olá Vereadora!!!
Fico feliz em saber que vc está se empenhando pela nossa causa salarial.
É Lei e vamos fazer cumprir a Lei.
Ou só temos q cumprir as Leis q são de nossos deveres??
Agora em Imaruí é assim: O Prefeito Amarildo só faz cumprir a Lei qdo é dever do professor, mas qdo é de direito ele esquece.
Vamos fazer ele lembrar essa Lei rapidinho com paralizações, passeatas e a imprensa que já foi alertada.
Ele e a sua simpática Secretária pensam que podem brincar com a Lei????????? Ou melhor, brincar com o PROFESSOR????
Bjos

Elina disse...

Caro leitor\a,
O momento é agora como tenho falado. Vocês devem lutar sim, juntem-se pela causa. Afinal o que vocês querem é que se cumpra lei.
Contem comigo!
Um abraço,