quinta-feira, 26 de maio de 2011

Depoimento no Blog do Moacir Pereira


Caro Moacir,
O despreparo e miopia que o Secretário de Educação está demonstrando (seja nos seus pronunciamentos na tv, jornal ou rádio) no uso das palavras (com ameaças – veladas – e rancor) são uma afronta a pasta que o mesmo ocupa.
Sua formação, em engenharia sanitária, o qualifica a ter o foco em certos materiais de análise e disto em não posso comentar; o certo é que em educação a análise e o material são completamente diferentes e nesta área a incompetência se mostra gritante.
Na educação, exige-se sensibilidade e ter visão pra enxergar além dos números e ver que por trás deles existem homens e mulheres e, acima de tudo, o futuro.
Mais do que uma discussão sobre o que é legal ou não está em discussão o que é moral. E se aplicar o piso na tabela não é moral o que mais poderia ser? Uso indevido do FUNDEB? Sucateamento da educação?
Em todos os órgãos do Estado, quando se abre concurso, seja na fazenda, seja na justiça, seja no trabalho, todos invariavelmente, trazem uma tabela de cargos que exigem curso médio ou superior e em todos, todos, a diferença é bastante significativa. Porque no magistério deve ser diferente?
Só o vale alimentação da Assembleia e do tribunal de contas, pagos pelo estado, já correspondem a quase 90% do piso que o governo está se vangloriando em dar aos professores. Eu disse: Só o vale alimentação.
E o nosso, você sabe, é de apenas R$126,00, por mês.
É um crime e um desrespeito não só aos professores, mas todos da sociedade que esperam ter escolas e professores qualificados e no futuro profissionais igualmente qualificados. Mas, o que vou dizer aos meus alunos? Não façam vestibular? Não almejem títulos?
Bom, eu não preciso dizer nada, quem diz é o governo. E de modo veemente.
Abraço Moacir!
Elvis

2 comentários:

Lúcia disse...

Professora, adorei a forma como você retatou a sua indignação, pois somos vítimas de um governo que não tem nenhuma consideração com a educação de SC.Maior exemplo deste descaso é nomearem como secretário da educação um engenheiro, com certeza será apenas um fantoche nas mãos de Raimundo Colombo. Infelizmente colegas professores não tem a mesma visão e ainda continuam trabalhando. Queremos somente o que nos é de direito e vamos continuar lutando por isso. Parabéns. Professora Maria Lúcia, orientadora educacional, com 31 anos no magistério de Itajaí SC.

Elina disse...

Cara professora Lúcia,
Estamos juntas nessa luta pela valorização do magistério.
Obrigada por contribuir com o Blog.
Um abraço,