sábado, 28 de maio de 2011

Marco Tebaldi em entrevista ao AN - O senhor educação


O Senhor Educação

Em entrevista ao AN em 12\12\2010 fala sobre a valorização dos professores, entre outros assunto. O que mudou hoje? Confira a entrevista:

O SENHOR EDUCAÇÃO - “Meta é trabalhar com os municípios”
Entrevista/Marco Tebaldi
A Notícia – Como o senhor vê a responsabilidade de comandar a Secretaria da Educação?
Marco Tebaldi – Quando assumi a Prefeitura de Joinville, assumi como um engenheiro-prefeito. Saí, sete anos depois, como prefeito-educador, tamanha foi a paixão que tive com a área. Tanto que fiz mais de 400 salas de aula. Além disso, teve o empenho na melhora do corpo docente, com cursos de capacitação. Essa experiência de gestor é que me capacita para ser agora o secretário.

AN – O senhor defende a política de conceder bônus pela produtividade aos professores?
Tebaldi – A ideia deve ser colocada em prática. Podemos usar o exemplo de Joinville: os professores com graduação tinham uma vantagem, com pós-graduação outra e doutorado mais um benefício. O incentivo levou o educador a buscar a especialização. Para valorizarmos os profissionais, não precisamos apenas dar aumento de salário, mas encontrar maneiras de torná-lo feliz. Outro ponto é criar parceria com os municípios para continuar construindo creches. Sabemos que isso é obrigação do governo municipal, mas queremos participar desse processo.

Leia entrevista completa Aqui


O que podemos esperar desse governo? O discurso é um, a prática é bem diferente. Depois que assumem os cargos, esquecem o que falaram durante a campanha. 

5 comentários:

Sandra disse...

Professora Elina,
Bom que as coisas que foram ditas sejam sempre lembradas. Realmente prometer é fácil, difícil é cumprir. O que o secretário de estado falou não é muito diferente do que o prefeito de Imaruí prometeu e hoje é tudo igual. Só enganação.
É triste.

Sophia disse...

Professora Eliana,
A revolução pela Educação está longe de ser uma realidade no Brasil, muito menos em Imaruí. Ela apenas serve como um discurso eleitoral, uma prioridade “fofa” dos políticos, num discurso cansativo, rotineiro e que não traz resultados práticos.

Paulo Cesar disse...

Professora,

Como o governador fará para dar uma contribuição para que tenhamos em SC uma Educação de qualidade e verdadeiramente profissionalizada? JA grande parte dos professores precisa trabalhar em mais de dois locais para ter uma vida menos indigna, advindo dessa carga horária desumana um rendimento de baixa performance, o que compromete o resultado do seu trabalho. Não consigo acreditar em mudanças...

Vilson disse...

Senhora professora,
É sempre importante lembrar que todos os países que deram certo no mundo investiram pesadamente na Educação, tida como uma atividade estratégica, incluindo nesse investimento o salário dos professores. Aqui a lógica é inversa: o discurso dos governantes nunca corresponde à prática, quando se trata em valorizar o profissional e os argumentos usados vão sempre de encontro à real valorização que deveria existir em relação aos docentes. No instante dos reajustes sempre uma questão técnica ou o chamado equilíbrio fiscal são usados como argumentos, embora algumas categorias tenham aumentos mais generosos.

Maria Aparecida disse...

Todas as profissões passam pelas mãos do PROFESSOR, mas é uma pena, que " certos políticos" esquecem disso, sendo que apenas lembram desta profissão nas campanhas eleitorais.É realmente triste, muito triste.