terça-feira, 24 de maio de 2011

Comentário no Blog do Moacir Pereira (Vale a pena ler)


Caro Moacir:
A partir do dia de ontem, deveria ser decretado: Luto Oficial em Santa Catarina com a seguinte expressão: “No dia 23 de maio de 2011 morreram 47% dos professores em Santa Catarina”, sendo que os suspeitos dessa chacina são os representantes do povo catarinense, sim aqueles que um dia passaram pelas carinhosas mãos desses mesmos profissionais da educação, e estão nos atuais cargos também graças a estes.
É assim que nos sentimos ao receber a proposta do governo quanto à remuneração salarial da nossa categoria. É até contraditória essa realidade. Basta ler a matéria publicada nesta  página, da qual transcrevo algumas partes:

“BRASÍLIA – Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira à noite projeto que torna obrigatório que todos os professores do ensino básico tenham diploma universitário e licenciatura. De acordo com o projeto, a exigência de formação superior valerá para creches e escolas de ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na privada. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases, que estabelece as regras para a educação no país, e ainda precisa ser aprovado no Senado para entrar em vigor. O Ministério da Educação elogiou o projeto e prometeu ampliar investimentos para cumpri-lo, mas criticou a exigência de diploma e licenciatura na pré-escola”.
“A autora da proposta, deputada Angela Amin (PP-SC), disse que é possível cumprir as regras em todas as regiões do país”.
“- É na educação básica que precisamos ter os melhores profissionais, porque ali se garante a base da formação das crianças. Se gastarmos bem o dinheiro público, vai haver recursos suficientes para cumprir a lei – afirmou a deputada”.
“A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, classificou a aprovação do projeto como um importante passo para melhorar a qualidade do ensino:
- Isso sinaliza que todos os professores devem ter curso superior e que os governos precisam aumentar os esforços para garantir essa formação. Vamos precisar de mais professores, tanto em quantidade quanto em qualidade. Para isso, teremos que investir cada vez mais em educação. É um grande avanço, uma mudança significativa para o país e um reconhecimento da importância do magistério”.
Não parece contraditório, primeiro os professores são obrigados a ter uma habilitação a nível superior, e a grande maioria investiu e cumpriu a determinação; agora, já formados, vão receber o mesmo salário de quem está começando a carreira? É isso? Qual é a leitura que o governo faz dessa situação? O que ele está querendo com esta atitude? É assim que nossos governantes pensam em melhorar a qualidade da educação? Pelo amor de Deus, não é a toa que estão acontecendo tantos absurdos na nossa sociedade…
Poxa, é de doer o coração de qualquer ser humano. Agora está claramente evidenciado o valor que nós profissionais da Educação temos para nossos governantes. Eles acabaram de provar que, o que eles querem mesmo, é que o povo não tenha educação, nem cultura, que continue sendo ingênuo e aceitando tudo o que é imposto, sem questionar, e ainda que se sinta culpado, sim, culpado pela situação que aí está… “Se os alunos estão sem aulas é por culpa dos professores que estão em greve, e ficam de BRAÇOS CRUZADOS”. É ISSO QUE AINDA TEMOS QUE OUVIR. É REVOLTANTE… SERÁ QUE AINDA NÃO DEU PARA ENTENDER? NENHUM PROFESSOR GOSTARIA DE PREJUDICAR SEUS ALUNOS, AFINAL SE AINDA EXISTE ESSA CATEGORIA, PODEM TER A CERTEZA, QUE O ÚNICO MOTIVO DESTA EXISTÊNCIA É OS ALUNOS, POIS É POR ELES QUE ENFRENTAMOS TANTAS DIFICULDADES NO DIA A DIA, POR QUE ACREDITAMOS AINDA QUE UM DIA PODEREMOS FORMAR PESSOAS COM CORAÇÃO, COM SENTIMENTO DE GRATIDÃO, PESSOAS QUE QUANDO CRESCEREM E ASSUMIREM ALGUM CARGO IMPORTANTE SE LEMBREM DE VALORIZAR A SUA BASE, SE LEMBREM DE CUMPRIR AS LEIS. SIM PORQUE É ISSO QUE ENSINAMOS E COBRAMOS DELES NO DIA-A-DIA QUE EXISTEM LEIS PARA SER CUMPRIDAS.
É acho que aqueles que nos fizeram a vergonhosa proposta salarial, devem ter faltado muito às aulas, ou talvez, “por culpa de nós professores”,(afinal somos sempre os culpados) eles não conseguiram aprender esta lição do cumprimento das leis e da valorização daqueles que lhe deram a base, a educação.
O sentimento que hoje melhor me define, é o de morte, sim, morte da esperança por dias melhores, morte diante do sentimento de impotência à que nós professores estamos sendo submetidos, morte de tudo aquilo que acreditávamos ser o correto, morte do sentimento de justiça, morte do sonho mais lindo de uma profissão que deveria ser a mais nobre de todas, afinal é por ela que passam todas as outras. É muito lindo ver aquela propaganda sobre o professor, aquela cuja música nos emociona :
“No sonho que se realiza
(um bom professor)
Cada nova ideia tem um professor
O que se aprende, o que se ensina
(um professor)
Uma lição de vida, uma lição de amor
Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
Tem um bom professor”.
Que bom se está letra, fosse realmente levada a sério e a nossa categoria fosse realmente valorizada como merece. Mas será que isso é apenas ilusão de uma sonhadora que abraçou essa profissão como parte fundamental de sua vida?
Por favor, caros e ilustres nossos representantes: esperamos de coração que depois de tudo que vocês estão vendo e ouvindo nestes últimos dias, possam fazer uma reflexão e avaliar se o que nós estamos pedindo é demais. Todos nós sabemos que é possível sim, pagar a todos o que é pedido, basta apenas um pequeno detalhe chamado: desejo. Sim desejo, pois quando este existe, se encontram os meios de efetivá-lo.

Obrigada a você Moacir Pereira, caro jornalista que está abrindo espaço à nossa categoria de tentar pelo menos se defender das falsas e injustas investidas do nosso governo. Com certeza você ganhou o reconhecimento de toda nossa categoria.

12 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite professora Eliana,

Recebi seu excelente texto por e-mail(está rodando por esse "mundo de meu Deus") e li com satisfação. Achei parecido com o meu desabafo escrito um dia depois do seu. Não poderia ser diferente, nossa revolta é a mesma, até a música que citamos é a mesma. Enviei a todos os deputados. Leremos este texto na Câmara de vereadores de Içara segunda-feira onde estaremos pressionando nossos representantes para que intercedam junto aos deputados para que rejeitem a MP do governo. Parabéns pelo texto e um grande abraço. Professora Márcia.

Márcia disse...

Boa noite professora Eliana,

Recebi seu excelente texto por e-mail(está rodando por esse "mundo de meu Deus") e li com satisfação. Achei parecido com o meu desabafo escrito um dia depois do seu. Não poderia ser diferente, nossa revolta é a mesma, até a música que citamos é a mesma. Enviei a todos os deputados. Leremos este texto na Câmara de vereadores de Içara segunda-feira onde estaremos pressionando nossos representantes para que intercedam junto aos deputados para que rejeitem a MP do governo. Gostaria de compartilhar meu texto. Poderia mandar seu e-mail? O meu é marciaturatti@hotmail.com. Parabéns pelo texto e um grande abraço. Professora Márcia na luta pela valorização do magistéio. educadores.

Gestão Escolar disse...

Ola Professora Eliana, sou administradora escolar em lages terra do bendito Homem, pra nossa tristeza, como não votei nele sempre fui marxista e de esquerda, naõ acredito de que como educadora o maoir representante da burguesia lageana queira resolver a situação do magisterio, infelizmente , os resquícios históricos do coronelismo ainda imperam em pleno século XXI.
www.gestordeescola.blogspot.com
quando quiser saber notícias de Lages

Elina disse...

Olá,
Desejo sucesso em sua gestão. Não desanime, vamos continuar lutando, pois juntos somos mais fortes.
Obrigada pela contribuição, volte sempre ao Blog.
Um abraço,

MARTA LUIZA disse...

olá professora ELIANA , gostaria muito q esse meu comentário chegasse aos ouvidos de nossas autoridades ,
Ao excelentíssimo Governador do estado de Sta Catarina e autoridades responsáveis pela educação desse estado , sou mãe e estou muito triste com o descaso de nossas autoridades em relação a milhares de crianças sem aula , senhores meu filho esta fora de sala de aula a 40 dias isso é um absurdo , o futuro de nosso pais nas mãos de quem ? vemos q a educação esta precária , os professores ñ estão querendo nada q ñ seja de direito , por favor senhores ver essas crianças sem aula a tanto tempo é deprimente , nossos filhos o futuro desse pais e futuros eleitores ñ tem culpa da desordem q esta acontecendo nesse estado , a quem vamos recorre a ñ ser ao nosso excelentíssimo governador ?! Peço encarecidamente q o senhor resolva a situação , somos um dos países q mais paga impostos e somos um dos países q a educação , saúde e segurança estão precárias . Senhores ñ estou pedindo nenhum favor , é dever e obrigação desse estado devolver a dignidade tanto para pais , alunos e professores .É constitucional escola , saúde e segurança gratuita no BRASIL me corrigem por favor se estou dizendo algo q ñ seja verdade .Excelentíssimo governador meu filho e todas milhares de crianças precisam voltar para sala de aula é um direito deles , vamos construir um mundo melhor , vamos pensar em construir mais escolas do que presídios , vamos formar cidadões íntegros , e isso depende ñ só de nos pais e sociedade mais depende sim dos nossos governantes . Pense com amor e responsabilidade por esta estado excelentíssimo .
Pais e alunos do EDA e do IEE , hoje as 19:00 hs faremos uma reunião no Instituto de Educação para discutimos uma solução para reposição dessas aulas , por favor vamos comparecer em massa .
ATT : MARTA LUIZA !

MARTA LUIZA disse...

Professora Eliana , queria muito q esse meu comentário chegasse aos ouvidos de nossas autoridades , sou mãe aflita com o q vcs e nossos alunos estão passando e ñ acho justo vcs desistir agora .
Ao excelentíssimo Governador do estado de Sta Catarina e autoridades responsáveis pela educação desse estado , sou mãe e estou muito triste com o descaso de nossas autoridades em relação a milhares de crianças sem aula , senhores meu filho esta fora de sala de aula a 40 dias isso é um absurdo , o futuro de nosso pais nas mãos de quem ? vemos q a educação esta precária , os professores ñ estão querendo nada q ñ seja de direito , por favor senhores ver essas crianças sem aula a tanto tempo é deprimente , nossos filhos o futuro desse pais e futuros eleitores ñ tem culpa da desordem q esta acontecendo nesse estado , a quem vamos recorre a ñ ser ao nosso excelentíssimo governador ?! Peço encarecidamente q o senhor resolva a situação , somos um dos países q mais paga impostos e somos um dos países q a educação , saúde e segurança estão precárias . Senhores ñ estou pedindo nenhum favor , é dever e obrigação desse estado devolver a dignidade tanto para pais , alunos e professores .É constitucional escola , saúde e segurança gratuita no BRASIL me corrigem por favor se estou dizendo algo q ñ seja verdade .Excelentíssimo governador meu filho e todas milhares de crianças precisam voltar para sala de aula é um direito deles , vamos construir um mundo melhor , vamos pensar em construir mais escolas do que presídios , vamos formar cidadões íntegros , e isso depende ñ só de nos pais e sociedade mais depende sim dos nossos governantes . Pense com amor e responsabilidade por esta estado excelentíssimo .
Pais e alunos do EDA e do IEE , hoje as 19:00 hs faremos uma reunião no Instituto de Educação para discutimos uma solução para reposição dessas aulas , por favor vamos comparecer em massa .
ATT : MARTA LUIZA !

Doris disse...

Bom dia.
EU FICO ME PERGUNTANDO COMO O GOVERNADOR,SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO E MUITOS DOS NOSSOS DEPUTADOS TÊM CORAGEM DE VIR COM PROPOSTAS TÃO
RIDÍCULAS DIZENDO QUE JÁ FIZERAM O POSSIVEL PARA NOS AJUDAR MAS QUE NÃO PODEM MAIS AVANÇAR. AVANÇAR NO QUE SE DERAM O SALÁRIO BASE PORQUE FORAM OBRIGADOS PELA JUSTIÇA MAS RAPIDAMENTE DERAM O JEITO DE TIRAR O PREJUÍZO DA NOSSA PRÓPRIA FOLHA DE PAGAMENTO? É, EU GOSTARIA QUE OS POLÍTICOS EM GERAL, QUE JÁ SABEMOS, POUQUÍSSIMOS TRABALHAM PARA A POPULAÇÃO, NOS EXPLICASSEM O PORQUÊ DE TANTA DIFERENÇA SALARIAL ENTRE OS PROFESSORES E ELES. O QUE SERÁ QUE ELES FAZEM DE TÃO IMPORTANTE QUE GANHAM PROXIMO DE 20.000 REAIS E SEMPRE TEM VERBA PÚBLICA DISPONÍVEL PARA MAIS AUMENTOS E QUE PARA NÓS, PROFESSORES,NÃO TEM PARA PAGAR OS NOSSOS ALTÍSSIMOS SALARIOS DE 1.OOO A 2.OOO.SE A LEI JÁ DETERMINOU QUE FOSSE PAGO O PISO DESDE 1998, É DE SE ADMITIR QUE EM 2011 AINDA ESTÃO SENDO PEGOS DE SURPRESA E QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR A NOSSA.... (DESCULEM-ME PELO DESABAFO )
MERRECA? PENSO QUE JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE NÓS COMEÇARMOS A OBSERVAR A VERBA QUE ALGUNS TEM DE MAIS E NOS MOBILIZARMOS PARA QUE ESSES ABSURDOS NÃO OCORRAM MAIS PORQUE.... DESCULPAS PARA APROVAR OU REJEITAR O QUE É DOS INTERESSES DOS POLÍTICOS SÃO FACILMENTE MANIPULADAS COMO SE AS PESSOAS, NÓS, FOSSEMOS IGNORANTES E ACREDITÁSSEMOS EM PAPO-FURADO.
DORIS EGGERS, DE JARAGUÁ DO SUL.

Doris disse...

Bom dia,
EU FICO ME PERGUNTANDO COMO O GOVERNADOR,SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO E MUITOS DOS NOSSOS DEPUTADOS TÊM CORAGEM DE VIR COM PROPOSTAS TÃO
RIDÍCULAS DIZENDO QUE JÁ FIZERAM O POSSIVEL PARA NOS AJUDAR MAS QUE NÃO PODEM MAIS AVANÇAR. AVANÇAR NO QUE SE DERAM O SALÁRIO BASE PORQUE FORAM OBRIGADOS PELA JUSTIÇA MAS RAPIDAMENTE DERAM O JEITO DE TIRAR O PREJUÍZO DA NOSSA PRÓPRIA FOLHA DE PAGAMENTO? É, EU GOSTARIA QUE OS POLÍTICOS EM GERAL, QUE JÁ SABEMOS, POUQUÍSSIMOS TRABALHAM PARA A POPULAÇÃO, NOS EXPLICASSEM O PORQUÊ DE TANTA DIFERENÇA SALARIAL ENTRE OS PROFESSORES E ELES. O QUE SERÁ QUE ELES FAZEM DE TÃO IMPORTANTE QUE GANHAM PROXIMO DE 20.000 REAIS E SEMPRE TEM VERBA PÚBLICA DISPONÍVEL PARA MAIS AUMENTOS E QUE PARA NÓS, PROFESSORES,NÃO TEM PARA PAGAR OS NOSSOS ALTÍSSIMOS SALARIOS DE 1.OOO A 2.OOO.SE A LEI JÁ DETERMINOU QUE FOSSE PAGO O PISO DESDE 1998, É DE SE ADMITIR QUE EM 2011 AINDA ESTÃO SENDO PEGOS DE SURPRESA E QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR A NOSSA.... (DESCULEM-ME PELO DESABAFO )
MERRECA? PENSO QUE JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE NÓS COMEÇARMOS A OBSERVAR A VERBA QUE ALGUNS TEM DE MAIS E NOS MOBILIZARMOS PARA QUE ESSES ABSURDOS NÃO OCORRAM MAIS PORQUE.... DESCULPAS PARA APROVAR OU REJEITAR O QUE É DOS INTERESSES DOS POLÍTICOS SÃO FACILMENTE MANIPULADAS COMO SE AS PESSOAS, NÓS, FOSSEMOS IGNORANTES E ACREDITÁSSEMOS EM PAPO-FURADO.
DORIS EGGERS, DE JARAGUÁ DO SUL.

Anônimo disse...

oi professora Eliana eu sou Adriana tenho um filho na escola Aderbal Ramos da Silva no 1° ano do ensino médio , estou preocupada com a greve dos professores , mas estou mais preocupada com o que o governo garantiu que nesta segunda feira tudo voltará ao normal , será que a greve chega ao fim , ou o governador vai importar professores do Paraguai ?
Ele precisa saber que no início do ano nesta escola faltava professor e não encontravam para contratar .

Elina disse...

Oi Adriana,
A Greve não terminou, ao contrário, os professores estão muito decepcionados com o governo do estado.
O Projeto de Lei que está na Assembleia fere os direitos dos professores.
Contratar professores não vai resolver o problema que estamos vivendo hoje na educação.
Obrigada por contribuir com o Blog.
Volte sempre.
Um abraço,

Elina disse...

Oi Adriana,
A Greve não terminou, ao contrário, os professores estão muito decepcionados com o governo do estado.
O Projeto de Lei que está na Assembleia fere os direitos dos professores.
Contratar professores não vai resolver o problema que estamos vivendo hoje na educação.
Obrigada por contribuir com o Blog.
Volte sempre.
Um abraço,

Anônimo disse...

Eu estudo na 1ª do ensino médio
estou de boca aberta com esse governador . Será que ele não tem filho, neto que estudam ?
Se não fosse os professores ele não estaria aonde esta .
Agora eu entendo por que falavam que
a justiça desse país e podre .
Por que a palavra de um governador vale mais que uma lei .