quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pronunciamento do deputado Edinho Bez (SC) Albertina Berkenbrock



Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (PMDB-SC), em 15 de junho de 2011 na Câmara dos Deputados sobre uma homenagem póstuma à Beata Albertina Berkenbrock pelos 80 anos de sua morte.

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,
 
Na qualidade de Deputado Federal, representante do Estado de Santa Catarina, especialmente da Região Sul e conhecedor da história da nossa Santa Albertina, tomo a palavra para fazer uma homenagem póstuma pelos 80 anos de morte da Beata Albertina Berkenbrock.
A serva de Deus Albertina Berkenbrock, a partir do Decreto de Beatificação assinado pelo Papa Bento XVI foi proclamada Bem-Aventurada.

Albertina Berkenbrock é conhecida pelo povo da Diocese de Tubarão/SC como “a nossa Albertina”, nasceu no dia 11 de abril de 1919, na comunidade de São Luís, Paróquia de São Sebastião de Vargem do Cedro, Município de Imaruí,divisa com o Município de São Martinho, Estado de Santa Catarina.
 
Filha de um casal de agricultores, aos 12 anos de idade, no dia 15 de junho de 1931, Albertina foi assassinada porque quis preservar a sua pureza espiritual e corporal e defender a dignidade da mulher, por causa da fé e da fidelidade a Deus. E ela o fez, heroicamente, como verdadeira mártir.
O martírio e a conseqüente fama de santidade espalharam-se rapidamente.
A Diocese de Tubarão e a Igreja do Brasil podem orgulhar-se em apresentar uma jovem como modelo de santidade para a juventude dos tempos de hoje e de sempre: a Bem-Aventurada Albertina.
Na qualidade de Ex-Secretário de Estado da Infraestrutura ajudei a resolver alguns problemas reivindicados pela comunidade e Diocese de Tubarão, como por exemplo: a construção de um “abrigão” para o estacionamento de ônibus e automóveis; alargamento da estrada entre o Município de São Martinho e a comunidade de São Luis; pavimentação asfáltica de alguns trechos (no futuro teremos todos os trechos pavimentados).

Cumprimento e parabenizo o Ex Governador Luiz Henrique da Silveira, o Vice Governador da época, Leonel Pavan, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Gelson Padilha, o Ex-Prefeito de São Martinho, José Schotten, a atual Prefeita Leonete Back Loffi, o meu partido PMDB, local e Estadual e tantas outras lideranças que de forma direta e indireta ajudaram na concretização destas obras, entre tantas outras.
Cumprimento o Bispo Diocesano de Tubarão, Dom Wilson Tadeu Jönck, os Padres da nossa região pelo trabalho incansável pela beatificação de Albertina.

Era o que tinha a dizer
Edinho Bez
Vice-Líder do PMDB

Nenhum comentário: