quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pagamento Didático - O olhar de um jovem em relação a sua cidade e ao salário dos professores

Imaruí é um lugar que passa por uma fase interessante: Os jovens que tem um pouco mais de meio cérebro simplesmente estão fugindo do lugar. Olhe ao redor e verás uma quantidade de idosos imensa. Isso não é ruim, os idosos. O que é ruim é justamente a falta de juventude.
            E por que a juventude inteligente foge? Simples: Eles sabem que este lugar dificilmente vai pra frente. Outros lugares bem próximos, como Tubarão, Imbituba e Laguna, oferecem algo que Imaruí não oferece: OPORTUNIDADE.
            É fato. Parece que a politicagem em Imaruí só se interessa por festas e esportes. É sensacional: Para festas e esportes, a prefeitura municipal movimenta verbas gigantescas com arrecadações aparentemente medíocres. Festa da Cultura Açoriana, Festa da Tainha, Reabertura do Ginásio... É capaz da prefeitura trazer alguém da, sei lá, Coréia, para vir em algum evento qualquer de esportes...
            Vamos ser bem francos: O Município não investe em Educação e Cultura. Não possuímos livrarias (Nem um sebo, sequer) ou músicos atuantes (Desculpe, Banda Municipal, mas você já foi mais atuante). A prefeitura destina uma verba pífia para os universitários, que pagam uma cacetada para, justamente, fugir de Imaruí.
            Porém, o pior de tudo é o salário dos professores municipais. É ridículo saber que o único profissional capaz de preencher o vazio cultural do município está sendo mal-remunerado. Ou o leitor sinceramente acha que 926 pilinhas mensais ajudam o profissional a se manter?
            O salário do Professor deve ser Didático: Deve ajudá-lo a crescer e aprender mais. O professor que é bem pago pode se atualizar constantemente, criando novas estraté bem pago pode se atualizar constantemente, criando novas estratertura do Ginras mingias de ensino, o que melhorará seu trabalho e fará a juventude Imaruiense pensar melhor.
            Se a Juventude começa a PENSAR, então ela aprende a enxergar melhor o mundo. Se ela enxerga melhor o mundo, então ela consegue descobrir o que falta nessa cidade. Se ela descobre o que falta nessa cidade, então ela tentará consertá-la. Se ela conserta essa cidade, então essa cidade realmente cresce, e aí talvez vejamos mais jovens circulando pelas nossas ruas. Jovens com formação.
            Aparentemente, nossos governantes não tiveram professores bem pagos e constantemente atualizados, pois eles não têm essa visão simples de mundo e da importância da Educação.
            Os Professores de Imaruí vão ajudando como podem o povo. A parte boa é que enquanto eu escrevo isto, os professores entram em greve e lutam pelo direito de uma compensação melhor. Um salário mais didático. Só espero, como apoiador da causa, que a decisão seja tomada de maneira rápida, eficiente e agradável a todos.
            Ou não queremos tornar nossa cidade uma referência em educação? Afinal, até agora somos referência de como fazer uma nucleação mal-feita e estressante.
            Aí sim, somos referência.

Escrito por: Ruffus Goldenbell.

Texto enviado por e-mail e solicitado que fosse publicado no Blog.           

5 comentários:

Enrico Sem Luz disse...

Perfeito! As palavras sintetizam e resumem exatamente o que vem acontecendo no momento aqui em Imaruí.
É a velha política do pão e circo ressuscitada pelo prefeito e seus pares.
Quando deparamos com as fotos de inaugurações de coisas tão pequenas (que em cidades desenvolvidas e bem adminstradas são feitas e nem gastam dinheiro com plaquetas de bronze), parece que estamos voltando àquela Imaruí de quarenta ou cinquenta anos atrás, quando o povo se contentava com o mínimo, achando que era o máximo.
Porém as ideias e ideiais eram outros. A ignorância imperava e a falta de acesso aos meios de comunicação faziam com que achávamos todos que os prefeitos era uns "pais da cidade", que faziam aquilo por amor ao povo, por preocupação com as futuras gerações.
Agora, tudo denovo. Tudo denovo. Que coisa mais antiga. A quem pensam que estão enganando?
Uma pena que a cidade vem descrescente tão rapidamente.
Basta abrir os jornais sérios, os meios de informação de que dispõe o último Censo, e constataremos que isso tudo que o leitor falou é a mais pura verdade.
Não é só uma crítica, é fato!
O pior de tudo é que não vejo luz no caminho...

Anônimo disse...

O verdadeiro cidadão não é aquele que vive a sociedade, mas sim aquele que transforma a sociedade! Seja a transformação!

Eu... disse...

Quando os jovens entram em ação a mudança acontece. Lembram dos "cara pintadas"? Era o Brasil exigindo dignidade.

“Sonha e serás livre de espírito… luta e serás livre na vida”. (Che Guevara)

Bjussssssssss!

MÚSICO... disse...

Bom, gostaria de entender melhor a colocação da vereadora em relação aos músicos da Banda Municipal, o que na verdade quis mencionar qdo diz que a Banda "já foi mais atuante".
Sou músico oficial da Banda e me sinto um músico atuante sim, como meus colegas, pois a música nos realiza e encanta à quem ouve. Muitos jovens após passarem pela Banda seguem uma bela carreira.
Sua colocação foi um pouco infeliz...

Elina disse...

Olá "Músico", se você prestou atenção na matéria, ela não foi escrita por mim, recebi por e-mail e coloquei na íntegra. Não é a expressão do meu pensamento, leia novamente por favor.
Parabenizo o trabalho de vocês, é digno de louvor. Acredito que a pessoa já foi integrante da Banda e expressou sua opinião. Um abraço,