sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Excesso de alunos em sala de aula nas escolas da rede municipal - Imaruí

O ano letivo está começando e com ele os problemas na rede municipal. O número excessívo de estudantes em sala de aula compromete a qualidade da atividade docente e consequentemente a qualidade da educação.  Os alunos sofrem em uma sala com dimensões inadequadas, com a falta de circulação de ar,  dificultando o deslocamento e atendimento dos alunos pelo professor\a. Mães e pais estão observando a falta de atividades durante o período de aula, ou seja, o professor\a não consegue atender aos alunos em virtude dos problemas existentes. As obras inacabadas, o barulho, o cheiro da tinta, a falta de segurança, enfim, são muitos os problemas em consequência da falta de planejamento adequado.
Quando o prefeito fechou as escolas, afirmou para os pais, comunidade, vereadores, que  os alunos receberiam uma escola melhor, preparada para atender com conforto e qualidade. 

Uma boa escola deveria apresentar:
a) espaço, iluminação, ventilação, água potável, rede elétrica, segurança e temperatura ambiente;
b) instalações sanitárias e para higiene;
c) espaços para esporte, recreação, biblioteca e serviço de merenda escolar;
d) adaptação dos prédios para o atendimento dos alunos portadores de necessidades especiais;
e) atualização e ampliação do acervo das bibliotecas;
f) mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos;
g) telefone e serviço de reprodução de textos;
h) informática e equipamento multimídia para o ensino.

Infelizmente o município de Imaruí não cumpre sua tarefa visando garantir educação de qualidade aos alunos da rede no ensino infantil e fundamental. Descumpre a lei e assim fere direito fundamental social a que fazem jus crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas Estaduais.
A fixação do número mínimo de alunos em sala de aula, visa garantir qualidade de ensino, possibilitando assim um contato direto e pessoal entre professor e aluno. Evita o tumulto de uma sala de aula cheia de alunos, o que perturba o aprendizado.
Pais e professores precisam garantir o direito a uma educação de qualidade. Lutem por aquilo que é legal, por aquilo que acreditam ser o melhor para a educação em nosso município.

Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

O art. 206, VII da Constituição Federal e o art. 3º, inciso IX da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal 9.394/96), estabelecem por sua vez como princípio da educação, a garantia de padrão de qualidade, que passa certamente pela adequação do espaço físico da sala de aula, para um maior conforto do aluno e do professor, assim melhoria das condições de aprendizagem.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal 9.394/96), estabelece ainda no art. 4º, inciso IX que é dever do Estado (Estado e Município), garantir ao aluno: “padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.”

"Enquanto administradores pensarem a educação como um gasto e não como investimento, a  população só tem a perder. O administrador a qualquer tempo pode rever seus atos, quando estes não estiverem atendendo aos objetivos propostos. Nossos alunos estão sendo "depositados" nas escolas, enquanto vários prédios estão ociosos nas comunidades.  Ouvir a comunidade é respeitar o cidadão, é dar o direito ao cidadão de exercer a sua cidadania. Isso é democracia!"

8 comentários:

Morador disse...

Democracia? Respeito? A senhora soube da reunião com a comunidade de Rio Prainha que veio num ônibus ontem para falar com o prefeito e com os secretários? O povo do Rio Prainha está abandonado, os alunos estão sem escola e nós sem estrada, sem saúde, sem agricultura, sem governo. Não tem mais nada que de geito.
Morador

Elina disse...

Olá,

Soube sim e vi quando o pessoal de Rio Prainha chegou e foi até a prefeitura. Parabenizo a comunidade pela organização.
É assim mesmo que tem que ser feito. Como diz o ditado: "Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé". Desejo que a reunião realmente tenha tido êxito.

Rodrigo disse...

Interessante é que sobre essa reunião não tenha sido colocada nenhuma informação no blog da Prefeitura. E olha que se trata de rodovia municipal as quais o Prefeito Municipal as abandonou e está fazendo com que os moradores se organizem e venham até o prédio da Prefeitura para exigir melhorias. Na última sessão da Câmara o Vereador Mizinho chegou a dizer que a estrada de Costa de Baixo estava muito ruim, inclusive brincou que qualquer diz iria ser igual a história do Tarzan, com um motoqueiro ficando pendurado nos cipós. Essa é a atenção que o Prefeito Municipal está dando as nossas estradas.

Elina disse...

Podiam ter registrado a reunião e colocado no site da prefeitura, mas não fizeram, interessante... Todos falam, todos reconhecem, mas eles não enxergam os problemas e não resolvem, Rodrigo. Um abraço,

Fabio disse...

O que não é de interece deles, não vão e jamais iram publicar

Elina disse...

Concordo com você, Fábio, pois o site da prefeitura é mais um site de promoção pessoal. Observe que não existe nenhuma Lei publicada, não existe nenhuma licitação, etc. É a cara dessa administração. Um abraço,

Maria Lúcia disse...

Penso que cada vez mais a educação está se enfraquecendo e perdendo o seu sentido, que é uma educação de qualidade. Fala-se tanto em respeitar o ritmo das crianças, mas e o professor? quando será respeitado? turmas lotadas, nosso trabalho não sendo realizado como deveria e saímos, enquanto profissionais frustrados e tristes.
Maria Lúcia

Pedro Ribas disse...

Não há dúvida que o limite precisa ser seguido pelas escolas. Mas, infelizmente, as escolas só mudarão se as famílias exigirem o menor número de alunos. Se souberem realmente o que é correto permitir. É difícil para o professor em sala de aula, e também é para o aluno!!!