segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conselho de Educação: “falta seriedade”


Do presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Mauricio Pereira, sobre a situação dos professores:

“Prezado Moacir, todos os dias leio a sua coluna no DC, mas as duas desse final de semana, sábado e domingo, em especial a de domingo, você foi brilhante, sensacional. Seu texto deveria ser lido por todos para entender a real situação da Educação em nosso Estado. Vou ler a sua coluna de domingo, na nossa reunião do Conselho Estadual de Educação de terça.
Sobre o aumento dos professores, a situação é lamentável. Quando o assunto surgiu, antes mesmo do início da greve, pedi para o Secretário Tebaldi e para o Adjunto Deschamps não deixar os professores paralizarem as atividades, pois as demandas eram mais do que justas. O Goberno deveria parar tudo, issso mesmo, parar tudo e discutir com urgência o aumento, mais do que merecido aos professores.

Há um relatório, que eu não sei se você conhece, feito pela OCDE avaliando a situação da Educação em nosso Estado. O relatório da OCDE foi entregue ao Governo do Estado em 2010 e lá é apontado todos os problemas da Educação em nosso Estado. Você não vai acreditar, mas no relatório, encomendado pelo próprio Estado, aponta os baixos salários pagos por SC como um dos grandes problemas, ou seja, é uma situação mais do que sabida. 
Moacir, acredito que infelizmente a Educação não é tratada com seriedade pelos nossos políticos. Educação deveria ser uma Questão de Estado, e não o é. Tragédia total. 
Caso queira o relatório da OCDE é só me avisar que lhe entrego um exemplar. 
Outro ponto importante, é que estamos implementando um trabalho sério no Conselho em prol da Educação de qualidade. Na terça vamos aprovar no Conselho Pleno a visão do Conselho sobre o Plano Nacional de Educação e no dia 14 de junho às 15h00 estaremos entregando nosso parecer a todos os nossos Deputados e Senadores em Brasília em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, reunião marcada a nosso pedido.

Prezado Moacir, o que você precisar do Conselho estou a sua inteira disposição. Grande abraço, Mauricio Fernandes Pereira, Presidente do Conselho Nacional de Educação.”

Do Blog do Moacir Pereira

Nenhum comentário: