quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Municipalização do Ensino Fundamental - Dúvidas, insegurança, problemas...

O momento é de dúvidas, insegurança e muita preocupação por parte dos professores estaduais, e municipais, em relação as mudanças que poderão ocorrer em virtude da municipalização do ensino fundamental.  É fundamental que estado e município possibilitem espaços para discussão. Muitas são as dúvidas, em relação à situação dos professores, das merendeiras,  dos demais profissionais. Quais as escolas que serão municipalizadas, quando, enfim, muita coisa precisa ser esclarecida. O município de Tubarão já optou pela municipalização, outros municípios ainda estão decidindo. No jornal Notisul de hoje, (04 de agosto), foi publicado que o município de Imaruí também tem interesse na municipalização. Outras fontes também informaram que o prefeito Amarildo já sinalizou a vontade de receber alunos, professores e os prédios do estado. No entanto, os vereadores de situação, votaram contra o requerimento que solicitava uma Audiência Pública para debater o assunto. Nessa administração não existe diálogo. As coisas são impostas, as comunidades não têm o direito de manifestar sua opinião.

Reforçando - O problema não é apenas para os profissionais do estado, os do município também enfrentarão problemas.

Confira a nota no Notisul de hoje

Municipalização também é debatida em outras cidades

A municipalização do ensino fundamental é discutida em outros municípios da região. Em Laguna, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) marcaram uma audiência com o prefeito Célio Antônio (PT), na próxima terça-feira, para discutir o assunto. Também existe a possibilidade de nucleação de algumas escolas.
Esta também é uma possibilidade na Cidade Azul, nas comunidades onde há duas escolas. Para o secretário de educação da prefeitura de Tubarão, Felipe Felisbino, um dos benefícios da municipalização será a uniformização didática e pedagógica do ensino fundamental. Em Imaruí, a prefeitura também é está favorável a modificação.

42 comentários:

Mauro disse...

Será que vai acontecer em Imaruí o que aconteceu na nucleação? O povo não merece isso né vereadora?

Elina disse...

"Mauro",
Infelizmente o caminho será o mesmo, considerando a reprovação do requerimento por parte dos vereadores de situação, solicitando a Audiência Pública. Mas os professores têm outros caminhos, podem inclusive solicitar ao Sinte uma reunião com toda comunidade. Um abraço,

Henrique disse...

Estamos muito preocupados com essa situação. Ninguém fala nada, estamos cheio de dúvidas. Somos contra a municipalização das escolas, pois pode trazer mudanças no corpo docente. É uma vergonha esse silêncio.

Jorge Luiz disse...

Considero todo este processo abusivo, desumano e tendencioso. Tendencioso, pois quando os vereadores votaram contra o requerimento da Audiência pública é porque o prefeito assim determinou. Em Imaruí não existe democracia, como a senhora fala. E pode escrever aí, a municipalização vai acontecer em Imaruí em 2012. Os professores que se agilizem.

Anônimo disse...

O pior de tudo é ter de ouvir demagogias defendendo educação de qualidade.
Será que devemos lutar pelo piso salarial, devemos lutar por condições dignas de trabalho, devemos lutar pelo não Municipalização do Ensino Fundamental?
Onde estão os advogados, os juízes, o Ministério Público, as pessoas de bem deste município? Ninguém vê o que o Amarildo está fazendo com a Educação do nosso município?
Por favor, se alguém souber e puder fazer algo por nós e por nossos filhos, eu agradeço imensamente.
Se alguém souber de alguma lei, de algum mecanismo que possa nos amparar, poste neste blog. E que Deus abençoe a todos nós.

Elina disse...

Caros leitores,
O momento realmente é de preocupação e de ação. Os professores, pais e até os alunos devem organizar-se, fazer reuniões, chamar as autoridades, pois merecem respeito. Todos tem direito de participar efetivamente do processo. As coisas estão sendo arquitetadas em gabinetes, e devem ser debatidas com a comunidade. No momento o que deve ser feito é o chamamento da comunidade como já falei e das autoridades. Façam abaixo-assinado, ofícios, convidem o prefeito, o secretário regional, o gerente de educação, o Sinte. Esse é o caminho. Estamos à disposição para auxiliar. Um abraço,

Anônimo disse...

Saudade do eraldo como Secretário.
Me falaram que ele está fazendo a difereça na SDR. O cristiano ta muito contente com ele já elogiou ate para o governador. dale eraldo.
bjsss

Anônimo disse...

è professora parece que as coisas estao esquentando na prefeitura. O Amiltinho e o Forasteiro quebraram o barraco. O prefeito vai optar por um o outro, adivinha quem vai sair ganhando? Adeus Forasteiro! Se o prefeito fizer isso vai ser seu maior erro! Espero que os vereadores de situação interfiram.

Elina disse...

Senhor anônimo, você me fez rir agora. hahahahaaa...
Fazendo a diferença? Realmente, pois ele nem começou a trabalhar ainda.
Imagina quando começar, o elogio vai direto para presidente Dilma.
Boa noite!!!

Anônimo disse...

Infelizmente o prefeito vai defender o cunhado. o forasteiro nao deveria ter chegado a esse ponto. veio p/ trabalhar e deu de frete com quem nao quer trabalhar. Lamentavel que isso aconteceu.Se tivesse uma votação quem ia embora era o cunhado 90%X10%.

Anônimo disse...

quando que isso aconteceu? queria ver essa briga, se eu soubesse teria comprado ingresso. Pena que todos sabemos o resultado. Mais uma troco de secretario do governo amarildo matos de souza.

Elina disse...

Seria bom se você assinasse o comentário, ou está com medo de ser demitido também?

Anônimo disse...

Sou imaruiense e quero aqui dar aqui minha opinião ao prefeito. Não manda o forasteiro embora, deixa o Hamiltino recebendo em casa. Pois ele já nao trabalha mesmo! Caso ele mande o forasteiro embora deveriamos fazer uma passeata (FICA FORASTEIRO)

Anônimo disse...

Verdade do medo, mais nao sou funcionaria, e tenho essas informações devedo minha credibilidade. E entendo que tenho que divulgar as coisas erradas desta administração.

Anônimo disse...

O nepotismo esta valendo ou nao vereadora?

Anônimo disse...

O nepotismo esta valendo ou nao vereadora?

Elina disse...

Em relação ao nepotismo, existe uma ação na justiça. Mas como tudo é muito lento, enquanto isso...

Anônimo disse...

Olha nao tenho nada contra o forasteiro mais fazer passeata ai ja é demais. entao vamos fazer uma passeata fora Hamiltinho. da prefeitura e do hospital, alias axo pior a situação do hospital aonde a mulher dele esta ganhando 2000 mil por mes sem trabalhar. Dai nossa saude é ruim (olho nisso)

Elina disse...

Bem informado você!!!
Não gosta do Hamiltinho é???
Assine o comentário, mostre a sua identidade.
Tem medo do quê???

Anônimo disse...

voce acha mesmo que o novo secretário é bom mesmo? ou destacasse pq os outros nao sao muitos competentes? quando vou para o serviço passo na frete da prefeitura e vejo o carro dele todo dia bem cedo. Gostaria da sua opniao de vereadora.

Anônimo disse...

a senhora deve de gostar dele né pois pra voce que é oposição ele é um prato cheio. na verdade vc coloco um processo de nepotismo mais nao quer que ele saia, pois isso é discurso para proxima eleição, enquato isso nao deve gostar do forasteiro, porque ele trabalha.

Elina disse...

Não sei de quem você está falando.
Carro na frente da prefeitura e casaco na cadeira não dizem muita coisa.

Anônimo disse...

olha nao sou o mesmo anonimo, mais vc ocupando o cargo de vereadora já falou com algum secretario este ano? ate para ter uma avaliação melhor. e o que vc acha deles?

Elina disse...

Olha só como você defende o "forasteiro".
O que tem por trás disso???

Anônimo disse...

ora vereadora estou falando do orasteiro, ate nem sei pq vc colocou este apelido nele KKKK. ou esta com medo de colocar sua opniao? voce ja falou com ele? dizem que ele é muito amavel.

Anônimo disse...

nao gosto do forasteiro, ate pq acho ele se acha superior, usa calça de cantor sertanejo, e manda em todo mundo. Quero saber pq o prefeito confia tanto nele?

Elina disse...

Não coloquei o apelido, aliás você já falou várias vezes aqui chamando-o de forasteiro.
Não preciso falar para avaliar.
Todos sabemos, estamos acompanhando o péssimo trabalho dessa administração.
Agora cansei de falar com fantasma.
Boa noite!

Anônimo disse...

Vereadora parabens pela sua posição na camara. se for verdade aquilo que o anonimo disse do hospital a snhora pode fazer alguma coisa?

Elina disse...

Precisamos de provas. Vamos investigar, e depois podemos fazer alguma coisa sim, sem dúvida.

Anônimo disse...

Ninguem pode falar nada da minha secretaria nem da minha pessoal. Afinal os pagamentos estao em dia (coisa que na sua epoca nao tinha). sobre o nepotismo a justiça ja mostrou o que é melhor para imaruí.

Hamilton Claudino Junior

Anônimo disse...

Vereadora tambem é veradade que da briga e que o prefeito mandou o forasteiro embora?
bjsss

Anônimo disse...

O forasteiro até agora foi na radio so falar bobagem. quero ver a vila paraiso.

Anônimo disse...

Olha nao tenho simpatia nenhuma pelo forasteiro, mais isso é injustiça. teno certeza que vai conseguir emprego facil.

Anônimo disse...

Professora teve uma pesquisa na cidade, voce sabe o resultado? se foi o prefeito que fez ele nao divulgou por que?

Elina disse...

Precisa responder???

Anônimo disse...

Quando te eleição para o hospital?

Anônimo disse...

Ele deveria lançar o cunhado para vereador pra ver quantos votos faz, nem os funcionarios vatariam nele.

Anônimo disse...

nosso hospital sofre por estas falcatruas, e ninguem faz nada.

Anônimo disse...

Cara vereadora Elina, se fosse você escolheria melhor os comentários a serem postados no seu blog, pois está virando uma "baita" novela das nove, têm falcatruas, drama, tristeza, felicidade e uma grande palhaçada com um pouquinho de comédia no meio, olha vereadora daqui um dia seu blog vai parar no horário nobre da rede globo, se sua intensão era usar seu blog para poder dar oportunidades para a população usa-lo para se manisfestar contra a administração municipal do Amarildo, isso não está acontecendo, pois só estão postando comentários engraçados aqui, porque no lugar de todos ficarem na frente de um computador o dia todo digitando e falando mal uns dos outros porque vocês não fazem algo pelo município então se vocês acham que o prefeito está fazendo as coisas erradas. Se vocês acham que um blog poder mudar o mundo vocês estão bem enganados esse blog só dá mídia e muitas vezes acontecem até uma baixarias. Olha gente acho que vocês deveriam era trabalhar no lugar de ficar postando, apetando F5 e lendo,postando, apetando F5 e lendo.

Elina disse...

Ufa!!! Cansei ao fazer a leitura do seu comentário. Procure pontuar corretamente suas frases, por favor.
Você conhece bem o meu blog, e com certeza deve fazer parte da turma do F5 não é mesmo?
O que você está fazendo nesse momento que não está trabalhando?
Folgadinho heim???
Se não gosta do que encontra aqui, procure o que fazer.

Anônimo disse...

Respondendo sua pergunta,eu não estou trabalhando, porque realmente não trabalho, apenas estudo e também não sou morador do município de Imaruí, mais sabe que seu blog ta famoso. To te falando vereadora você ainda vai pegar um lugar no horário nobre da rede globo.

Elina disse...

Engraçadinho você...
Faz comentários, é irônico, só não assume a identidade.
Tipo de leitor que não contribui com o blog.