domingo, 20 de junho de 2010

POR QUE É IMPORTANTE MANTER AS ESCOLAS NAS COMUNIDADES?

1. As escolas do meio rural, mesmo pequenas, ainda são a única presença do poder público nas comunidades que atendem.
2. A presença da escola na comunidade é forte elemento na preservação de valores que mantêm as populações rurais vinculadas aos seus modos de vida e convivência.
3. A escola é importante instrumento de mobilização para o diálogo com a realidade e, na medida em que oferece educação -  entendida em seu sentido mais amplo - pode aglutinar  o desenvolvimento rural integrado, trabalhando por um projeto de ser humano vinculado a um projeto de sociedade mais justa e equilibrada.
4. O direito à educação somente estará garantido se articulado ao direito à terra, à água, ao saneamento, ao alimento, à permanência no campo, ao trabalho, às diferentes formas de reprodução social da vida, à cultura, aos valores, às identidades, e às diversidades da educação do campo.
5.   A educação, ao desenvolver o complexo processo de formação humana, encontra nas práticas sociais o principal ambiente dos seus aprendizados; ela é mantenedora das raízes e tradições culturais da comunidade; é o lugar das reuniões comunitárias, do encontro dos sujeitos e espaço de socialização pelas festas e comemorações que estimula.
6. A manutenção das escolas nas comunidades rurais, com qualidade, sempre que possível e desejável, é condição para se assegurar a educação como direito de todos e, dever do Estado.



Nenhum comentário: