domingo, 20 de junho de 2010

ESCOLA NÚCLEO OU ESCOLA POLO

          As escolas-núcleo na medida em que se consituem numa modalidade escolar alternativa para educação rural, recebendo clientela de diversas localidades passam a ter um compromisso bem maior com as comunidades envolvidas, e necessariamente devem oferecer melhores condições para um trabalho mais amplo no sentido de oferecer uma educação de qualidade.

          O que compete a Administração e a Secretaria da Educação antes de desativar as escolas e transportar os alunos para outros centros:

         * Realização de consultas prévias e levantamentos junto às comunidades escolares envolvidas no processo;
         * Reuniões com as comunidades (inclusive o centro da cidade) para discussão, encaminhamento e avaliação das ações do projeto, com registro em ata;
         * Melhorias e ampliações dos prédios escolares que vão receber os alunos;
          * Aquisição de todo tipo de equipamentos para o bom funcionamento das atividades pedagógicas e administrativas;
          * Aquisição de material didático, material desportivo, brinquedos educativos, colchonetes, etc;
          * Organização do serviço de transporte escolar;
          * Realização, se necessário, de concurso público, processo seletivo, para completar o provimento do quadro de professores, especialistas e demais profissionais da área da educação;
          * Capacitação em serviço para os profissionais da educação;
          * Autorização do Conselho Municipal da Educação.



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