As escolas-núcleo na medida em que se consituem numa modalidade escolar alternativa para educação rural, recebendo clientela de diversas localidades passam a ter um compromisso bem maior com as comunidades envolvidas, e necessariamente devem oferecer melhores condições para um trabalho mais amplo no sentido de oferecer uma educação de qualidade.
O que compete a Administração e a Secretaria da Educação antes de desativar as escolas e transportar os alunos para outros centros:
* Realização de consultas prévias e levantamentos junto às comunidades escolares envolvidas no processo;
* Reuniões com as comunidades (inclusive o centro da cidade) para discussão, encaminhamento e avaliação das ações do projeto, com registro em ata;
* Melhorias e ampliações dos prédios escolares que vão receber os alunos;
* Aquisição de todo tipo de equipamentos para o bom funcionamento das atividades pedagógicas e administrativas;
* Aquisição de material didático, material desportivo, brinquedos educativos, colchonetes, etc;
* Organização do serviço de transporte escolar;
* Realização, se necessário, de concurso público, processo seletivo, para completar o provimento do quadro de professores, especialistas e demais profissionais da área da educação;
* Capacitação em serviço para os profissionais da educação;
* Autorização do Conselho Municipal da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário