domingo, 20 de junho de 2010

PONTOS NEGATIVOS DA NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS EM IMARUÍ

1. Processo desenvolvido sem qualquer diálogo com as comunidades, provocando conflitos entre famílias e comunidades, alimentados por questões políticas e culturais.
2. O não cumprimento das exigências mínimas de duração do ano letivo - 200 dias e 800 horas de efetivo trabalho escolar, com o retardamento do início ou a antecipação do término das aulas. Ou ainda a antecipação do recesso escolar de julho.
3. Com o fechamento de escolas, os alunos passam a ser transportados para o centro da cidade ou para outras comunidade, fazendo com que alguns alunos permaneçam mais tempo dentro do transporte escolar, do que propriamente dentro da sala de aula em completa situação de risco, sendo agredidos em seus direitos básicos consagrados na CF\88 e no ECA.
4. Complexidade no processo de integração família\escola. A não presença dos pais na escola vai ser um dos grandes problemas da nucleação. Transportar os alunos já vai ser uma dificuldade (considerando as péssimas condições das estradas) além disso transportar também os pais em dias de reuniões e festividades escolares vai se praticamente inviável.
5. A desativação  das escolas da zona rural, gera sentimentos de impotência, de tristeza, de desvalorização do lugar e até da perda da história, da cultura, a medida em que afastando os seus alunos do seu espaço de origem e de sua comunidade, interfere sobremaneira  em suas vidas, ou seja em suas identidades.
6. A Escola Prefeito Portinho Bitencourt não possui salas de aula adequadas para receber a quantidade de alunos que a Secretaria da Educação pretende "juntar".
7. Aumento significativo de gastos com transporte de alunos e demais profissionais.
8. Desvalorização, desrespeito com o profissional (professor ACT), contratado no início do ano e exonerado repentinamente.
9. Desemprego que vai gerar no município e que vai refletir diretamente no comércio local, além da mudança na vida de mais de 70 famílias, isso gerado pela falta de planejamento da Administração Municipal.
10. A preocupação, insegurança dos professores efetivos, considerando a falta de diálogo por parte da Secretaria da Educação e da Administração Municipal.

Outros pontos podem ser elencados, mas considero os principais. Aceito sugestões para continuarmos o texto.

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