terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Inscrições para formação inicial de professores

As pré-inscrições para os cursos de Formação Inicial do 1º semestre de 2011 começaram nesta segunda-feira (5) e encerram no dia 15 de dezembro. O professor poderá fazer a inscrição nos cursos por meio da Plataforma Paulo Freire (http://freire.mec.gov.br/), sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).
Os cursos oferecidos são de Letras Português e Letras Espanhol a distância. Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas. De acordo com o assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (SED), Élcio Cecchetti, o objetivo é "colocar em prática uma política de Formação Continuada abrangente, que não seja isolada".
A partir da pré-inscrição dos professores, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma um instrumento de planejamento que irá adequar a oferta das instituições de ensino superior públicas à demanda dos docentes e às necessidades reais das escolas de suas redes.
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios.
O plano estabeleceu no país um novo regime de colaboração e é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes Básicas (LDB).
Por meio do programa, o educador poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura (Formação Inicial), com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação.
Saiba Mais:
Plataforma Freire Passo a Passo:
http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/plataforma-freire-orientacoes-aos-inscritos

As pré-inscrições podem ser feitas na página da plataforma:
http://freire.mec.gov.br/index/principal/

Por Jéssica Butzge    (SED - Secretaria de Estado da Educação)

12 comentários:

Anônimo disse...

Vereadora, a senhora já esta apar do edital da escrição para professor do município?Tem algo errado com certeza.Esperamos sua colaboração neste edital.Estou sendo prejudicada.
Abraços!!!!!!!!!!

Elina disse...

Olá, já tomei conhecimento sim, vários professores e professoras me procuraram. Vocês devem ir até o Ministério Público e reclamar das irregularidades. Eu já fiz a minha parte, mas vocês precisam fazer a de vocês. Não aceitem as injutiças, procurem seus direitos e contem comigo. Um abraço,

Sandro disse...

É ,mais a Roberta e o Amiltinho ainda estão escrito na prefeitura não é vereadora ai eles não sai e o porque disso há "dois pesos e duas medidas" no "MP".

Anônimo disse...

Sandro, eles pintam e bordam.Ninguem vai sair, tem tanta coisa errada e o Legislativo, só tem papo na língua, caso contrário, estão aí 2 anos e meio.Ação que é boa, não tem.Não sei como ainda existe vereadores, sei sim, salário no final do mês, que por sinal, é alto.Precisamos nós a cada eleição anular nossos votos.
Somos para eles bonecos de louça, quebra e depois eles remendam.Vamos dar um basta a estes covardes políticos.UM grande abraço!

Elina disse...

Interessante, fez o comentário mas não teve coragem de assumir sua identidade. Por que? É fácil criticar os outros e não assumir o que diz. Procure informar-se um pouco mais e saberá que estamos trabalhando sim, e logo você verá os resultados. Agora se cruzar os braços e esperar, e apenas enxergar o que quer, fica difícil. Tenha um bom dia!

Rodrigo disse...

Basta o anônimo ir no site do Tribunal de Justiça, na Comarca de Imaruí e ver a quantidade de ações civis públicas que o Prefeito está respondendo que irá verificar que os Vereadores de oposição estão trabalhando, muito embora alguns não gostem e digam que só se fala em denúncias. Seria com também dar uma olhada no site do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e na Procuradoria Federal, CGU. Com relação ao que o Sandro mencionou, o Ministério Público já ingressou com ação civil pública para que eles sejam demitidos e que o Prefeito seja responsabilizado pelas contratações, mas a Juíza não concedeu a liminar e está no prazo para eles apresentarem a defesa. Como é do conhecimento de todos, a Justiça tarda, mas não falha. E quem esperar poderá comprovar.

Elina disse...

Obrigada Rodrigo pela colaboração e informação. Realmente a justiça tarda, e as vezes para nós leigos, tarda um pouco mis ainda, mas como você disse não falha. As irregularidades na administração de Imaruí vão ser responsabilizadas e os culpados serão punidos com os rigores da lei. Beijo,

Anônimo disse...

Engraçado vereadora, a senhora queimou-se com o meu comentário, pois não é verdade?A corda sempre arrebenta no lado do mais fraco.Falando ou não o meu nome, as coisas não estão sendo feita.Com certesa a mesa do MP esta cheia de processos e sendo arquivada.

Elina disse...

Senhor "Anônimo", não me queimei, como você diz, apenas não concordo com o que você coloca. Você não está informado, não tem conhecimento de nossas ações, pelo menos da minha parte e do Vereador Vando e Vereador Totói, temos feito as denúnicas, temos fiscalizado, e muita coisa já está em andamento e o prefeito já está respondendo. Qualquer cidadão também pode denunciar, se você tem conhecimento de alguma irregularidade, por favor, denuncie ao Ministério Público, ou nos procure para conversarmos. Um abraço,

Anônimo disse...

Ações, ações e mais ações, é o que a senhora sabe dizer, queremos é algo concreto, dito e falado em jornais e rádio, enfim concretisa de vez este prefeitinho de mermmmmmmmmmmmmmmm.
Me desculpa, mais ele não passa disto.

REGINA disse...

O MEC ABRIU INSCRIÇÕES EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL, PORÉM MUITOS NÃO CONSEGUIRAM CADASTRAR-SE. O PLANO FOI ORIUNDO PELAS PESQUISAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO QUE REVELARAM A FALTA DE PROFESSORES NO FUTURO, MAS O QUE É NOTÁVEL QUE DIANTE DAS IMPOSSIBILIDADES DE INSCRIÇÕES, NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO DO MEC COM O FUTURO. GOSTARÍA DE SEUS COMENTÁRIOS. REGINA.

Elina disse...

Olá Regina, acho que não sei quem você é, mas de qualquer forma vou tentar falar alguma coisa sobre o que você escreveu. Soube das dificuldades para fazer as inscrições, porém os professores que entraram em contato receberam orientações de como fazer. Por exemplo, o que deveria ser feito e que deu certo:
) Se vc já fez seu cadastro, preencheu seu currículo e quando chegou nos cursos disponíveis só recebeu a seguinte mensagem: Não foi encontrado cursos para os filtros selecionados. Faça o seguinte na opção "CURSOS DISPONÍVEIS PRÉ-INSCRIÇÃO":

- Escolha o estado, o município
- Marque a 3º opção (FORMAÇÃO INICIAL - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA)
- Não coloque o nome do curso
- Através da ferramenta "PROCURA" selecione a área de conhecimento.
- Clique em "buscar"
- Aparecerão finalmente os cursos
- CLIQUE EM ATÉ 3 DELES.
Convém ressaltar que a partir da pré-inscrição e da oferta de formação pelas Instituições de Educação Superior (IES), as secretarias estaduais e municipais de educação deverão validar as inscrições na Plataforma Freire, com base em seu planejamento estratégico, visando adequar a oferta das IES à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. As inscrições validadas serão submetidas às IES que após processo seletivo, caso necessário, procederão à matrícula nos cursos.
Não sei se consegui atingir seu pensamento. Aguardo sua opinião. Um abraço,