domingo, 12 de dezembro de 2010

Olhar atento (Festa Açoriana)

Estava lendo o site da prefeitura e observei o que lá está escrito em relação a Festa da Cultura Açoriana que está acontecendo nesse final de semana em Imaruí:

"Uma atividade que irá transformar o calendário de eventos da região, assim classifica Evelyn Scapin, organizadora da I Festa da Pesca Artesanal e da Cultura Açoriana, que acontecerá entre os dias 09 e 12 de dezembro, na praça de Imaruí. A iniciativa é uma ação integrada do Instituto de Juventude, Prefeitura Municipal, Instituto de Políticas Públicas e Sociais, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de SC e o Instituto Pedro Raimundo, com o Apoio do Ministério do Turismo e do Ministério da Pesca."

Eu acredito que muita coisa precisa ser revista nessa festa, mas vou destacar algumas que considero principais. Imaruí precisa de incentivo para o turismo sim, mas primeiro precisa ser criada a estrutura para receber os turistas. Não podemos receber turistas numa cidade que não oferece um local adequado para um café da manhã, por exemplo, ou um lanche da tarde. Temos uma pequena pousada no centro da cidade, uma outra em Tamborete, São Tomás, e só. Precisa investimento, melhoria das condições das estradas, pois caso contrário os turistas não retornam. Um casal que estava expondo seus produtos na festa reclamou das péssimas condições da estrada que dá acesso até onde eles moram e trabalham com seu ganha pão. Eles me disseram que não conseguem ir até as demais comunidades comprar a cana que eles utilizam para fazer a cachaça e ao mesmo tempo as pessoas não conseguem levar até a casa deles pois a estrada não recebe uma melhoria, não é dado atenção. Na verdade é a grande reclamação do nosso povo. A comunidade de Sertão de Cangueri recebeu um trabalho mal feito, tapeado, pois tinha uma festa religiosa, e ficou pior do que estava. Antes de oferecer um espaço para expor e vender os produtos, a prefeitura precisa oferecer condições para que os moradores possam trabalhar, ir e vir com dignidade. Caso contrário eles não terão nada para expor.
Uma festa precisa de todo um planejamento, pessoas preparadas e conhecedoras do assunto, muita divulgação e atrativos que chamem as pessoas até o local, caso contrário, corre-se o risco de não receber o público esperado e a desmotivação tomar conta das pessoas que trabalharam, que trouxeram seus produtos para expor e vender e principalmente das que vieram até aqui e não encontraram o que esperavam.
A data da festa - O município precisa ter um calendário de festas. Estamos muito próximos do natal e ano novo, as pessoas que têm familiares aqui em Imaruí, não vieram agora, pois com certeza virão para as festas de final de ano. Acredito que essa festa caberia muito bem no calendário da semana do município, seria bem mais apropriada. Envolveria as escolas, pois agora os alunos já foram dispensados e poucos participaram da festa. Os organizadores esperavam em torno de vinte mil pessoas, e na verdade o público maior foi durante a noite de sábado. Eu particularmente já tinha idéia de como seria a participação do público nessa festa, e sinceramente fiquei surpresa quando ouvi esse comentário por parte de integrantes da organização. (...)
Outro ponto que considero importantíssimo, o "IPPS" (Instituto de Políticas Públicas e Sociais), tem um orçamento muito significativo para investir na recuperação de nossa lagoa, portanto, antes de uma festa como essa onde foi gasto muito dinheiro com a estrutura, deveria ser feito um trabalho que realmente viesse ao encontro do que os pescadores esperam, recuperação da pesca, da lagoa. Poderiam comprar larvas de camarão, por exemplo, e jogar em nossa lagoa, um terço do que foi gasto com a estrutura metálica se fosse investido em larvas, o município ganharia muito mais retorno. Sem contar com desconforto que gerou aos comerciantes do mercado público municipal durante toda essa semana. Observem pelas fotos, em pleno período de vendas para o natal as lojas ficaram escondidas. Com certeza o prefeito vai fazer uma reunião para avaliar a festa e irão discutir essas e outras questões, para o bem dos pescadores, da nossa cultura e da nosso município. Parabéns à Banda Municipal, ao Coral Raízes, a Banda da APAE, as duplas que se apresentaram, aos cantores, as pessoas que expuseram seus artesanatos e outros trabalhos, muita coisa bonita temos em Imaruí que precisa ser valorizada. Vamos acompanhar e analisar os gastos, investimentos e resultados obtidos com a realização dessa festa, para dar uma resposta a sociedade imaruiense.
Clique nas fotos para ampliar:



7 comentários:

Eliane disse...

Professora Elina, concordo com o que a senhora fala. Nosso município não tem estrutura para a festa que tentaram fazer.O público não veio. Só tinha gente no show, mas durante o dia e para comprar os produtos não tinha ninguém. A data é muito imprópria. Vocês tem que lutar pelo nosso município e não permitir certas coisas, mania de grandeza. A realidade de Imaruí é outra. Continue assim, como professora e principalmente como vereadora.

Elina disse...

Cara Eliane,

Sou a favor de festas e de incentivo ao turismo, mas não da forma como foi feito. Foi uma estrutura muito grande para pouco público e praticamente nada de retorno. As coisas precisam ser planejadas com os pés no chão, de acordo com a nossa realidade. Obrigada por participar e contribuir. Volte sempre. Um abraço

Cheila disse...

huPrimeiramente antes de criticar.Vocês os vereadores que são representantes do povo,deveriam elaborar projetos para melhar nossa estradas,e investir no turismo em nosso municipio.
Mas nada fazem a respeito,so sabem criticar um trabalho muito belo que foi feito,essa festa foi sim planejada todos os órgãos publicos que estavam envolvidos estão de parabéns.
Outro ponto a resaltar mais uma critica sua Dona Elina o IPPS é um dos órgão apoiadores da festa e não o que organiso a festa,acho que a senhora não estava nem um pouco interessada que nem leu a progaramação.
E se a senhora não sabe,jogar larvas de camarão em nossa lagoa se o nosso municipio ao mesnos ter saneamento basico , há outra coisa que vocês vereadores até hoje não fizeram e nem se interassados a fazer,como sempre só sabem criticar.

Cheila disse...

A outra coisa aceita esse comentario no seu blog ou vocẽ so aceita quem concorda com vc,tipico de vereador.

Elina disse...

Infelizmente Cheila (se é esse mesmo o seu nome) é por causa de algumas pessoas míopes que hoje temos o governo que temos.
Essa miopia não é só da visão, mas também do próprio espírito, que tem transformado pessoas autênticas, defensoras da verdade e da justiça, em meros seres humanos sem visão e sem capacidade de diferenciar as coisas. Os vereadores Cheila, têm a missão de legislar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Não têm, como você pensa, capacidade para executar as ações do Executivo.
Elaborar projetos para melhoria das estradas? Esta questão é atribuiçaõ do Poder Executivo, não da Câmara de vereadores. Até porque não é preciso nehum projeto especial para melhorar as estradas, o que precisa é vontade política e força de vontade por parte da administração para fazer.
Quando faço aqui as colocações daquilo que vejo e que penso que está no caminho errado, cabe sim, o meu pronunciamento porque é meu dever defender aquilo que vem ao encontro do bem coletivo.Quando falo em repovoamento da lagoa com larvas de camarão, é porque já foi feito experiencia neste sentido, em parceira com a UFSC e vimos que é possivel sim. O que falta é recurso financeiro e, quando vejo um exagero no gasto de recursos públicos para realizar uma festa que não se sabe se o municipio vai ter condições de continuar realizando (isto é o resultado de uma festa sem planejamento e fora da realidade da cidade), penso que se poderia aplicar parte desse recurso em ações que tenham resultado mais duradouros.Por último, devo dizer que minhas críticas são fundamentas naquilo que acredito ser o melhor para Imaruí e minha coerência está naquilo que prometi ao povo quando pedi e recebi os votos que me elegeram vereadora.

Rodrigo disse...

A respeito do comentário da "Cheila" sobre o IPPS, será que ela saber que eles se negaram a prestar informações e documentos para a Câmara de Vereadores? Porque será que todos os funcionários que são desligados do Instituto ingressaram com ação na Justiça do Trabalho contra o IPSS? Seria bom ela melhor se informar e trazer estes dados para os leitores.

Elina disse...

É verdade Rodrigo, como fiscalizadores, temos obrigação de acompanhar os recursos públicos investidos em nosso município. Enviamos ofício ao IPPS, no entanto, não nos responderam. O que estarão tentando esconder? Mas o nosso papel vamos fazer com certeza, nem que tenhamos que ingressar na justiça para ter os dados. E em relação aos funcionários, também fiquei sabendo, essa semana ainda um funcionário conversou comigo sobre esse assunto. É preocupante.