segunda-feira, 26 de julho de 2010

Hoje é Dia da Vovó

Foto Internet
Tornar-se avó é um fato significativo na vida de uma mulher, que por sua vez assume uma posição importante na vida dos netos. Muitas hoje em dia, deixam de ser simplesmente avós para assumir papéis de pais diante de seus netos.
Para quem teve e tem o prazer de ter essas pessoas tão queridas e importantes ao longo da vida, sabe que essa comemoração vai muito além de uma data. A avó é uma pessoa pra lá de especial, transmite no olhar, no gesto, o grande amor que tem pelos netos, afinal elas são consideradas mãe duas vezes e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
O papel simbólico desempenhado pelas avós é muito importante para a criança, principalmente quando costumam fazer parte de suas vidas, onde geralmente trazem boas lembranças da infância, na vida adulta. Quem é que não tem na memória, aquele bolinho de chuva, o arroz doce, o biscoitinho especial, ou o leitinho quente na cama? Ao contrário do que se pode pensar, as avós fazem muito mais do que mimar os netos, em muitos casos elas são o suporte afetivo dos netos, quando os pais precisam trabalhar e deixá-los sob os cuidados dessas valorosas pessoas.

A maioria das pessoas têm duas avós, uma materna e outra paterna e são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, mas também não podemos esquecer daquelas avós de consideração, que não tem parentesco algum, mas que transmitem um imenso carinho e nos oferecem todo amor como se fossemos verdadeiramente seus netos. 
Parabéns a todas as vovós, em especial, a Vó Dininha e a Vovó Eliete.

Um comentário:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga Elina

Hoje estou passando para agradecer
a sua amizade.
Amizade que torna a vida preciosa.
Que enche de cores as minhas palavras.
Que me faz ainda mais feliz,
com o afeto distribuído
a cada visita,
a cada comentário
e a cada palavra escrita
no livro dos meus dias.

Sua amizade me faz melhor.