terça-feira, 20 de julho de 2010

Matéria Diário do Sul 20 de Julho

Alunos são transferidos de escola em Imaruí 

MARUÍ – Cerca de 1.391 alunos da rede municipal de Imaruí foram remanejados de escola. A mudança começou ontem, com a volta das atividades após o recesso escolar. Por decisão da secretaria de Educação, das 19 escolas do município 13 foram fechadas no projeto de nucleação. No primeiro dia foram registrados problemas com o transporte escolar.
“A avaliação que fizemos do primeiro dia é positiva. Sabemos que há ajustes a fazer, alguns ônibus saíram antes do horário previsto, outros saíram depois. Além disso, reconhecemos que as condições das estradas não são das melhores, mas estamos trabalhando para melhorar isso também”, afirma a secretária de Educação, Rosane Cardoso Gonçalves.
Muitas comunidades manifestaram-se contrárias à nucleação das escolas. Uma das reclamações é com relação aos alunos que foram transferidos para uma escola da rede estadual, a Luiz Félix Barreto, e devido ao calendário escolar ser diferente as crianças ficarão praticamente um mês sem aulas, já que o recesso no Estado começou ontem. “Neste caso específico, os pais é que preferiram que os filhos fossem transferidos para a escola estadual por acharem mais próximo. Conversei com o diretor da escola estadual e ele garantiu que este período a mais que os alunos terão de recesso não trará prejuízo nenhum, e como eles passaram a ser integrantes da rede estadual terão que se adequar a este calendário”, explica a secretária.
Segundo a secretária, os prédios onde funcionavam as escolas serão mantidos pela prefeitura. Aqueles onde o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e os clubes de mães já funcionavam terão as atividades ampliadas. A secretária afirma que ainda não é possível precisar a economia que a nucleação irá gerar aos cofres públicos. “Os recursos serão investidos na educação mesmo, com a melhoria das salas de informática e dos espaços de lazer nas próprias escolas”, revela a secretária.

Nenhum comentário: