segunda-feira, 19 de julho de 2010

Matéria do Diário do Litoral Sul

A prefeitura de Imaruí vai fechar várias escolas, 13 escolas para ser exato. A iniciativa, segundo a secretaria de Educação, faz parte do chamado projeto de nucleação, que prevê um melhoramento do Ensino na cidade. O raciocínio é o seguinte: não vale a pena manter várias escolas em comunidades distantes no interior porque são cerca de cinco ou seis alunos para um único professor e essas crianças não têm a mesma qualidade de Ensino que os colegas do Centro, onde há aulas de informática, inglês e outros benefícios que não chegam até os locais mais distantes da zona rural. A maioria dos pais e professores estão descontentes. Os pais porque deverão embarcar os filhos nos ônibus escolares, situação que é bem diferente do conforto de morar bem ao lado da escola. E os professores porque mais de 50 deles contratados de em caráter temporário perderam ou perderão os empregos. A prefeitura diz que a situação é para melhorar a Educação em Imaruí, mas a polêmica está formada.

Comentários 

WILSON diz:

A Secretária de Educação está certa! Prá que escola? Educação não é prioridade aos governantes. “Dimenor” não dá voto. Não esquece elas que os pais destes futuros burrinhos poderiam lhe trazer muitos voto$. Se o que ela quer é pessoas sem cultura, está conseguindo. Os pais tem que lutar para que uma topeira desta não venha nunca mais a conseguir um cargo político. O povo é igual ao elefante, não sabem a força que tem.

francisco milani diz:

ENGRAÇADO NÉ! DINHEIRO PARA EDUCAÇÃO NÃO TEM NO MUNICÍPIO, MAS, PARA PAGAR DIÁRIAS À PASSEIOS NA CAPITAL E PARA OUTRAS “OBRAS” TEM! POR QUE NÃO INVESTIR NA EDUCAÇÃO? É IMPOSSÍVEL TER CERCA DE 5 OU 6 ALUNOS POR PROFESSOR. MAS VÁRIOS CARGOS COMISSIONADOS TEMOS CERTEZA QUE PAGAM EM DIA. ESTA É NOSSA EDUCAÇÃO. IGUAL A POLÍTICOS; SEM CREDIBILIDADE NENHUMA. ESPEREM ATÉ AS PROXIMAS ELEIÇÕES.

O que o prefeito Amarildo (DEM) e a secretária Rosane Gonçalves estão fazendo com a educação em Imaruí não tem explicação. O povo não entende, não aceita, e sofre as consequências desse autoritarismo. Sempre soube que tudo tem que ser feito com planejamento, e essa administração faz as coisas de forma imediata, sem medir as consequencias e os reflexos das suas ações. Fechar escolas, demitir professores no meio do ano letivo irá trazer consequências irreparáveis para a vida de muitos imaruienses. A falta de diálogo, de respeito pelo povo tem sido constante. Embora a população tenha solicitado que a nucleação não acontecesse agora no meio do ano, que reuniões acontecessem para debater o assunto, nem o prefeito nem a secretária atenderam as solicitações. O que vemos no município hoje é uma verdadeira insatisfação, um sentimento de frustração, de decepção, de descontentamento com a administração Amarildo & Rosane Gonçalves que vão ficar conhecidos como os administradores que fecharam as escolas de Imaruí. Quando o povo escolhe mal seus representantes sofre as consequências.

Rodrigo diz:

Francisco, realmente de cargo comissionado o Prefeito entende, tanto que na última sessão da Câmara de Vereadores mandou um projeto de lei para contratar mais quatro cargos comissionados, sendo que existem atualmente onze cargos a nível de Secretário contratados. Com relação do dinheiro da educação, este ano o Município de Imaruí recebeu mais verbas do FUNDEB do que nos anos anteriores, não sendo a economia o motivo dessa desastrosa nucleação, que até agora não sabemos da verdadeira intenção do Prefeito. Todas as comunidades são contrárias a nucleação, a qual está sendo feita sem qualquer diálogo com os pais. E dinheiro na educação é o que não falta, tanto que no ano passado o Prefeito comprou R$ 160.000,00 de livros sem licitação, estando ele respondendo uma ação popular e uma denúncia no Tribunal de Contas a respeito dessa compra irregular.

Reprodução na íntegra do Dário do Litoral Sul

Nenhum comentário: