sexta-feira, 4 de março de 2011

Escola deve educar a todos para encarar as diferenças

Inclusão deve ser bem tratada por professores, funcionários e alunos

A inclusão de crianças e adolescentes em escolas públicas no país está mudando. Cada vez mais estudantes com deficiência física ou mental ocupam as carteiras de instituições de ensino fundamental e médio, porém a preocupação tem dado outro norte para esta questão: Será que tais escolas estão realmente preparadas para lidar com estes jovens?

Hoje, são mais de 500 mil alunos com algum tipo de deficiência e, desse total, 85% estão em escolas regulares e apenas 30% das escolas de ensino médio e 12% das séries iniciais estão preparadas fisicamente para recebê-los.

O maior problema é que não basta apenas estrutura física, professores e funcionários também devem ser orientados e preparados para enfrentar tal situação. O que geralmente acontece é que os professores tendem a ignorar o problema, fingindo que ele não existe.

“Para lidar com as diferenças, é necessário que o profissional da educação e os funcionários da escola passem por cursos de formação continuada”, aconselha a pedagoga e tutora do Portal Educação, Emileide Costa.

O melhor é que todos entendam a situação e aprendam a lidar com alunos com necessidades especiais, pois assim poderão multiplicar esse conhecimento, servindo de exemplos para os demais alunos.

Fonte: Portal da Educação

3 comentários:

Elisete disse...

Concordo plenamente com a professora, porém nós professores precisamos com urgência de um preparo de qualidade para que o amanhã não sejamos criticados por pais e demais educadores que não estamos trabalhando bem com estes alunos.Eu trabalhei com uma criança com deficiencia visual, e fiquei perdida perante este aluno.Não é só incluir estes alunos na escola e dizer, trabalhe.Tá na hora dos governantes sencibilizar e nós dá este curso de preparação.Concorda?

Elina disse...

Olá Elisete,
Concordo com você, professores presisam ser preparados para trabalhar a inclusão.
Sou totalmente favorável a capacitação em todas as áreas, principalmente na questão da diversidade. Obrigada por sua contribuição. Volte sempre. Um abraço,

CRISTINA disse...

NÃO É O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA EDUCAÇÃO DE IMARUÍ.
A SENHORA SABE DO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS?
AS MÃES JÁ PROCURARAM A PROMOTORA.