Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Evitemos sobretudo falar frequentemente de nós próprios e de dar-nos como exemplo. Impressiona desagradavelmente ver que um homem se cita a si próprio a respeito de tudo e de nada. O exemplo, com efeito, não tem eficácia se não se impõe naturalmente à intenção e ao respeito das pessoas; seria grave erro psicológico pensar que se pode aumentar o efeito útil com afirmações gratuitas ou distribuindo cumprimentos; porque o espírito de contradição despertaria em vossos colaboradores e viria secretamente destruir o resultado que julgais ter produzido (Courau).
Um líder deve ser grande por nascimento ou fazer-se; mas não se é grande senão na medida em que se trabalha desinteressadamente. Como afirma Lacordaire, "tudo o que se fez grande no mundo foi feito sob o signo do dever: tudo o que se fez de miserável foi feito em nome do interesse".
O verdadeiro líder nunca fala de si; nunca diz "eu". Inclui-se na coletividade e imagina "nós". Enquanto o "eu" fica na sua preocupação central, constitui-se a si próprio em objetivo final da sua ação e explora mais ou menos conscienciosamente os outros em seu proveito. Não compreende a sua missão senão a partir do momento em que se desprendeu de si próprio para se dar sem reservas ao interesse geral.
A virtude principal de uma pessoa, e talvez a mais rara, é a humildade. Se as pessoas não estão disso profundamente convencidas, se não sabem captar as lições autênticas que lhes vêm dos homens e das coisas, se persistem nas suas opiniões a ponto de não querer escutar ninguém, depressa ficarão vazios e ultrapassados. (De La Porte du Theil)
O homem que reconhece lealmente que se enganou, ou mais simplesmente que não sabe tudo, prestigia-se de modo singular. E por acréscimo, conquista, conquistando-se assim a si próprio, uma magnífica independência. Só nisso está a verdadeira liberdade: Ser escravo dum homem é duro, mas ser escravo de si próprio é pior ainda. (De La Porte du Theil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário