quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Estados e municípios podem comprar bicicletas escolares por meio do programa Caminhos da Escola

Para facilitar a vida dos estudantes que residem em áreas rurais e até mesmo urbanas que são intransitáveis para veículos automotores, estados e municípios podem aderir ao registro de preços promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O registro permite a compra de bicicletas escolares de aros 20 e 26, por meio do programa Caminho da Escola. Em 2009 o FNDE ofereceu mobiliário escolar pelo mesmo sistema de adesão ao registro de preços.


Segundo o Ministério da Educação, protótipos da bicicleta escolar já foram testados nas cinco regiões do País e receberam avaliações positivas por parte dos alunos e de seus pais. “A bicicleta vai servir para aqueles que moram em localidades aonde os veículos rodoviários não chegam, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas”, afirma o coordenador geral de transporte escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza. O coordenador lembra que, além de ter impacto zero sobre o meio ambiente, a bicicleta vai ajudar os estudantes a ter uma atividade física saudável. Segundo ele, a bicicleta escolar tem especificações que lhe garantem resistência maior que a das bicicletas comuns, como o quadro reforçado.

Para participar do programa, os governos dos estados e prefeituras devem seguir as instruções da Resolução nº 40/2010 do FNDE. O prazo para entrega da mercadoria é de, no máximo, 90 dias a partir da assinatura do contrato.

Programa Caminhos da Escola - O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. O intuito é ampliar, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

A bicicleta é essencial para levar o aluno para o local por onde passa o ônibus, considerando que temos no município de Imaruí, estudantes de escolas rurais que percorrem vários quilômetros a pé para estudar.

4 comentários:

Eu... disse...

Seu post lembrou minha adolescência onde eu tinha que percorrer 30 minutos (isto se eu caminhasse bem rapidinho e sem olhar para os lados) a pé sob sol e chuva, morrendo de medo que algum delinqüente me abordasse e tudo para ter uma vida melhor no futuro. É emocionante saber que hoje as nossas crianças podem ter suas vidas facilitadas por programas assim, sem contar o benefício que isto traz para a saúde física e mental, pois qualquer tipo de esporte é benéfico em qualquer tempo e para qualquer faixa etária. Penso que o governo deveria pensar também no transporte para professores. Na minha opinião deveria ser gratuito independente se o percurso percorrido for municipal ou não. Quer saber? Educador deveria mesmo era ter passe livre. Quem sabe um dia a gente chega lá. Bjusssssssssss!

M.C.B. disse...

A senhora sabe se a prefeitura de Imaruí vai comprar bicicletas para os alunos? Seria bom, pois tem alunos que caminham muitos kms para chegar até o ônibus.Interessante.

Elina disse...

Olá amiga, concordo com você: "Professor deveria ter passe livre". Há muito esperamos por uma política de valorização para os profissionais da educação. Vamos acreditar. Obrigada pela visita. Volte sempre! Beijo,

Elina disse...

"M.B.C.", não tenho conhecimento se a prefeitura aderiu a esse programa. Seria interessante sim. Vou procurar me informar e publico aqui, ok? Um abraço,