sábado, 21 de novembro de 2009

Site do Inep traz informações sobre a Provinha Brasil

Está disponível na página eletrônica (www.inep.gov.br) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), uma nova área específica para a Provinha Brasil, com informações atualizadas sobre o exame. Professores e gestores podem sanar dúvidas e conhecer características, formas de aplicação e resultados. As edições anteriores da prova, que acontece desde o primeiro semestre de 2008, também podem ser acessadas.
Para conhecer a nova edição da prova e se organizarem para a aplicação, os secretários de educação podem baixar todo o material da página, utilizando o CPF e a senha de acesso do sistema Educacenso. Não é necessário imprimir as provas e demais documentos referentes, porque todo o conjunto da Provinha Brasil já está sendo distribuído pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para todos os municípios brasileiros.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos permite aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso, que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando as chances de que todas as crianças, até os 8 anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Fonte: Nota 10 Notícias diárias de educação

Nenhum comentário: