quarta-feira, 9 de maio de 2012

Limpeza da orla marítima em Imaruí gerou polêmica

Na semana passada as máquinas da prefeitura iniciaram um trabalho na lagoa, bem no centro de Imaruí. Começaram a a retirar areia com as máquinas da prefeitura. Logo em seguida chegaram técnicos do IBAMA e embargaram a "obra", por falta de licenciamento. O fato tornou-se público a partir da divulgação através da rádio litoral, que disparou críticas aos supostos denunciantes. Para os apresentadores dos programas da manhã, meio dia e das 15 horas o problema estava na denúncia e não na falta de licença para o referido trabalho. Foram tão maliciosos em suas palavras que chegaram a falar que a prefeitura quis fazer a obra, mas não pode fazer por denúncias de pessoas que só querem o mal de Imaruí. Pessoas que colocam fotos nas redes sociais e reclamam das cosias que não acontecem em Imaruí, e que quando a prefeitura resolve fazer, denunciam. Ora, vejamos, criticaram, insinuaram, só não citaram nomes, na rádio, mas falaram para diversas pessoas quem eles "achavam" que fez a denúncia. Erraram feio. Primeiro porque a ação da prefeitura estava irregular, como fazer aquele tipo de serviço na lagoa sem licença ambiental? Como iniciar um serviço e dois dias depois publicar uma licitação para realizar o mesmo serviço? Conclui-se pela fala dos apresentadores da rádio que se for a prefeitura, não terá problemas se infringir a lei. Se alguém denunciou, parabéns, pois observa-se que os imaruienses estão atentos. É assim que deve ser feito, é irregular, é contra o meio ambiente, que seja embargado. A prefeitura que tire uma licença e faça a obra, que os imaruienses esperam há anos. Não fotografei, não denunciei, pois não estava na cidade, mas teria feito se tivesse acompanhado. Observem a publicação para o serviço, que foi publicado 2 (dois) dias depois de terem iniciado o "serviço". Estranho...

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMARUÍ
AVISO DE TOMADA DE PREÇO PMI Nº. 011/2012
Objeto: Contratação de empresa para limpeza da orla da lagoa de Imaruí.
Tipo: menor Preço global. Entrega e Abertura da Proposta e Documentação: 23 de maio de 2012, às 10:00 horas. Local: Rua José Inácio da Rocha, 109, Centro, Imaruí-SC. O edital completo estará à disposição dos interessados de 2.º à 6.º feira, das 07:00 às 13:00 horas.
Imaruí, 04 de maio de 2012.
Amarildo Matos de Souza
Prefeito Municipal

4 comentários:

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

Realmente é uma vergonha: o Município inicia uma obra cometendo crime ambiental porque não tinha licença ambiental e ainda tem pessoas que querem culpar alguém que supostamente teria denunciado, até porque não se tem notícias se houve denúncia ou se foi uma operação legal. Até porque quem é formado em direito e policial sabe que cada um do povo pode e o policial deve prender quem se encontrar em flagrante delito, e no caso comentado o policial deveria prender quem estava cometendo o crime ambiental em flagrante. Se alguém recorda, fizeram uma denúncia e foi muito comentado quando o Roque, o Juaci e o Braz estavam cortando eucalipto para fazer casas e a polícia ambiental foi ao local para não permitir. Mas agora, por questões políticas, a situação é diferente e nada se comenta sobre o crime ambiental. E, realmente, é muito estranho essa questão do edital para limpeza da orla logo em seguida a operação do órgão ambiental. Mas estão ocorrendo muitas coisas estranhas que em seguida será de conhecimento de todos os imaruienses. As investigações estão avançadas!!!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

O pior
é que coisas
assim,
acontecem
em todo
o Brasil,
como vemos
a cada dia
nas páginas
dos jornais.


Que sempre haja amor,
para alimentar de sentidos
sua vida.

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

E agora embargaram a barreia por falta de licença ambiental também?

Elina disse...

É quase uma operação "Bola de Neve" em Imaruí...