sábado, 21 de novembro de 2009

Três dicas para Conquistar Metas

Rio de Janeiro, julho de 2007, um garoto de 21 anos se lança na piscina, atravessa como uma lancha veloz, e ao chegar do outro lado, encontra em sua raia uma jornalista da TV Globo empunhado um microfone, e com tom alto e claro ela pergunta:
“Thiago Pereira, qual o segredo para conquistar a sexta medalha de ouro?”
E o jovem, acelerado, com um sorriso grandioso e ao mesmo tempo inocente responde com simplicidade e com a profunda sabedoria de um campeão:
“Eu coloquei na cabeça que eu iria vencer!”
Caro leitor, as vitórias do Thiago Pereira no Pan-Americano 2007 nas diversas modalidades da natação foram exemplos vivos para todos os esportistas que acompanharam as provas do campeonato, mas nós, homens e mulheres de negócios também podem absorver as lições deste menino que abrilhantou o Pan 2007.

Podemos tirar desta história de sucesso três dicas de um campeão para que possamos conquistar nossas metas na vida e nos negócios.

1ª – Crie a cultura do treinamento

Você consegue imaginar quantas horas de treinamento diário são necessárias para vencer um campeonato?
Invista boa parte do seu tempo e energia em treinamento. Aperfeiçoe-se a cada dia. Leia bons livros em sua área. Inscreva-se em cursos e seminários. Leia também sobre cultura geral, pois isso melhora sua comunicação e relacionamento com seus clientes. Identifique seu pontos fracos no mundo nos negócios e tenha um plano de melhoria. O mercado de trabalho é um grande campeonato, só os mais bem preparados receberão um salário que vale ouro.
A tendência mundial é a excelência profissional e isso exige treinamento, estudo a aprendizagem contínua.

2ª – Mantenha o foco


Cuidado para não perder o foco no que traz resultados. Mantenha sua mente centrada e direcionada para os objetivos que são realmente importantes. Lide bem com as distrações, elas estão tentando tirar você da sua “raia”.
Cuidado com as luzes dos holofotes, elas podem fomentar o excesso de orgulho e isso embaça as suas lentes, inverte seus valores e enfraquece sua disciplina. Campeões tem objetivos claros e aceitaram a pagar o preço da vitória. Sabem abrir as mãos de situações confortáveis, são capazes de adiar prazeres, fazem sacrifícios.
Manter o foco dá trabalho, mas sem isso fica difícil conquistar suas metas e subir no podium da vida.

3ª – Coloque o sucesso em sua Cabeça


Essa foi a principal receita do Thiago, ele mesmo disse isso ainda molhado da piscina. Não adianta estar tecnicamente preparado se a vitória não estiver semeada na mente. Internamente deve existir confiança e crença na capacidade de vencer.
Isso não aprendemos na escola, mas se você estiver atento poderá entender que a mente positiva e preparada é a maior força que um campeão pode ter.
Os antigos samurais usavam antes das batalhas um cinturão elástico chamado “kikurigoshi”. Isso mantinha seu corpo ereto e automaticamente uma mente firme no propósito da vitória. Eles acreditavam que o sucesso da batalha se iniciava na atitude mental. Quem tinha maior confiança em si se tornavam vencedores.

Marcelo de Almeida
Palestrante e consultor de empresas. Diretor do Instituto Marcelo de Almeida.
Site: www.marcelodealmeida.com.br
Fale com o autor: marcelo@marcelodealmeida.com.br
Sabedoria dos Mestres

Nenhum comentário: