quarta-feira, 9 de março de 2011

Liminar determina que prefeitura abra 98 vagas em creches e pré-escolas

Em Imaruí o Ministério Público entrou com ação para garantir vagas nas creches, no entanto, só foram abertas no centro da cidade, o que inviabiliza as chances das mães do interior terem onde matricular seus filhos e deixá-los enquanto trabalham. Tem que ser pensado urgentemente a abertura de vagas nas comunidades do interior do município. Muitas crianças da educação infantil deixaram de estudar no segundo semestre do ano letivo de 2010, depois do fechamento das escolas. Estive visitando uma escola no início do ano letivo, e conversei com professoras e mães que relataram que preferiram deixar as crianças sem estudar, do que colocá-las num ônibus para estudarem muito longe de casa. Algumas matricularam seus filhos no início do ano letivo (2011) numa escola estadual, no 1° ano do ensino fundamental. As dificuldades são visíveis pelo fato de perderem meio ano letivo. E ainda existem muitas crianças fora da escola, fato que não acontecia há muitos anos em Imaruí, devido ao fechamento das escolas da comunidade em julho de 2010. É preciso planejar uma política pública  de atendimento as crianças em idade para essa etapa da educação.  Não basta atender tem que ter qualidade no atendimento.

Não consigo vaga para o meu filho. O que posso fazer?

Para a maioria dos casos, a recomendação é procurar o Ministério Público, e fazer a queixa. É importante lembrar que o acesso à creche é um direito conquistado e o Estado tem a obrigação de promovê-lo. Praticamente todas as decisões liminares ou definitivas da Justiça são favoráveis ao cumprimento do direito, exigindo do município que ofereça matrícula destas crianças na rede. Seria importante ver o Judiciário tendo uma proposta mais efetiva de controle dessa política pública, exigindo maior número de vagas inclusive no interior do município e ainda maior investimento do poder público.

Confira matéria aqui: Clique e leia

16 comentários:

Anônimo disse...

é vereadora, voce esta cobera de razao, o que nos de imarui podemos esperar de uma prefeitura que nao planeja nada. o secretario de planejaento(vendedor de doces) nem vai trabalhar!!!! amarildo(Prefeito) e secretaria de educação(primeira dama) viajando!!! o prefeito faz 15 dias que quero falar cm ele e nao consigo. Ele nao teria que passar o cargo para o ratinho?

Elina disse...

Olá senhor Anônimo, por que não se identificou?
Realmente é difícil falar com esse pessoal, principalmente com a secretária de educação que não atende as pessoas. Em relação ao Ratinho, onde ele está? Não faz parte do governo...

Joana disse...

Bom o Ratinho só serve para receber salário, e alto por sinal, e um pequeno detalhe em casa. O funcionário se falta três ao seu trabalho sem justa causa é demitido, mas vice-prefeito sem trabalhar dois anos e meio, poooode.....
Isso está virando rotina em Imaruí, até qaundo

Elina disse...

Joana,que não é Joana...
Na verdade o vice-prefeito não tem cargo, não precisa bater cartão. Não esto aqui para defendê-lo, ao contrário, acredito que ele deveria estar ao lado do prefeito pois foram eleitos pelo povo para administrar Imaruí durante 4 anos. E uma administração que rompe, briga no primeiro ano e não consegue se entender, demonstra a fraqueza, e a falta de capacidade para administrar nosso município.

Anônimo disse...

Vereadora o sec. planejameto (vendedor de sonhos)faz o que mesmo? é uma piada né esse secretario? Ele pode colocar um escritorio dentro da prefeitura? Fui lá falar com ele ele ficou meia hora no elular da prefeitura vendendo doces! as outras pessoas que (trabalham)lá estavam conversando e contando piada. Até que chegou outro rapaz que nao sei quem é dai os funcionarios publicos disfarçaram. FIQUEI COM VERGONHA POR ELES.
desculpa por nao poder me identificar, lhe adimiro mais dependo da prefeitura.
bjsss

Anônimo disse...

sobre a pessoa(secretario de planejamento)se faz alguma coisa eu nao sei, mais o planejameto é algo importante, sem planejamento nao ha execução. eu acho que é ele que ajuda a construtora das obras pre-historicas em imarui(uma vergonha).

Anônimo disse...

nao quero que falem do vendedor de doces, por que nao aguento mais de tanta dotação, suplementação que vem aqui para a camara.
vereador da situação.

Anônimo disse...

Vereadora quando o preffeito sai por um longo tempo como o anonio acima fala, quem é que deveria decidir as coisas? é quemé que esta decidindo? é o vendedor de doces?

CLAUDIA... disse...

Vereadora sou mãe de aluno da escola carlos gomes, hoje quinta feira deixei meu filho na escola e fui em Imbituba ao banco, encontro a diretora da escola de meu filho comprando sapatos em pleno dia de trabalho. Não deveria ela estar na escola para resolver os problemas que poderiam acontecer???
Onde está o compromisso....

Anônimo disse...

olha dona elina, é lamentavel que nosso municipio nao planeje nada! e se o vendedor de doces nao é dedicado ou competente a culpa é do prefeito. pois ele é quem monta sua equipe.

Elina disse...

Cláudia,

A diretora de uma escola tem um horário a cumprir com certeza. Ela é responsável pelos alunos e deve estar na escola durante todo expediente. Considerando todas as folgas que tivemos agora em relaçao ao feriado de carnaval, mais um motivo para não faltar.No entanto, não sabemos em que circunstâncias ela faltou ao serviço, pode ter uma justificativa, não posso julgar. Um abraço,

Cleusa, diretora do CEIM Carlos Gomes disse...

Claúdia, porque não registrasse e comentasse sobre as horas e dias extras que venho trabalhando em prol desta escola? Deve ser porque isto não se comenta, se faz, muitos veem e ninguém reconhece.
Após uma consulta médica, fui sim na loja e eram exatamente 17:40h.
Compromisso eu tenho e gostaria que você, como mãe de um aluno, tivesse coragem para me cobrar pessoalmente.

Unknown disse...

Claúdia, porque não registrasse e comentasse sobre as horas e dias extras que venho trabalhando em prol desta escola? Deve ser porque isto não se comenta, se faz, muitos veem e ninguém reconhece.
Após uma consulta médica, fui sim na loja e eram exatamente 17:40h.
Compromisso eu tenho e gostaria que você, como mãe de um aluno, tivesse coragem para me cobrar pessoalmente.

Claudia... disse...

Cleusa, quando vi na loja fazendo compras era bem mais cedo......

Silvana disse...

Ceusa, não dê importancia a estas mães(que não são), pois o mesmo fazem em seus serviços.Um dia é dor de cabeça, outro dia é cólica, e assim vão mentindo aos seus superiores.É a pura inveja, olho grande, mais sei que és uma pessoa muito responsável, disto eu bem sei.Um abraço!!!!!!!
Elina, vê se posta este comentário, ok?

Elina disse...

"Silvana",
Por que você achou que eu não iria publicar seu comentário? Sobre o assunto já me manifestei logo acima, e apenas estou publicando os comentários que estou recebendo. Concordo com você em relação a Diretora Cleusa, sei o quanto ela é profissional e responsável. Mas a mãe que se manifestou, também merece atenção ao seu comentário e uma resposta, que recebeu inclusive da própria Diretora.Um abraço,
Segunda-feira, Março 14, 2011