domingo, 24 de outubro de 2010

Três anos da Beatificação de Albertina Berckembrock

A beata Albertina Berkenbrock, considerada a primeira brasileira na fila para canonização, foi homenageada por fiéis e parentes em duas missas, na quarta-feira (20), na Catedral de Tubarão (SC) e no santuário que leva o nome dela, em São Luiz \Imaruí (SC). A data marca o terceiro aniversário da beatificação dela, que foi anunciada pelo Papa Bento XVI em dezembro de 2006.
Albertina Nasceu em 11 de abril de 1919, no município de Imaruí, e foi assassinada no dia 15 de junho de 1931, aos 12 anos, depois de uma tentativa de estupro. Ela está enterrada no interior da Igreja São Luiz, construída no local do crime, e que hoje motiva peregrinações. "A ela foram atribuídos mais de 200 milagres após sua morte violenta, mas ainda restam as comprovações médicas dos milagres", disse o padre Sérgio Jeremias de Souza, vice-postulador da causa de canonização de Albertina Berkenbrock.
Para concretizar a canonização dela, foram necessárias duas etapas. A primeira foi a declaração de serva de Deus, tornando-se venerável. A segunda foi o processo de beatificação, tornando-se beata ou bem-aventurada. "Agora, só está faltando um dos mais de 200 fiéis, que declararam ter recebido a graça de um milagre, trazer um atestado médico. Isso será suficiente para finalizarmos o processo de canonização de Albertina", disse padre Sérgio Jeremias. De acordo com ele, os fiéis costumam fazer pedidos de cura e concretização de gravidez durante orações para Albertina.
Segundo Lady Berkenbrock da Rosa, 57 anos, sobrinha da beata, todos os parentes torcem para que a santidade de Albertina ocorra o quanto antes. "Essas duas missas celebradas hoje [quarta-feira] fazem parte dos agradecimentos a Deus pela história dela. Também fazemos um pedido para que ela possa ser considerada santa brasileira pelo Vaticano."
Padre Sérgio Jeremias espera que a canonização não passe de 2014. "Apesar de toda comoção nacionalista estar elevada pela Copa do Mundo, esperamos que o anúncio da santidade de Albertina possa ser feito durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no mesmo ano aqui no Brasil. Isso seria um sonho, pois Albertina era muito jovem quando morreu e sua jovialidade é um elo importante de fé com as pessoas mais novas do país."

Fonte: Globo.com
Acesse o Site Oficial da Bem Aventurada Albertina: http://www.beataalbertina.com/

Nenhum comentário: