domingo, 17 de outubro de 2010

Dia da Criança - Dia do Professor

Na semana que passou tivemos duas datas comemorativas no calendário, o Dia das Crianças e o Dia do Professor. Não vimos nenhuma ação das secretarias municipais, nenhuma ação do poder público municipal para comemomar o "Dia das Crianças". Qual o olhar da administração para nossas crianças? Quanto custaria reunir as crianças com brincadeiras, lanches, enfim com uma tarde de lazer.? Na verdade isso não poderia ser computado como gasto e sim como investimento. Qual a importância das crianças para a administração municipal? A secretaria de Promoção Social poderia ter liderado uma festa em parceria com as demais secretarias e proporcionar essa alegria para as crianças. Mas optaram por não fazer NADA. Ou melhor, ainda fizeram ponto facultativo, foram 4 (quatro) dias consecutivos sem atendimento à população. De parabéns as escolas que reuniram seus professores e comemoram o Dia das Crianças!

E os professores e professoras? O que o prefeito fez de fato para comemorar o dia 15 de outubro, que é consagrado aos educadores? Quem sabe ele resolveu colocar em prática a conquista de uma Lei (Piso Salarial Profissional Nacional) -Lei nº 11.738

O piso salarial dos professores da rede pública aumentou, no fim do último ano, de R$ 950 para R$ 1.024,67, referente à jornada de até 40 horas semanais de aula. O reajuste de 7,86% foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) depois de uma consulta à Advocacia-Geral da União (AGU) sobre como atualizar o valor. O piso, aprovado no Congresso e sancionado em 2008, serve de referência para docentes com formação de nível médio. É importante destacar que é o piso, sem as vantagens, as letras, as gratificações, e com base no vencimento do professor de ensino médio. "Qual o vencimento dos professores de Imaruí?"

Quem sabe o prefeito ampliou a "licença maternidade" para 180 dias, que já foi solicitado por essa veradora e pelo vereador Vando, no ano passado e nesse também? Ou ainda, permitir ao professor que tenha sua ampliação de carga horária em vaga excedente ou vinculada, enquanto perdurar o afastamento do titular da vaga, também solicitado na câmara pelos mesmos vereadores?
Ou ainda, está oportunizando "Capacitação continuada", possibilitando ao professor o acesso as informações, as trocas de experiências, enfim, a busca da renovação, da qualificação?


Infelizmente o professor não viu NADA do que foi comentado aqui e vai ficar esperando, esperando...Hoje o que vemos é um desrespeito ao profissional da educação, que luta para conseguir trabalhar da forma como os ditadores querem, sem estrutura, sem acompanhamento, sem comprometimento por parte dos administradores.
O prefeito e a secretária de educação vão até a rádio e nas entrevistas dizem que está tudo muito bem com a educação, eles querem enganar  a si próprio, pois o que vemos hoje é uma insatisfação geral, em todos os sentidos. Fotos, fotos e mais fotos, não dizem quase nada, é preciso ler nas entrelinhas, acompanhar de perto, viver as angústias, e principalmente lutar junto com os profissionais da educação.
O que os professores e professoras de Imaruí podem esperar dessa administração?

Um comentário:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

Depois de alguns dias de distância
estamos voltando ao convívio dos
amigos que aprendemos a gostar.
Obrigado pela amizade
e pelas palavras
que tornam a nossa vida
mais bonita.

Sua amizade é preciosa para mim.