terça-feira, 24 de agosto de 2010

Carlos Gomes Escola Núcleo ou Escola Pólo

Carlos Gomes foi transformada em escola pólo, como diz a secretaria de educação.
Vejamos através das fotos se a escola está preparada para receber com qualidade alunos e professores:


Falta calçada na lateral

Telhado caindo

Forro desabando

Infiltração

Super buraco

Perigo

Quadra de esportes

Espaço para atividades físicas



O relatório feito pela FAEPSUL, da escola Carlos Gomes tem 42 páginas. Ali demonstra que o número de alunos era o seguinte:
Educação Infantil: 61 alunos
1° Ano - 30 alunos
2° Ano - 33 alunos
3° Ano - 34 alunos
4° Ano - 35 alunos
Aceleração - 09 alunos (????)
Total - 132 alunos

As observações são bem significativas em relação às péssimas condições da estrutura física, em todos os sentidos. Fachada anterior do prédio da escola, pintura das paredes envelhecida e descascando. Todas as janelas do prédio precisam de revisão e regulagem. Muro da parte da frente da escola é baixo, e a lateral do prédio é aberta, necessitando de construção de calçadas e reparos no muro da lateral do prédio. A quadra poliesportiva encontra-se em total abandono, existe apenas um piso de concreto, necessitando de reforma geral, inclusive de pintura das linhas demarcatórias e a colocação de traves, e reforma nas tabelas de basquetebol que encontram-se danificadas. Além disso foi encontrado um cano de esgoto ao lado da quadra, buracos na grade de proteção, que foi considerada muito baixa e com vários arames soltos. O prédio onde fica o auditório necessita de manutenção no sistema de calhas e substituição de vidros quebrados. No prédio sede há necessidade de pintura nas paredes, manutenção nos telhados para correção de infiltrações e ainda manutenção na iluminação e instalação elétrica geral. Foi apontado a necesidade de revisão geral, principalmente nas salas de aula, todas necessitam de pintura, maior quantidade de lâmpadas e manutenção nas portas e janelas. Os interruptores dos ventiladores precisam ser melhor instalados, pois estão dependurados na parede pelo fio elétrico oferendo risco devido a ocorrência de curto-circuito ou até mesmo choques elétricos.A escola possui uma ampla sala de informática, porém nem todos os computadores funcionam e os alunos e professores não tem acesso à internet. A Biblioteca necessita de livros para o seu acervo, e mesas de estudo. Os banheiros necessitam de manutenção geral.
As Considerações Gerais da empresa:
"É uma escola muito bem localizada, com boa estrutura física. Conta com amplo espaço físico, biblioteca, sala de vídeo e um prédio auditório. Necessita principalmente de pintura e manutenção nas  paredes e aberturas. A instalação elétrica de todo o prédio deve passar por uma revisão, haja vista que segundo relatos dos próprios funcionários, esta é muito antiga e apresenta risco. A quadra poliesportiva está completamente danificada e também necessita de reparos."
(Relatório FAEPSUL - páginas 74 à 116)

Fico me perguntando, e não encontro as respostas: Como um prefeito e uma secretária de educação, tem acesso a um relatório dessa natureza e mesmo assim trazem os alunos  e professores de escolas que estão muito melhores em muitos aspectos, e depositam de forma irresponsável, numa escola que apresenta inclusive riscos sérios à segurança de todos que ali estudam, trabalham, que ali estão durante o dia? O que realmente significa qualidade na educação para esses gestores? Por que não prepararam a escola primeiro, melhoraram a estrutura física para depois nuclear? O que realmente está por trás dessa nucleação feita de forma irresponsável?

Observação - O relatório mostra o que estou afirmando.




Me digam se isso é qualidade na estrutura física? Não precisa ser engenheiro, nem bombeiro, nem fazer parte da vivgilância sanitária, para emitir um parecer. 
É interessante que a escola recebeu reforma com recursos do Escola Ideal, no ano de 2008, incluindo o telhado.

9 comentários:

ANDRÉ LUIZ... disse...

"A justiça é cega e a injustiça podemos ver"... não é façil vermos isso ai o descaso que ficou nossa educação tenho uma filha que estuda neste colégio que na verdade pelo menos uma vez por semana existe uma reunião feita pela Sec. de Educação...e os alunos ficam sem aula isso pode está acontecendo,durante a semana? "CADE O MP"?

Elina disse...

Concordo com você André, é um absurdo a quantidade de dias dispensados. Enquanto isso os pais e alunos pagam pela falta de preparo de quem comanda a educação no município Toda semana os alunos são disspensados, o calendário não é cumprido. Mas os pais e mães devem reclamar, primeiro na escola, depois na secretaria e se não resolver, aí sim procurar o Ministério Público. Toda criança tem direito a educação de qualidade. E não essa que estamos vendo.Um abraço,

Valdecy Alves disse...

Olá!

Através dos nossos blogs, falamos ao mundo e já não somos uma ilha e nossa voz se irradia para consciência coletiva de toda a humanidade. Não deixe de Ler matéria e ver fotos em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. MANTER VIVA A MEMÓRIA É UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE, UM DIREITO HUMANO. Ainda de estar convidad@ para audiência pública, que se realizará sábado, dia 28/08/2010, nos Casarões da Barragem, onde houve o Campo de Concentração da Seca de 32, em Senador Pompeu, Ceará. Leia, veja, comente e divulgue:

www.valdecyalves.blogspot.com

Anônimo disse...

Toda criança tem direito a educação de qualidade. E não essa que estamos vendo. E nem nunca vimos em Imaruí, não é? Ou quando a senhora era secretária era diferente? Será que a 2 anos atrás o Carlos Gomes já não caia aos pedações nas mãos do PMDB?

Elina disse...

Embora você não tenha se idenficado, não tenha tido coragem de assumir o que disse, vejamos: "O pior cego é quele que não quer enxergar" esse é um pensamento que agora não lembro a autoria, mas que cabe bem aqui, nesse momento. Se você nunca viu qualidade na educação de Imaruí, com certeza não é daqui, não mora e nem nunca morou, ou é esse cego do ditado... Muito menos acompanhou o que se passou em relação a educação no município. Você lembra quando os professores eram selecionados por critérios puramente políticos? Quando não tinha plano de carreira, sistema municipal de ensino, capacitação continuada? Você lembra quando os alunos que ganhavam passe escolar eram só os filhos de cabos eleitorais? Você sabe em que administração e em quem era a sectretária quando tudo isso mudou? Você sabe em que administração foram construidas, equipadas e reformadas as escolas municipais? Poderia ficar aqui enumerando muitas outras coisas, mas, vou parar por aqui, até porque como diz o ditado...E, só para corrigir, há dois anos atrás, o prefeito era Braz (PPS) e a secretária de educação era Irene. Você não sabia? Interessante! Procure se informar melhor antes de falar. E procure contribuir, discutindo aquilo que for melhor sobre o assunto, não colocando inverdades. Se tinha problemas há dois anos atrás no Carlos Gomes e se ninguém denunciou, problema deles, hoje procuro fazer o meu papel. Mas busque as informações, e verifique que tem denúncias de vereadores desse tempo no ministério público estadual e federal, aguarde. Seja sempre bem vindo, mas procure primeiro conhecer o assunto. Um abraço,

Anônimo disse...

A cada dia que passa a situação piora, a falta de conhecimento transforma o ambiente em um lugar que não trás interesses para os demais cidadãos, depois se pergunta como obter o crescimento se nada é feito? Qual a razão par voltar ou continuar em um município que a cada ano o numero de habitantes diminui? O que pode ser feito? Quem sofre com isso? São muitas perguntas que parecem permanente e que somente a ação social pode intervir para que o processo de reconstrução do município aconteça, mas para isso é preciso unir forças e lutar por nossos direitos de cidadãos. Muitas vezes penso será q tecnologia, escola modernizada, faculdade perto de nos trará melhoria para todos, acredito q sim, mas cabe os órgãos competentes escolhidos por muitos de nos para q isso venha acontecer... CADÊ as estradas? As escolas e a tecnologia q impulsionam o crescimento das cidades, é bom nem comentar... Só sei que a cada dia q fico longe de meu município, mas distancio dele, penso na vida de muitas pessoas q lá moram e as oportunidades que a cada dia fica mais distante de suas vidas, vejo o “desenvolvimento” parado, mas não deixo de acreditar, pois sei e aprendi q a participação coletiva faz e fará toda a diferença... Um grande Abraço...

Elina disse...

Estamos num momento importantíssimo, pois escolheremos os representantes, aqueles que irão governar, legislar, enfim, aqueles que estarão no poder, e que só chegarão lá com o nosso voto. Se a maioria das pessoas entendessem a força do voto, muitas coisas não estariam da forma como estão. Realmente a união dos esforços é importante para que realmente alguma coisa aconteça, mas, infelizmente em Imaruí, estamos vivendo um momento em que o autoritarismo, a falta de visão, e a falta da participação coletiva, (pois não é oportunizada), imperam. As comunidades não são ouvidas, o povo não é ouvido, não há participação. Imaruí está perdendo, nós estamos perdendo. O povo escolheu mal o seu representante, infelizmente. 2 anos perdidos, sim, porque o ano de 2009 nada aconteceu e em 2010, aconteceram coisas terríves, como o fechamento das escolas, a falta de comprometimento com a educação. O imaruiense está com a auto-estima num buraco. Obrigada pela contribuição.

Anônimo disse...

Falam em educação,qualidade,falta de professores,desabafam,e as coisas continuam as mesmas se não piores ,passa anos,agente passa pelos colégios e sempre o mesmo blá blá blá.Quem é o culpado? Não sei, é muito fácil criticar, só sei que o mundo mudou e que se não nos atualizamos atualizarmos e chegarmos até os alunos, é melhor não fazer nada. (desculpe me chamaram tchau)trizing

Elina disse...

Sr. ou Sra "Anônimo", obrigada pela sua participação, mas vamos analisar,você diz que criticar é fácil, mas, o que estamos fazendo em Imaruí, posso falar por mim, não é apenas criticar. Temos discutido o assunto e sugerido ações à essa administração, infelizmente nossa fala é em vão... Estamos perdendo muito em educação a cada dia que passa. São professores descontentes, são pais preocupados com a educação dos filhos, são crianças que deixaram de estudar depois desta trágica nucleação, estão em casa. São escolas e salas de aula sem estrutura física para atender aos alunos, professores e funcionários, são contratações irregulares, e um prefeito e uma secretária que pensam que o tempo vai passar e o povo vai esquecer. É um descaso total. Você terminou dizendo que é melhor não fazer nada, eu não concordo, e digo mais, estou lutando, todo os dias, mesmo que não apareça agora, mais tarde tenho certeza que aparecerão os resultados. Um abraço,