quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Comunidade do Vale do Rio D'una discute o Plano Diretor

Foto Internet
No dia de ontem, terça-feira, 03 de agosto de 2010, a comunidade do Vale do Rio D’una esteve reunida para debater as questões que envolvem o Plano Diretor do Município de Imaruí. Além das pessoas da comunidade, estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Pedro Raimundo Sobrinho, o Vereador Vanderlei Cunha (Vando) e a Vereadora Elina. Também se fez presente o advogado Dr. Rodrigo Brasiliense Vieira. O Secretário de Administração e morador da comunidade Eraldo José Raimundo e a Diretora da Escola Minervina Alves, que cedeu o espaço da escola para a reunião, também estavam presentes. O Grupo Gestor responsável pelo Plano Diretor estava representado por Aline Mendonça e Cleber Pereira e ainda pelo Presidente da APAE (Vereador Vando). A comunidade do Vale do Rio D’una se fez representar por um grupo de mais de 60 pessoas, que estavam ali para manifestar o seu desejo de não ver a comunidade ser transformada em perímetro urbano. O ex-vereador Vilmar de Souza, morador da comunidade, apresentou um abaixo assinado com 240 (duzentas e quarenta) assinaturas de moradores locais, contrárias a transformação em perímetro urbano aquela região. A maioria das pessoas não vê vantagens, pois segundo os moradores, não vai alterar em nada, não irão ter vantagens, sendo o que pode acontecer, é criação do ônus de terem que pagar o IPTU. O acesso à financiamentos e recursos públicos para realização de obras, etc... que são apenas para propriedades urbanas, comentado pelo suplente de vereador Dalmolin, fica prejudicado, quando os proprietários quiserem ter acesso a financiamentos para propriedades rurais. Poder-se-ia ganhar por um lado e perder por outro. Em relação a propriedade da terra sem escritura pública, para se obter o título da propriedade, é necessário fazer usucapião, isso pode ser feito tanto da terra em zona rural quanto na área urbana. Não existe diferença ou vantagens, sendo rural ou urbano o imóvel.
Fica o questionamento: O que a população do Vale do Rio D’una irá ganhar com a transformação de zona rural para zona urbana?

3 comentários:

Rodrigo disse...

Estive na comunidade a pedido de alguns moradores e percebi que a maioria dos presentes não estava interessado na transformação em zona urbana. Percebi também que alguns moradores da Várzea do Rio D'una têm interesse e dessa forma irão fazer uma reunião na mencionada comunidade para decidirem a respeito. Acredito que é dessa forma que deve acontecer, com as comunidades decidindo o que querem para o seu futuro. Pena que os pais dos alunos não tiveram essa oportunidade de escolher o que queriam em relação a nucleação da educação, até porque no caso do plano diretor, é uma obrigação que seja decidido com a participação da população.

Elina disse...

Aliás isso foi comentado ontem na reunião, o fato da administração não ter oportunizado o diálogo a respeito da nucleação. Os pais temem que os filhos não continuem os estudos em virtude dos problemas ocasionados pela nucleação. O Vale do Rio D'una merecia o respeito da administração e muito mais, mereceia ter uma escola até o nono ano, em virtude da característica geográfica que possui. Uma escola numa comunidade como essa merecia um olhar diferenciado. Foi esse olhar que criou a escola básica em outra administração, mesmo sabendo que não teria um número grande de alunos, mas mesmo assim, valeria o investimento. Mas isso depende da visão, do olhar e da capacidade do administrador.

Humberto Orcy da Silva disse...

Para uma área ser considerada urbana, tem que possuir alguns pré-requisitos: ruas, no mínimo calçadas; meio-fio; escoamento pelo menos pluvial; água tratada; calçadas. Quantos desses ítens a comunidade do rio duna possui? Claro que o Rio Duna é área rural. Claro que essa é apenas minha opinião. Aos professores e alunos da escola do Rio Duna que lerem esse comentário um abraço, foi ótimo trabalhar ai.