quarta-feira, 14 de julho de 2010

Nucleação polêmica em Imaruí é matéria nos jornais

 
Diário do Sul - 14 de julho 


Fechamento de escolas é polêmica
IMARUÍ - A transferência de 1.391 alunos para outras escolas a partir da próxima segunda-feira preocupa os moradores de Imaruí. A proposta da prefeitura é fechar 14 das 19 escolas existentes no município. Pais e professores já procuraram o Ministério Público e ameaçam não enviar os filhos para a escola na volta do recesso.
Há algumas semanas, vereadores aprovaram uma moção de repúdio contra o prefeito Amarildo de Souza e a secretária de Educação, Rosane Cardoso Gonçalves. Eles argumentam que a nucleação das escolas é permitida pela legislação educacional e reduzirá os custos com a manutenção de unidades escolares. Em Imaruí, a média é de cinco alunos por professor no Ensino Fundamental, enquanto a média nacional é de 28.
Segundo a vereadora Elina Roussenq, as comunidades estão se organizando e prometem realizar manifestações se a decisão da prefeitura for mantida. "As comunidades reclamam que não foram ouvidas antes e sugerem que a nucleação seja suspensa e se discuta melhor o projeto até o fim do ano, porque os pais entendem que algumas escolas podem ser fechadas porque há outras próximas, mas não concordam em como as coisas estão sendo feitas", afirma a vereadora.

Atualmente, há 1.480 alunos matriculados na rede municipal de ensino. A nucleação abrange praticamente 90% dos estudantes. Cálculos realizados pela Câmara de Vereadores apontam ainda que 70 professores devem ser dispensados com a medida. "Este não é o único problema. Imaruí é um município com uma extensão territorial muito grande, com a nucleação tem crianças que terão que se deslocar 40 quilômetros para chegar à escola. É uma distância muito grande, mesmo com a oferta do transporte escolar. A tendência é que a evasão escolar volte a crescer no município", alerta Elina. O prefeito e a secretária foram procurados pelo Diário do Sul, mas não foram localizados.

2 comentários:

Anônimo disse...

As autoridades, ou seja, prefeito e a secretaria de educação não estão nem aí pelas famílias prejudicadas. Eles só pensam neles. E osa filhos deles, é claro estudam perto de casa! É ridículo o que estas pessoas estão fazendo, sem dó, nem piedade!Alguém precisa fazer algo para acabar com esta barbaridade!

Elina disse...

Concordo com você, realmente não existem critérios de responsabilidade e comprometimento com o povo de Imaruí. Esperamos que o Ministério Público tome as providências, pois com certeza isso marcará negativamente a Educação em nosso município.