domingo, 18 de julho de 2010

Depoimento de uma pessoa que leu as matérias sobre a Nucleação

Elina

Tomei a liberdade de ir ver seu blog, e lendo as notícias sobre a educação de Imaruí, fiquei chocada.
Você não me conhece, por isso vou fazer um resuminho...minha mãe saiu de Imaruí, fugida com meu pai, nos anos 50. Veio para São Paulo e depois para Santos. Onde moro até hoje.
Ela era analfabeta, sabia ler e somente assinar o próprio nome, e escrever alguma coisa em letra de forma. Contava com muita tristeza, que o pai só deixava os filhos homens estudar, geralmente só o primário, e que a professora passava de charrete e sempre a chamava, mas o pai era irredutível. Faleceu aqui ha 18 anos, e ha uns 8 anos atrás, consegui realizar seus ultimo desejo, comprei uma campa no cemitério aí do centro, atrás da igreja, e levei seus despojos.  Agora ela descansa na cidade que tanto amou.
Eu já achava um absurdo quando uma professora me falava sobre classes com poucos alunos, e com duas séries juntas. Agora isso do fechamento das escolas, deve ter sido uma tragédia, devido as distâncias entre os bairros afastados e o centro, e o transporte precário.
Fico imaginando que Imaruí vai produzir daqui a uns anos mais uma quantidade absurda de analfabetos, como minha mãe foi, e todo sofrimento e exclusão que isso acarreta.
As diferenças de Imaruí e Santos são absurdas, tendo em vista nossa população de mais de 600 mil habitantes,  o maior problema na área de educação sempre foi a falta de vagas. Para você ter uma idéia, meus filhos estudaram em colégio particular de freiras, com 1.800 alunos, em classes com uma média de 40, sendo que nas escolas públicas esse número por classe passa de 50. Minha irmã mais velha, trabalha como Coordenadora na rede pública de São Vicente, cidade vizinha. Sómente no mês de Março vieram 500 alunos novos para serem encaixados.
Li essa semana que os brasileiros ficaram muito chateados pelo Brasil ter ficado em 8’ lugar no futebol na Copa do Mundo  e ninguém liga que esteja em 85’lugar em educação.
Graças e Deus temos pessoas como você lutando pelo futuro das nossas crianças.
Amo Imaruí e toda minha família que está por aí, com certeza vou dar um jeito de ir aí até o final do ano, e farei questão de te conhecer pessoalmente.

Bjs da nova amiga

Um comentário:

Amaro disse...

Realmente essa foi a pior coisa quem um prefeito fez em Imaruí. Nunca mais conseguirão resgatar a confiança do povo imaruiense.