segunda-feira, 5 de outubro de 2009

DIA INTERNACIONAL DO PROFESSOR

Hoje: Dia Internacional do Professor


2009 Outubro 5

by vidaeducacao

.Hoje, 5 de outubro, é comemorado mundialmente o “World Teachers’ Day” ou o Dia Internacional do Professor. A data foi instituída pela UNESCO em 1994, dia em que celebra-se também a assinatura do Unesco/ILO Recommendation, que diz respeito ao estatuto do professor. Para a Unesco é o momento de festejar o papel essencial desse profissional para a educação.

Entretanto, no Brasil o “Dia do Professor” é festejado em 15 de outubro. A data foi instituída nacionalmente por meio do decreto Nº 52682, assinado pelo então Presidente da República, João Goulart, em 1963. Apesar da longa história em torno do Dia do Professor, poucos conhecem a origem desta homenagem e tão pouco as razões da definição da data.

Tudo começou nos anos 1930, quando diversas iniciativas foram tomadas por grupos de professores católicos. Comemorações como a festa do “Nosso primeiro Mestre”, lançada pela Associação de Professores Católicos do Distrito Federal (então, no Rio de Janeiro) ou o “Dia da Mestra”, instituído também no Rio pelo Departamento de Ensino Primário. O 15 de outubro foi escolhido originalmente por ser a data evocatória de Santa Tereza d’Ávila.

A santa, nascida em Ávila, na Espanha, e falecida em 1582, foi associada aos docentes por serem em sua maioria mulheres (e católicas). Além disso, Tereza d’Ávila também era conhecida pela notável inteligência, comparada, em seu tempo, a dos doutores da Igreja, e reconhecida por títulos religiosos e como “Padroeira dos Professores”.

Além da associação religiosa, a data possui riqueza histórica. Afinal pode-se dizer que neste dia foi instituído o ensino público no Brasil, por decreto Imperial de D. Pedro I, em 1827. O referido documento assinado pelo Imperador ordenava a criação de escolas de “primeiras letras” (alfabetização) em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Em 14 de outubro de 1963, a data foi reconhecida nacionalmente.
Fonte: Blog da Revista Vida e Educação, da Editora Brasil Tropical
FF

Nenhum comentário: