sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Nova prova do Enem deverá ser aplicada em 45 dias

O MEC anunciou hoje que uma nova prova do Enem poderá ser aplicada dentr de 45 dias aproximadamente. Seria o tempo necessário para se imprimir novamente as mais de 4 milhões de provas.
Segundo entrevista do ministro da educação, Fernando Haddad, no Jornal Hoje da Rede Globo, a nova data levará em consideração o calendário religioso, feriados e as datas dos principais vestibulares para se evitar o conflito. Os candidatos NÃO precisarão fazer uma nova inscrição.
Também não deverá haver mudanças nos locais de inscrição, mas o ministro ponderou que - se houver alterações para este item - serão alterações pontuais e para melhor.
Considerando a hipótese dos 45 dias, a prova seria aplicada então no mês de novembro. Aí surgem duas obserções imediatas: os vestibulares da Unesp, Unicamp e Fuvest estão previstos para 08, 15 e 22 de novembro respectivamente.
Dessa forma, a Comvest - organizadora do vestibular da Unicamp - declarou que precisa esperar pelo novo cronograma do MEC para se pronunciar. Todavia, já é previsto em seu edital a não utilização da nota do Enem caso não esteja disponível para a Comvest até 30 de novembro.
Igualmente, a Vunesp (responsável pelo vestibular da Unesp) informou que também aguardará o novo cronograma do Enem para tomar suas decisões. Até que isso aconteça, tudo será mantido como antes.
Contudo, a Fuvest alega não ser possível remarcar as datas do seu vestibular por se tratar do maior vestibular do país. Esse ano quase 150 mil alunos prestarão a prova.
No rio, a UFF também aguarda novo calendário do Enem. A UFRJ suspendeu temporariamente as inscrições para o seu vestibular 2010 devido ao adiamento do Enem. Uma nova reunião para decidir uma nova medida será discutida amanhã na UFRJ.
A prova que "vazou" já foi divulgada pelo MEC.
- Prova do dia 01
- Prova do dia 02
- Gabarito

Nenhum comentário: