quarta-feira, 7 de outubro de 2009

IMARUÍ E O VISUAL CLASS

O Visual Class é um Software de Autoria para criação de Projetos Multimídia, como Aulas, Palestras, TBC (Treinamento Baseado em Computador), Livros Eletrônicos, Quiosques Multimídia, Catálogos, CDs Institucionais, Cursos de Ensino a Distância e Sites na Internet. O grande diferencial do Visual Class em relação aos Softwares de Autoria tradicionais é a sua facilidade de uso. Com o Visual Class é possível criar sofisticadas aplicações multimídia, por usuários não especializados em informática. Na área educacional o Visual Class pode ser utilizado na perspectiva tradicional, onde o professor cria as aulas e atribui aos alunos; ou na forma construtivista, onde o aluno cria os conteúdos e o professor orienta e avalia o processo de criação. Neste segmento o Visual Class vem sendo utilizado em Universidades, Escolas do Ensino Regular Público e Privado (Infantil, Fundamental e Médio), Escolas Técnicas, Prefeituras, Núcleos de Tecnologia Educacional. Algumas Redes de Ensino como Rede Pitágoras e Rede Pueri Domus fornece o Visual Class para suas unidades de ensino. Na área empresarial o Visual Class vem sendo utilizado para treinamento e marketing.

Em Imaruí,  os professores da Rede Municipal de Ensino foram capacitados pela FUCAP, para trabalharem com o Visual Class no ano de 2006, porém não foi dado continuidade ao programa. Alguns profesores (as) são vitoriosos, pois continuam trabalhando, e um exemplo é o da Professora Maria da Dores, da E.E.F.M. Carlos Gomes, que é responsável pelo Projeto: Energia: Recurso da Vida - e deveria receber o Certificado de Qualidade Educacional durante a cerimônia de premiação dos Concursos Visual Class, que está acontecendo hoje,  dia 07 de outubro de 2009, no Teatro Universitário César Cava de Presidente Prudente.
Infelizmente a Prefeitura e Secretaria da Educação não possibilitaram a ida da professora até São Paulo para receber o certificado. Esperamos que a exemplo de outros prefeitos, ações possam ser desenvolvidas no sentido de trabalhar essa ferramenta na busca da qualidade da educação imaruiense.

PREFEITO DE QUATÁ FARÁ RELATO DO AUMENTO DO IDEB COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Além dos Concursos Visual Class, que serão realizados na parte da tarde (14:00 às 20:00 horas), o I Encontro de Tecnologia Educacional do Oeste Paulista contará com uma mesa redonda na parte da manhã (9:30 ás 12:00 horas) sobre "Formas de Usos da Tecnologia Educacional na Área Pública" com a participação especial do Diretor do MEC, Demerval Bruzzi.

O Prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio estará participando desta mesa redonda com um relato sobre o impacto do uso da Tecnologia Educacional no aumento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Após a implantação do Visual Class em Quatá, o IDEB passou de 4.8 para 5.4, que é a meta do MEC para 2015. E uma das escolas de Quatá, a que mais utiliza o Visual Class, passou para 6.1, superando o índice médio dos países europeus.
 
     Uma pesquisa mostra que é possível melhorar os resultados dos alunos rapidamente melhorando a formação e os incentivos dos professores. Esta melhora tem que ocorrer tanto na formação básica, que deve ter um componente prático importante, como na formação continuada, que também deve ser direcionada para a solução de problemas na sala de aula. E os incentivos devem combinar aspectos financeiros com outras formas de valorização do profissional. Considerando os índices do IDB para nosso município, para que nossa rede atinja as metas futuras sem depender do crescimento econômico será necessário aumentar o desempenho do aluno que depende da escola, e isto somente pode ser feito através de políticas educacionais corretas.

     Segundo esta pesquisa, os sistemas de ensino mais bem-sucedidos são aqueles que conseguem melhorar a qualidade dos seus professores, medida pela capacidade de transmitir conhecimentos para os seus alunos.
 
Temos um longo caminho pela frente!



Parabéns Professora Maria das Dores! Pabéns professores, alunos e direção da E.E.F.M. Carlos Gomes!
Tenho orgulho de vocês!

http://www.classinformatica.com.br/encuno/

http://www.classinformatica.com.br/ 

Assista ao vivo http://200.230.94.61/encontroeducacional.htm

Nenhum comentário: