sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Efeito Penitenciária - estigma de desagrado e insegurança


SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA. O efeito penitenciária. As 11 mortes registradas na cadeia neste ano criaram estigma que desagrada moradores da cidade.

No alto do morro, a igreja matriz. No comércio, um restaurante, uma imobiliária, Correios, um mercado. Nessas terras de sossego, o último assassinato ocorreu há 24 anos.
Mas é justamente pelas manchetes policiais que São Pedro de Alcântara está chegando à mídia. Os 11 presos assassinados, só neste ano, dentro do complexo prisional da Grande Florianópolis que a cidade abriga, estão gerando um estigma que moradores querem reverter. A prefeitura também pede uma compensação financeira.
Desde 2003, ano de abertura do complexo, o município não é mais lembrado como primeira colônia alemã do Estado, anfitriões das festas Oktobertanz e Stammtisch. Agora, aqueles que dizem viver em São Pedro de Alcântara recebem um rótulo de quem não conhece o lugar.
– Passamos constrangimento aonde vamos. Esses dias, ao comprar móveis em uma loja da Capital, dei meu endereço. A menina logo perguntou: ‘Ah, lá do presídio, né? – reclamou a auxiliar de serviços gerais Ivonete da Silva.

Continue lendo Aqui e tire as suas conclusões, caso o Complexo Penitenciário seja realmente instalado em nosso município.

2 comentários:

Sonia disse...

è terrível o que pode acontecer com nosso município. O que não entendo é como os vereadores ainda conseguem defender. Mas tem vereador que na sua comunidade diz que é contra e na sessão diz que é a favor.
Eita gentinha...

Sonia disse...

Vereadora quero perguntar uma coisa.
Agora você e o Vereador Vando conseguem mandar na maioria?
Porque o vereador Gilson esteve na escola essa semana e disse que vocês mudaram o projeto de lei sobre o piso salarial.