sábado, 20 de março de 2010

Atualização é fundamental para o profissional da educação

A formação permanente é um dos requisitos para o educador do século XXI. O professor que não procura atualização está fadado a sair do mercado e consequentemente foge aos padrões estipulados para o método de ensino atual.

O novo modelo de ensinar visa à reflexão sobre o conteúdo aplicado e não apenas transmitir a matéria da forma em que elas vêm nos livros. Para isso, o professor precisa estar bem-informado e dominar bem o tema o qual é responsável em lecionar.

Porém, algumas condições impedem o bom desenvolvimento de um educador e o cansaço em razão a longa jornada de trabalho é uma delas. Mas, existem meios para que isso seja superado, participação em palestras, seminários, simpósios, cursos de pós-graduação, eventos culturais, MBA, mestrado e extensão, são formas de se manter atualizado.

Segundo a pedagoga e tutora do Portal Educação, Thais Elena Carvalho, em nossa sociedade competitiva, profissionais atualizados conquistam lugares de destaques. “Na educação também há incentivos com ofertas de palestra, oficinas e cursos de atualização profissional. Educadores atualizados têm mais oportunidade de se sucederem profissionalmente”, comenta a tutora.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário: