domingo, 10 de janeiro de 2010

O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Professora de arte utiliza o teatro como ferramenta pedagógica


Graduada em educação artística, Elaine Cristina Coelho Rodrigues, de Tatuí (SP), atuou como educadora profissional do Programa Escola da Família (PEF), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, até outubro de 2008. O PEF possibilita a abertura, aos finais de semana, de mais de duas mil escolas da rede estadual de ensino, para que se transformem em centros de convivência e ofereçam atividades nas áreas de esportes, cultura, saúde, e trabalho.

No PEF, Elaine desenvolvia atividades de teatro infantil nas escolas estaduais João Florêncio, Fernando Guedes de Moraes, e Semíramis Turelli Azevedo, em Tatuí, e Astor Vasques Lopes, em Itapetininga, aos sábados e domingos. Dessa experiência, no período de 2003 a 2007, nasceu o livro O Teatro Como Ferramenta Pedagógica no Ensino Fundamental, publicado pela Editora Corifeu em janeiro de 2008. A obra contém, ainda, dez textos teatrais construídos por alunos, de forma coletiva.

“O teatro é uma ferramenta interdisciplinar de aceitação ampla e que só pode trazer benefícios aos envolvidos. Tem o poder de desmistificar a química, a física, dar asas à imaginação e transpor o personagem do livro, da folha de papel, para a vida”, diz Elaine.

Segundo a professora, as possibilidades de aprendizado trazidas pelo teatro são inúmeras, mesmo para os que não se sentem à vontade no palco. “Na cenografia, conteúdos matemáticos e plásticos infinitos são aprendidos na prática. Assim também na área de figurino, que também engloba o estudo do contexto histórico, ou na iluminação, que pode render uma absorção de conteúdos científicos que serão memorizados prazerosamente”, ressalta.

Ela defende a utilização do teatro também para aqueles que têm facilidade em escrever. “A construção de textos teatrais, individuais ou coletivos é um instigante estímulo criativo que pode abordar temas de todas as disciplinas. As possibilidades não têm fim, mas o ponto inicial será sempre o aluno”, destaca Elaine.

(Fátima Schenini)

4 comentários:

Thaís disse...

Olá Professora Elina!
Sou estudante de ciências sociais, e faço parte do Programa Mais Educação como professora de teatro no ensino fundamental.Nas minhas aulas procuro trazer questões que fazem parte do convívio das crianças e no final de cada aula ele dramatizam o tema debatido em aula. Preciso de uma material específico para estes alunos. Qual seria o material ideal? Você pode me ajudar?
Obrigada!

Elina disse...

Oi Thaís, seria bom que você me passasse um e-mail para que pudéssemos fazer um contato e para ver como posso ajudá-la através de algum material sobre o tema. Não publicarei seu e-mail, fique tranquila. Um abraço,

Rosi disse...

Cara Professora
Vejo professores de diversas disciplinas incluir o teatro em suas atividades, mas percebo que não buscaram saber sobre teatro ferramenta pedagógica.
A unica preocupação esta em decorar falas e performances num cenário montado.
E agora?

Rosi - prof de Arte

Elina disse...

Olá Rosi,
Realmente muitos professores não estão preparados para utilizar o teatro em sala de aula. Pra tudo é necessário um preparo, um planejamento, conhecimento, pois caso contrário os objetivos não serão atingidos.
Um abraço,