quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estados e municípios devem se adaptar à lei, diz Haddad



O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira, 17, em Porto Alegre, que considera justa a greve dos professores da educação básica. “Não há mais o que discutir, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional o piso salarial de R$1.187,14. Estados e municípios devem agora se adaptar e cumprir a Constituição Federal”, afirmou Haddad.


O ministro esteve na manhã de quarta-feira em Curitiba, onde participou do evento Sala Mundo Curitiba 2011 – Encontro Internacional de Educação. Ele lembrou aos participantes que há uma linha de crédito, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que permite à União complementar os recursos daqueles estados e municípios que comprovem carência de recursos para pagar o piso salarial nacional para professores da educação básica. “Infelizmente, até o momento, nenhum dos municípios conseguiu atestar que precisa de mais recursos para pagar o salário devido aos professores de suas redes”, disse.

6 comentários:

Israel/Rael-TIO GOIABINHA disse...

Interessante. Então, poderia-se dizer que os Estados e Municípios não obedecem à lei por algum motivo desconhecido?

Afinal, se é permitido retirar de um fundo próprio para o pagamento do piso e ninguém ainda o fez, é por que ninguém está com vontade de contribuir à educação?

Beleza, hein?

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

Isso significa dizer que a União analizou as contas da Prefeitura de Imaruí e decidiu que eles tem condição de pagar o piso sem a ajuda do Governo Federal. Mas o Prefeito continua dizendo que não têm condições e continua a contratar altos cargos comissionados. A verdade só não vê quem não quer. Isso que eu chamo de desvalorização da educação.

Anônimo disse...

Dr. Rodrigo, gostaria de saber qual o município de Santa Catarina que a União analisou que não tem condições de pagar o piso, e em virtude disso está enviando complementação de recursos??? Gostaria que meu comentário fosse postado porque a Senhora (Dona Elina) tem postado vários comentários anônimos e não sei sinceramente qual critério é usado para isso.

Elina disse...

Muito engraçado senhor anônimo,
Lê o meu Blog, questiona, vai contra o comentário, mas não consegue assumir sua identidade.
Você encontra-se junto aos covardes, não tenho critérios para vocês, infelizmente.
A afirmação é do Ministro da Educação, ou você não conseguiu entender?
Mas vamos adiante, logo vou postar um comentário com o nome de todos os anônimos. Aguarde!

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

Senhor anônimo, como disse a blogueira, a matéria diz respeito a fala do Ministro da Educação e nesse caso, cabe à ele a resposta. E sobre os cargos comissionados não tens nada a dizer?

Elina disse...

O problema Dr. Rodrigo, é que o anônimo faz parte do time, por isso não identificou-se. Ficam por trás das cortinas só levando vantagens, enquanto isso os professores são desvalorizados em Imaruí.