terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pronunciamento do Deputado Edinho Bez sobre turismo religioso em Santa Catarina

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

Peço a palavra nesta Tribuna para cumprimentar os nobres colegas e trazer à baila um tema que está em pleno crescimento no Brasil e, em especial, em meu Estado Santa Catarina, o Turismo Religioso.
Há no Estado, pelo menos, 22 santuários que movimentam o turismo religioso. Este setor tem condições para desenvolver-se e tornar-se até uma referência mundial.
O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante o 3º Encontro de Trabalho de Turismo Religioso, defendeu no último dia 09 - terça-feira, que a oferta de destinos turísticos conhecidos pelo fator religioso esteja acompanhada de outros atrativos. Deve-se pensar em um complemento a esses destinos: gastronomia, cultura, esporte, para trabalhar toda a região turística.
Acompanhando esta idéia, destaco que em Nova Trento, a 75 km de Florianópolis, localiza- se a segunda maior Estância Turístico- Religiosa do Brasil. Nova Trento destaca-se por possuir dois santuários: o Santuário Santa Paulina e o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, ainda em crescimento. Esta região é a melhor opção para quem procura o turismo religioso. A canonização da beata Paulina tornou Nova Trento mundialmente famosa – por ser a primeira Santa do Brasil. Todos os meses, mais de 30.000 visitantes vão à Nova Trento.
Interessante falar que este setor precisa ser trabalhado, principalmente, com o público da terceira idade e da classe média. Este último impulsionado pelo aumento da renda no país. A chamada nova classe média está apta a viajar e o segmento religioso tem um apelo muito grande.
Estive envolvido com a construção do Santuário de Santa Paulina, utilizando recursos de emenda individual, recursos do orçamento geral da união e na qualidade de ex-secretário da Infra-Estrutura Nacional, também foi liberado recursos do governo do estado. Foi inaugurada a obra de pavimentação asfáltica do acesso ao Santuário de Santa Paulina, no município de Nova Trento. Feita em parceria com a então prefeita Sandra Eccel, o trecho tem 5,5 quilômetros de extensão e recebeu, além do asfaltamento, toda infra-estrutura de drenagem pluvial. Nos últimos 15 anos a via era pavimentada com paralelepípedos irregulares. Esta obra foi muito importante para o aumento do número de fiéis que visitam o município.
Outro local que merece destaque é o da Beata Albertina Berkenbrock - São Luiz, município de Imaruí/SC, a 90 km da capital. Este lugar vem atraindo fiéis turistas, inclusive jovens. São Luiz é uma pequena comunidade no município de Imaruí, divisa com o município de São Martinho, sul do Estado. Um projeto, chamado Bem-aventurada Albertina, é estudado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina (Faepesul). O ponto principal do planejamento é a construção de um santuário próximo ao local onde Albertina foi assassinada, em 1931, e onde hoje existe uma pequena capela.
O santuário e demais atrativos vão beneficiar muito São Luiz e principalmente seus moradores no aspecto econômico. A questão da construção do santuário será comandada pela diocese de Tubarão, da qual a paróquia de São Luiz faz parte.
Cumprimento os religiosos e a população, que vem demonstrando atenção e carinho.
Encerro insistindo na inclusão do Santuário de Santa Albertina no roteiro turístico oficial do Estado de Santa Catarina, tendo em vista a importância do turismo religioso para nós da região, bem como para o Brasil.

Era o que tinha a dizer.
Deputado Edinho Bez
Vice-Líder do PMDB

3 comentários:

Maria disse...

Parabéns vereadora, por divulgar esta matéria importante ao município de Imaruí, pois sou católica e tenho certeza que muitos irão te agradecer.
Parabéns!!!!!!!!!

Elina disse...

Obrigada Maria! Estou sempre ligada as questões que envolvem a Beata Albertina. Fiquei satisfeita de ver que o deputado Edinho Bez realmente se interessa por nossa região e município. Obrigada por visitar o blog. Volte sempre.

Margareth disse...

Que bom que temos alguém lutando pela causa da beata Albertina e de São Luiz, Imaruí. Alguém que tem força e representatividade. Parabéns ao deputado Edinho.