sábado, 11 de setembro de 2010

Piolhos X Escola

Foto Internet
Os piolhos na escola não são culpa da escola. Os piolhos estão e sempre estiveram em todo o lado. É melhor comunicar com os pais regularmente e não só quando são detectados piolhos, para evitar reacções de pânico.


A Escola deve:

* Reúna um conjunto de informações sobre saúde na escola. Distribua-o no início de cada ano escolar. Deverá incluir problemas frequentes como erupções cutâneas, verrugas e piolhos.
* Junte de tempos a tempos , informação sobre piolhos na circular enviada aos pais.
* Entregue discretamente uma circular específica aos pais das crianças contaminadas.
* As mensagens que se seguem devem ser claras para os pais:
* Todas as escolas têm, em certas épocas, crianças com algumas doenças infantis ou infestações. Os piolhos são uma delas.
* Acalme os pais: os piolhos não são uma ameaça directa à saúde. São fáceis de combater desde que as instruções de tratamento sejam respeitadas.
* Dê-lhes um folheto informativo sobre piolhos, se tiver.
* Assegure-lhes que a escola tratará da epidemia de piolhos discretamente. Diga-lhes que não dará informações aos pais sobre casos individuais, a não ser sobre o seu próprio filho(a).

As crianças

Tal como no caso dos adultos, é melhor falar sobre os piolhos antes destes serem detectados.

Primeiro, acabe com o mito que os piolhos só aparecem no cabelo sujo. As crianças não devem ter vergonha de ter piolhos.
Explique que se trata de uma contaminação vulgar que é fácil de tratar. As crianças são curiosas: por isso deve explicar-lhes o que é um piolho (mostre-lhes fotografias), como detectá-los e como fazer a prevenção.


Acesse a página na internet: www.piolho.fiocruz.br

2 comentários:

Anônimo disse...

boa noite eu tenho um Duvida como fazer com os pais que mesmo depois de serem avisados sobre o filho ter piolho não faz nada a rspeito? É JUSTO MEU FILHO FICAR ESPOSTO AOS PILHOS DO FILHO DELA? E O PIOR É QUE CRECHE DIZ QUE NÃO PODE RESTRINGIR A ENTRADA DESTA CRIANÇA. POR QUE NÃO SE A MÃE NÃO TOMA PROVIDENCIA?

Elina disse...

Boa noite!
A escola deve falar com a mãe e orientar, caso a criança continue com piolho deve fazer o tratamento em casa e só retornar para escola depois de resolver o problema. Realmente as demais crianças não podem ficar expostas ao risco de ficarem infestadas com os piolhos. Uma conversa com a direção provavelmente resolverá a situação. Um abraço,