segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Penitenciária será construída em Imaruí. E você cidadão, o que pretende fazer?


Nos últimos dias a população da receptiva e carinhosa cidade de Imaruí vive um momento dramático e crucial com a notícia da construção de uma penitenciária em nosso município. A reação da população é de revolta com os poderes constituídos, pois o que o seu povo espera das autoridades é incentivo principalmente no turismo e para que venham empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e geração de emprego e não presídios, pois o discurso de que com a penitenciária também virá empregos não se sustenta, pois historicamente a cidade que recebe esse ‘presente’, recebe também problemas de todas as ordens.
Segundo Colombo, o melhor terreno para a construção do Complexo Penitenciário seria entre Alfredo Wagner e Bom Retiro, na Grande Florianópolis, por ser o mais indicado e estar disponível. Por que não vai ser construído nesses municípios? Porque os prefeitos a exemplo do prefeito de Palhoça, disseram “NÃO” ao governador. E no caso de Imaruí, o prefeito Amarildo enviou ofício solicitando e apesar de “comprar” um espaço na rádio litoral e pleno sábado para anunciar que a penitenciária não viria mais para Imaruí, continuou negociando por “trás dos panos”, enganando a população.
A instalação da penitenciária causará prejuízos incalculáveis à pequena jóia do litoral catarinense. O turismo religioso será o principal setor atingido, “pois o número de 2 mil presos com baixa escolaridade irá impactar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e da região, que terá um dos menores índices do Brasil e consequentemente, impossibilitará qualquer outro investimento no município".
O município não tem estrutura para receber um projeto como esse. As condições de saúde, educação e qualificação serão mínimas. Famílias desses presos migrarão para a região e o impacto será totalmente negativo.
 A indignação da população é tanta sobre a possível decisão do Governo municipal e estadual, que alguns moradores cogitam sair da cidade ou da região. Os poucos empresários que temos no município já pensam em fechar seus estabelecimentos ou até transferi-los, pois segundo eles, haverá uma desvalorização imobiliária.
Se levarmos em consideração que nosso sistema prisional está cada vez mais à deriva, onde quase que diariamente a mídia publica matéria sobre rebeliões em presídios e que sentenciados são mortos por seus próprios companheiros, funcionários e familiares de detentos transformados em reféns, resgates e fugas espetaculares praticadas por criminosos, não temos dúvidas de que o pior ainda está por vir e, infelizmente, com a complacência dos nossos governantes.
A comissão que lidera o movimento contra a instalação do Complexo Penitenciário pretende reunir um documento com várias assinaturas, inclusive de prefeitos e vereadores da região para entregar ao governador.
O momento é decisivo. Como não temos um prefeito que está ao lado da população, precisamos unir forças para fazer valer a vontade popular.
E você leitor? O que pretende fazer? A hora é agora.

12 comentários:

Anônimo disse...

Oi Professora Elina, sou moradora da comunidade de Aratingaúba, ouvi dizer que a penitenciária será construída no Sertão do Cangueri e que o terreno já foi até comprado, gostaria de saber se isso é mesmo verdade ou são apenas comentários absurdos... Estamos muito preocupados, aguardo seu comentário e muito obrigada por nos manter informados sobre esse assunto que é ridículo...

Elina disse...

Olá,
A informação que temos é de que o prefeito está negociando um terreno na entrada do Sertão de Cangueri. Ele esteve pessoalmente com o proprietário do terreno e mais alguns técnicos do governo do estado verificando o terreno.
A situação é bem crítica, ele não fala sobre o assunto, aliás, enganou a população dizendo que a penitenciária não viria para Imaruí e agora anda tratando disso pessoalmente. Estamos organizando uma manifestação e contamos com a presença de todas as pessoas que são contra essa penitenciária. Vamos informar através de carro de som, pela rádio e pelas mídias sociais. Acompanhe e venha conosco.
Estamos ao lado do povo imaruiense. Hoje na sessão da câmara os vereadores de situação ficaram calados, não defenderam o prefeito, o recado foi dado. A penitenciária em Imaruí se depender do prefeito Amarildo já está definida. Um abraço,

Anônimo disse...

vcs tem que agir rapidamente, as coisas estão se ultimando, vcs não tem muitos dias...

Thiago Matos Correa disse...

Olha toda esta situação é realmente lamentável, agora mais um rótulo pejorativo, a cidade da penitenciária,fica cada vez mais difícil sentir orgulho de ser do Imaruí, continuamos a exportar nossos jovens, que apesar da falta de oportunidades continuam amando o seu lugar, mas o que ja era ruim, vai ficar pior pois agora vamos a importar a escória da sociedade, é uma troca bastente lucrativa...
Vereadora a Sra parece estar fazendo o seu papel e os demais... como se colocam....a hora de mostrar a que vieram é agora, vereador é pra isso legislar em favor do municipio, pelo bem comum , pela vontade da maioria.

Elina disse...

Olá Thiago,
Obrigada por contribuir com seu comentário. Seria bom se as pessoas cobrassem dos vereadores, porque realmente apenas eu e o Vereador Vando temos nos posicionado e mostrado que somos contra essa infeliz ideia de trazer para Imaruí a Penitenciária. Os demais vereadores assinam embaixo do que o prefeito pede, mas, se forem cobrados pela sociedade, com certeza pensarão duas vezes. Nós estamos fazendo exatamente isso, estando ao lado do povo imaruiense, fazendo o nosso papel de vereadores, como você destacou. O momento é agora, a situação é muito preocupante, mas alguns ainda não acreditam. Infelizmente. Um abraço,

Anônimo disse...

VEREADORA EU SOUBE QUE FOI APROVADO NA CAMERA A INSTALAÇAO DO PRESIDIO E QUE OS VEREADORES DO PREFEITO APLAUDIRAM DE PÉ.É VERDADE?OU NÃO?

Anônimo disse...

Olá, muito boa tarde!Sei que as coisas estão se resolvendo. Rsrsrsrsr!!! foram feitas na "moita" e quase não se tem muito tempo.Mas será que não daria para juntar toda a população de Laguna, Imbituba e Imaruí mostrar que não é nada viável para a região esse presídio, principalmente porque temos o Porto de Imbituba,vai ser um verdadeiro narcotráfico.

Anônimo disse...

Será o fim da picada, construir está penitenciaria aqui em Imaruí.
Por que ele não construí na terra dele que é na fazenda são paulo.
Ou melhor, ao lado da casa dele. não sei o que pode acontecer, mas se está penitenciaria sair,mesmo aqui na cidade de imaruí, podem chamar a funeraria,e colocar luto em Imaruí. Podem ter certeza. Não dá para acreditar em uma palhaçada dessa. Isto é o fimm

Rafael Pierri disse...

O que eu pretendo fazer?
Continuar minha vida do jeito que ela é, tenho total experiencia de morar perto de uma penitenciária, pois morava próximo a penitenciária localizada em Florianópolis e tenho total coerencia em dizer que era e é seguro morar perto de uma, pois em 19 anos que morei lá nunca fui roubado, chego em Imarui e já sou roubado na primeira semana!

Não sei o motivo desse PÂNICO todo!

Elina disse...

Rafael, você realmente não vai fazer nada, pois não mora em Imaruí. O fato de ter sido roubado em Imaruí pode ser considerado até certo ponto como natural, pois não vivemos num lugar onde não acontecem furtos, ou coisas do gênero. Em Imaruí o índice de criminalidade é considerado muito abaixo da média, pois em 10 anos aconteceram apenas 2 homicídios. Se você acompanhou os fatos, o que consideramos com fator determinante para a revolta e reprovação do povo, é o fato da população não ter sido ouvida. O povo em Imaruí é tratado com desrespeito e descaso. Respeito sua opinião, mas como imaruiense estou com as mesmas preocupações e insegurança que a maioria da população.

Mauro J.Machado disse...

Perdoe-me uma grande parcela de meus conterrâneos,mas tenho visto ai no Imaruí muitas pessoas defendendo esta "grande obra",que segundo alardeou o Sr.Prefeito irá trazer muitos benefícios.Que benefícios? Pura conversa fiada.Esqueçam o que diz este João Plenário.Esqueçam os 300 empregos alardeados para os imaruienses,pois todo Serviço Público,está atrelada a um Concurso Público,logo qualquer cidadão brasileiro independente de residência poderá prestá-lo,logo...Imarui irá ganhar sim um barril de pólvora,que a qualquer momento poderá explodir,sem falar no tráfico e seus asseclas que virão para o "nosso quintal".Sr.Prefeito e vereadores que aprovam a idéia,digam ao povo a verdade.Não traiam sua própria família.

Willemann disse...

O prefeito de Imaruí deveria antes de trazer a penitenciária para o município sentar na porta do tempo e pedir esmola, pois trazer uma obra dessa é abdicar de toda a dignidade dele e do povo