terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Manifestação popular contra a Penitenciária durante a Sessão da Câmara

O povo lotou as dependências da Câmara de Vereadores de Imaruí nessa segunda-feira para acompanhar a votação da Moção de Repúdio apresentada pelos vereadores Vanderlei Cunha e Elina ao prefeito Amarildo.
Moção de Repúdio nº. 004/2011, dos Vereadores Vanderlei Cunha (PMDB) e Elina Vieira Roussenq (PMDB), ao senhor Amarildo Matos de Souza, prefeito municipal, pela forma antidemocrática com que está tratando o povo imaruiense, em relação a questão da instalação do Complexo Penitenciário em nosso município e principalmente por não oportunizar o diálogo através de uma Audiência Pública.
Para decepção dos presentes os vereadores, Pedro Raimundo Sobrinho, Regiane Damas, Laércio, Vandinho e Enedino foram contra a Moção, ou seja, foram contra o povo mais uma vez. “Só temos a lamentar pela forma como as discussões e a votação foi conduzida na Câmara. Fizemos todos os esforços possíveis para que a Moção fosse aprovada e encaminhada ao prefeito para que esse corrigisse sua postura equivocada cometida contra os imaruienses”. Mas, somos apenas 2 (dois) vereadores contra 7 (sete) e a postura por parte dos vereadores de situação, levou o público presente a manifestar seu descontentamento e várias pessoas deixaram o plenário em forma de reprovação.
O presidente, vereador Gilson chamou reforço policial, 3 (Três) viaturas estavam presentes e o presidente coibiu toda e qualquer forma de manifestação do público, interrompendo a sessão por vários momentos.
O prefeito se fecha, não conversa com a população, com a mídia, com a câmara de vereadores, somente com os vereadores de situação. Essa Moção tinha o objetivo de chamar a atenção do prefeito e mostrar que o povo merece respeito e consideração. Que o prefeito não é o dono da cidade, a ele lhe foi conferido o poder de dirigir os rumos de Imaruí durante 4 (quatro) anos, mas isso não significa tomar atitudes como essa que vai mudar significativamente os rumos dos imaruienses sem que os mesmos possam opinar, ser ouvidos, enfim, que o diálogo prevaleça.
O povo está decidido, não aceita o Complexo Penitenciário em Imaruí e agora vai estar presente em todos os atos e solenidades que acontecer no município onde prefeito estiver presente. O prefeito não quer ouvir o povo, mas este quer ser ouvido. Hoje acontece mais uma reunião para organizar a próxima manifestação. “Faremos o que for preciso para chamar a atenção do prefeito, dos vereadores de situação, da mídia de forma geral, disse uma pessoa ontem na câmara de vereadores”.
O vereador Gilson assumiu que é a favor da construção do Complexo Penitenciário, porém não conseguiu apontar nenhum fator positivo, não conseguiu justificar sua posição. Os demais vereadores disseram que vão apresentar sua opinião só depois da vinda da Penitenciária. Aí será tarde demais.
O povo está assustado, com medo, precisa ser ouvido, tenho repetido com freqüência. O respeito ao cidadão imaruiense é o mínimo que os políticos que foram escolhidos para representá-los deveriam demonstrar nesse momento. É momento de união de todas as forças, empresários, comerciantes, Associações organizadas, escolas, igrejas, enfim, todos pelo bem de Imaruí.
Embora com a presença dos policiais, tudo transcorreu de forma pacífica e organizada. O povo demonstrou seu descontentamento através de gritos e vaias na saída de cada vereador de situação e secretários municipais presentes na sessão da câmara. O que é normal, pois a decepção é muito grande.
Infelizmente em plena época de natal estamos vivendo os piores momentos em Imaruí. A população está apreensiva, ela clama pelo diálogo. É preocupante, esperamos que durante a semana um fato novo aconteça por parte da administração e que possa mudar o quadro preocupante que estamos vivenciando.

7 comentários:

Gabriella Barreto Bez disse...

É lamentável! Falta de respeito, de consideração com o povo! Só quero ver onde isso tudo vai chegar...

Anônimo disse...

D. Elina,aqui e uma estudante do município de Imaruí,e estou revoltada com as atitudes irracionais que o Senhor Prefeito e seus vereadores aliados estão fazendo.Eu estava presente na reunião que teve na câmara dos vereadores e sinceramente me sinto menosprezada,e humilhada na situação em que nos encontramos.O POVO DE IMARUÍ VAI SIM CONSEGUIR TIRAR ESTA PENITENCIÁRIA.O POVO DE IMARUÍ NÃO DEIXARÁ BARATO.RESPONDO POR MIM UMA ESTUDANTE.Abraço

Michel Pereira Flauzino disse...

De uma olhada Vereadora, trata-se da luta do povo de São Pedro de Alcântara para ser lembrado como uma colonia Alema e não cidade que abriga um presidio...

http://www.youtube.com/watch?v=aNXWD9yAONM

Outrossim, estou disposto a ir junto a câmara demonstrar os pontos negativos da instalação de um presidio.

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

Michel, acho que temos que mobilizar a OAB nessa questão também, porque unidos seremos mais fortes. Falei com o Presidente hoje e peço que o amigo fale com ele nesse sentido

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

Michel, acho que temos que mobilizar a OAB nessa questão também, porque unidos seremos mais fortes. Falei com o Presidente hoje e peço que o amigo fale com ele nesse sentido

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gustavo disse...

Existem, neste caso, dois lados a serem analizados: infelizmente em nossa cidade não se discuti os benefícios e malefícios da instalação do complexo penitenciário, e sim, as pessoas que apoiam um ou outro. De um lado, a situação, onde aprova sem argumentar e questionar, todas as vontades do Sr. Prefeito, de outro, os dois vereadores de oposição, que também já tiveram chance de mostrar para a cidade suas respectivas maneiras de governar, que não vem ao caso neste momento. Senhor Prefeito, vai aqui uma sugestão: solicite uma audiência pública para esclarecer os fatos ao invés de divulgar, através das suas "bocas alugadas", que só irá se pronunciar depois da decisão oficial. A população que representas precisa de uma explicação!