sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Manifestação popular contra a Instalação do Complexo Penitenciário em Imaruí

Quem conhece Imaruí, sabe que o povo é pacífico, tranquilo, educado, receptivo e não está acostumado a manifestações. Não está habituado a lutar por algo que é determinado por alguém. Mas as coisas estão mudando, prova disso foi a manifestação realizada nessa sexta-feira na Praça Getúlio Vargas. Muitas pessoas estavam presentes externando sua opinião contrária a Penitenciária. Eram jovens, estudantes, professores, comerciantes, empresários, donas de casa, aposentados, enfim, as comunidades estavam presentes e disseram porque não querem a Penitenciária em Imaruí. Questionaram a omissão do prefeito que se afasta do povo e não fala sobre o assunto, mas está tratando de tudo junto ao governo do estado. Alguns secretários municipais e comissionados estavam na praça acompanhando a manifestação, até foram convidados para falar e dizer ao povo que estavam ali porque o prefeito quer instalar essa Penitenciária em Imaruí, mas se recusaram. As pessoas precisam ouvir do prefeito quais os pontos positivos que ele encontrou, o que ele realmente pode justificar sua atitude. Muitos depoimentos emocionados, choro, e revolta nas falas dos jovens, e demais representantes do povo. A indignação do povo será levada aos quatro cantos do município e muito mais além. As manifestações estão apenas começando.









Penitenciária Aqui NÃO!!!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Essas manifestações podem nos levar para um Imaruí diferente, mais confortável.
É isso gente!Vocês são maravilhosos! Força sempre!

Edjalma disse...

Se o prefeito não respeita a vontade do povo então este povo não deve respeito a esse prefeito.

Maria disse...

No momento da manifestação ligaram da secretaria de educação para as escolas e proibiram as professoras de irem participar, se por acaso saissem da escola, iriam ganhar falta.

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

Essa semana estive junto com outros Imaruienses conversando com o Prefeito de São Pedro de Alcântara a respeito da penitenciária existente no Município que ele governa. Disse ele que quando foi construído ele era Vereador e era contra, mas o Prefeito da época era a favor, assim como aqui em Imaruí e o mesmo foi construído. Passado algum tempo ele foi eleito Prefeito e o Governador queria construir um presídio na mesma cidade com o objetivo de levar o cadeião do Estreito para São Pedro de Alcântara. Ele resistiu não concedendo o alvará e chegou a se acorrentar com outros moradores em uma ponte para impedir que as máquinas iniciassem as obras e o governador desistiu de construí-la. Ele disse que a penitenciária só trouxe cuisas ruins para a cidade dele. Aduziu que perderam a identidade e deixaram de ser reconhecidos como a primeira colônia alemã no Brasil para ser a cidade da penitenciária. Que só se houve falar da cidade quando tem mortes, rebeliões e outras coisas negativas. Que a cidade perde com as estatísticas de doenças em virtude dos presos, de mortes e muitas outras questões que atrapalham o desenvolvimento da cidade. Que já foram presos familiares de presos com armas se preparando para assaltar moradores, que são várias as pessoas estranhas circulando pela cidade nos ônibus e veículos particulares. Diante de tantas coisas negativas é de se perguntar porque o Prefeito de Imaruí insiste nessa obra? Porque não fez uma audiência pública e discutiu com a comunidade sobre se ela quer a construção dessa obra? Hoje existem três vereadores que já se posicionaram publicamente contra a construção, sendo que existem outros seis que não sabemos o que pensam a respeito. Muito estranho isso tudo. Porque um Prefeito é como o síndico de um prédio, que é eleito para administrar o condomínio e só pode construir algo quando aprovado por maioria em assembléia. Porque o Município não é propriedade do Prefeito, ele não pode fazer aquilo que a população não aceita.

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

O Prefeito passa, mais cedo ou mais tarde teremos outros Prefeitos e essa é a regra do jogo. O que não pode é um Prefeito presentear os seus moradores comm uma obra que vai repercutir negativamente para Imaruí para o restante do tempo. Além de tudo isso, tem a questão sócio-ambiental, porque hoje em dia o que se vê são as penitenciárias serem retiradas de perto das residências para serem construídas bem afastadas. E no terreno que o Prefeito quer construir a penitenciária fica muito próximo de residências e de um colégio, sem contar com as nascentes e rio que existe no local. E todos que estão envolvidos nesse movimento tem tomado conhecimento das perseguições que estão sendo feitas contra as pessoas que vão anunciar as reuniões com ameaças diversas, ameaças contra a participação de professores nestas manifestações, ficando demonstrado de forma cristalina que a população se sente afrontada por sequer poder dizer que é contra. Como disse a professora Altair na sexta-feira na Praça Getúlio Vargas, a didatura acabou!!! Sabemos que os procedimentos para a instalação da penitenciária estão a todo vapor no governo do Estado juntamente com o Prefeito e por isso a população precisa se manifestar contra, deve ser acionado o Ministério Público, para que possamos impedir que isso se torne realidade. Como foi dito na sexta-feira na praça, não se trata de questão política. A construção da penitenciária vai atingir a todos os moradores sem distinção. Crianças, jovens, idosos, todos indistintamente serão atingidos. Aliás, estão de parabéns os diversos alunos que se manifestaram na sexta-feira, demonstrando que sabem o que querem para o seu município e são o seu futuro. Acredito que as entindades de classe devem se manifestar a respeito da vontade do prefeito de construir o complexo penitenciário aqui em Imaruí, assim como as igrejas instaladas em nosso Município, eis que até o presente momento se calaram a respeito do assunto. Até porque como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Se pensavam que era brincadeira, digo que tenho informações privilegiadas e várias pessoas presenciaram diversos funcionários de órgãos estaduais trabalhando dioturnamente para viabilizar o empreendimento. Então, se você é contra, não basta ser contra. Tem que se manifestar, procurar os seus vereadores e lideranças para dizer que é contra esse monstro que estão querendo trazer para a nossa cidade. Porque se não se manifestar e depois de iniciar a construção já será tarde e aí teremos perdas irreparáveis para nós e quem for morar daqui por diante em nosso Município.

Elina disse...

Maria, sei que esse não é seu verdadeiro nome, e só por isso já demonstra em que tipo de município estamos vivendo, onde as pessoas não tem liberdade de expressão.
Agora me desculpe, isso não é motivo para as professoras não terem participado da manifestação. Se fosse comigo seria um forte motivo para ir. É isso que está faltando, coragem para enfrentar esses ditadores. Quando acontecer esse tipo de coisa, façam diferente, e não esqueça de gravar as ameaças. Um abraço,

Elina disse...

Rodrigo, precisamos urgentemente procurar o Ministério Público e levar nossas denúncias em relação ao referido terreno. Você tocou num ponto crucial. Vamos agir rapidamente. Beijo,

Maria disse...

As pessoas mais velhas ainda acreditam que não vai haver construção de penitenciária,acham que é só especulação, por isso não estão se movimentando. Outros do partido do prefeito até são contra, mas não querem se manifestar para não perderem o emprego, tinha gente escondidinha escutando no dia da manifestação e não queriam que alguém da prefeitura os vissem, eu mesma cheguei a conversar com várias pessoas e me falaram isto. Quanto a penitenciária as pessoas não estão enxergando, que com os presos vem junto outras pessoas que não estão presas mas fazem parte do mesmo esquema de alguns presos e com isto nos sentiremos inseguros com certeza. E esta oposição o que está pensando? Ainda estão a favor só por política. Não reclamem quando acontecer alguma coisa com sua família, com seus filhos na escola, etc.

Elina disse...

Maria, acredito que você quis dizer Situação né?
Eu também penso assim, não é uma questão de ser a favor ou contra a pessoa do prefeito, e sim contra a atitude dele. Quem votou nele e quiser votar novamente fique a vontade. Agora nesse momento deveriam era procurar o prefeito e conversar com ele, enfrentá-lo antes que seja tarde demais.
Ele não é o dono do município, é apenas o gestor e não pode decidir sozinho. Compareça amanhã na Câmara de Vereadores, 18 horas.

CARLA disse...

Espero que depois desta manifestação a administração possa pensar mais no povo.
Dizer que os professores foram ameaçados, isto não, pois sou professora da Escola Pref. Portinho Bittencourt e o que nos foi passado é que cada um é responsável por seus atos.E realmente, seja em qualquer administração ocorre da mesma forma forma, pois quem está fora é muito facíl criticar, mas quem tem o poder sabe mesmo é cobrar.
É assim em todas as administrações, não é vereadora??????

Maria disse...

Eu quis dizer oposição nossa, pois não sou e nunca fui a favor deste prefeito. É só para esclarecer.

Elina disse...

"Carla", nós sabemos exatamente como aconteceu, não adianta querer "tapar o sol com a peneira". Aconteceu sim a ordem veio da secretaria e a diretora teve que repassar aos professores. E não acontece assim em todas as administrações, cada um tem seu próprio jeito de governar e igual a essa ainda não tinha visto. Mas os professores/as não foram por que não quiseram, pois a secretária não tem esse poder sobe eles.

Maria disse...

"Carla" dizer que cada um é responsável por seus atos, não é uma forma de coagir as pessoas? Não é uma ameaça?

Anônimo disse...

Bom dia vereadora Elina, porque o padre Realdo da igreja católica não se manifestou porque o Pastor da assembléia também não se manifestou porque o roty clube também não,ect...e outra entidades também estão quietas porque isso?

Elina disse...

Senhor Anônimo,
Não posso falar pelo padre nem pelos pastores, mas em relação ao Rotary tenho conhecimento que já solicitaram audiência com o prefeito, porém o mesmo não os atendeu. E também sei que participarem de uma reunião na última sexta-feira com entidades de classes, sindicatos e outros representantes da sociedade civil organizada do município de Imaruí, para discutir o assunto. Na oportunidade foi elaborado documento subscrito pelos presentes que será encaminhando ao Governador do Estado, ao Prefeito Municipal e ao Ministério Público Estadual, onde fica claramente demonstrada a insatisfação e a posição contrária à implantação do complexo prisional na cidade. As manifestações estão apenas iniciando...