quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Terreno onde será Construída a Penitenciária - Imaruí

Uma grande movimentação de lideranças, principalmente do prefeito e seus assessores, técnicos do governo do estado estão trilhando as estradas de Sertão de Cangueri nos últimos dias, o que tem deixado a vizinhança e toda a população de Imaruí assustada e preocupada. Após depoimento do prefeito na Rádio Litoral de que o povo poderia tranquilizar-se pois a penitenciária não viria mais para Imaruí, fomos surpreendidos com a notícia no diário catarinense e na RBS TV, de que as tratativas estavam acontecendo para a instalação no município.
A postura do prefeito mostra que tipo de administrador ele é, mostra o grau de comprometimento com a população, o respeito que ele tem com o município.
Se você cidadão, não concorda com  o que está acontecendo em Imaruí, participe no sábado, às 17 horas de uma reunião em Cangueri, Quadro da Capela. Venha conversar sobre o assunto, discutir, mostrar sua indignação. A reunião terá como objetivo elencar os problemas com a construção da Penitenciária e buscar as sugestões para impedir que isso aconteça em nosso município.
Leia a Matéria que diz que a penitenciária não será construída em Bom Retiro. Observe que lideranças estão unidas contra a construção, inclusive o prefeito, bem diferente de Imaruí, onde o chefe do poder executivo só tem trabalhado no sentido de trazer a penitenciária para Imaruí. Está diariamente no governo do estado tratando do assunto. 
Reflita sobre as palavras do governador:
"Durante o encontro, o governador informou que a penitenciária não será construída em Bom Retiro e que os estudos técnicos que estão sendo realizados é que definirão uma área adequada para abrigar a unidade. De acordo com ele, em algum lugar ela será erguida.  “Sabemos que existem pontos negativos, mas tem também os positivos, mas não é feitio do governo empurrar de ‘goela abaixo’ algo que a comunidade repudia”, destacou".

Vamos fazer a nossa parte, não deixando que o prefeito empurre "goela abaixo" dos imaruienses essa Penitenciária. Participe, dê a sua opinião, faça alguma coisa enquanto é tempo.

Terreno na Comunidade de Sertão de Cangueri que dá acesso a Comunidade de Aratingaúba, de São Luís, da Beata Albertina Berkenbrock, próximo da Escola Estadual Eulina Heleodoro Barreto, bem próximo do centro da cidade. Bem próximo de você cidadão imaruiense.










A hora é agora!!!

14 comentários:

Rodrigo Brasiliense Vieira disse...

Realmente um absurdo que está se concretizando, para tristeza da esmagadora maioria dos Imaruienses. Como acreditar nas palavras do Prefeito? É bem verdade que a maioria das promessas da campanha não foram cumpridas até agora, e por não cumprir as promessas nós já conhecíamos o Prefeito Municipal. Agora, recentemente ele foi na rádio e disse que estava tudo resolvido e que o complexo não viria mais para Imaruí. Não precisa sem fazer comentários: dá para acreditar na palavra do Prefeito de Imaruí? Além de tudo o que já foi dito e é falado diariamente nos quatro cantos do município, entendo que o local escolhido não pode ser aceito pela população. Fica próximo de um rio, próximo de várias residências, próximo de um colégio o que certamente deverá ser levado em consideração pelo Ministério Público e pelos demais órgãos competentes. Diz o ditado que cada vaga em sala de aula aberta se fecha uma porta no presídio. Em Imaruí é ao contrário: se fecha escolas e se abre um complexo penitenciário. A população precisa de mobilizar e fazer manifestações como ocorreram nas demais cidades que o Governador queria construir o Presídio, porque em Imaruí, ao contrário dos demais Municípios, o Prefeito Municipal concorda com a construção do complexo penitenciário e sete vereadores até agora não se pronunciaram a respeito do assunto.

Elina disse...

Ouvi ontem o seguinte: O prefeito têm 7 vereadores que fazem exatamente o que ele quer, e o povo têm 2. Nós estamos com o povo, somos 2 e mais a grande maioria do povo imaruiense. Vamos continuar a nossa luta. Não temos medo de falar e mostrar nossa posição ao contrário de "uns e outros". A luta é justa.

Anônimo disse...

É isso ai mesmo, vamos falar com o Juiz e com o Promotor de Justiça, mostrar para eles o lugar e vamos ver se eles vão conseguir se instalar lá, vamos ver o Ibama, a Fatma, mas tudo isso tem que ser feito rapidamente.

silvia (lg) disse...

oi amiga, qto tempo...
1º quero te parabenizar pelo blog

2º gostaria de ver a notícia de fábricas, se instalando em imaruí, não da penitenciária.

é uma pena!!

gde bjo

silvia quintão da silveira fermino

Elina disse...

Oi Sílvia, que saudade....
Obrigada! Tento fazer minha parte, orientando, denunciando, estando ao lado da população.
É um absurdo o que está acontecendo em Imaruí, ou melhor dizendo, nada acontece de bom, e agora essa notícia que entristeceu a todos.
Um abraço carinhoso,

Eu.... disse...

Segundo Nietzsche cada mestre não tem mais que um aluno e este aluno lhe será infiel, pois está predestinado a ser mestre também.
Segundo Nietzsche toda convicção é uma prisão.

....Gudhu... disse...

Professora Elin

Moro em Ibiraquera pretendo ir morar em Imarui,absurda esta atitude do prefeito,numa pacata regiaø aonde o turismo religioso,e as enormes possibilidades nauticas da lagoa,podem concretizar um desenvolvimento sustentavel....
....um presido com 2000 detentos tem muitos chefes de bandos,e a bandidagem vai ficar por perto.....comprometendo toda a segurança e a paz de Imarui....
....atravez de abaixo assinado da populaçaø repudiando a medida acho que da pra entrar pela promotoria do estado que vai fazer a defesa...naø sou do ramo mas ja vi isto acontecer outras vezes,é preciso contatar um advogado que esclareça o procedimento....

abraço Shanti (Livio Molari)

Elina disse...

Olá Gudhu,
Estamos nos organizando e tentando todas as possibilidades. O MP é uma das alternativas e com certeza vamos procurar. Temos um prefeito autoritário que não possibilita o diálogo, não ouve o povo, mas vamos fazer a nossa parte. Vamos torcer para que tudo dê certo e que você possa vir morar em Imaruí. Um abraço,

Anônimo disse...

é revoltante de mais isso o povo de Imaruí confia seu voto em alguém para mudar o município para o melhor e a administração do município acaba fazendo isso com os cidadoes de Imaruí, não sou do município mais minha mãe nasceu nesse local onde está para ser construído o presidio.. e tenho todos meu familiares no município de Imaruí, fora que mora em um municipio vizinho e no meu ver isso também é ruim para minha cidade.

Anônimo disse...

ESTAMOS EM ESTADO DE CHOQUE,ESSA PENITENCIARIA VAI TIRAR O SOSSEGO DE TODOS NOS,MAS NAO ESPERAVAMOS OUTRA ATITUDE, VINDO DESSE PREFEITO,QUE SO PENSA EM SEU BENEFICIO PROPRIO.NUNCA PENSOU EM FAZER ALGUMA COISA QUE PRESTASSE PARA OS IMARUIENSES.

Anônimo disse...

oi apoio vc e um abisurdo fazer um peneteciaria em imarui vamos fazer empresas e da trabalho para quem precisa.

Preservação Sustentável disse...

Reportagem da Globo sobre a penitenciária em Imaruí

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/07/construcao-de-penitenciaria-no-sul-desativa-complexo-de-florianopolis.html

Na reportagem da globo, mostra algumas imagens do terreno, onde parece ter um lago, depois encostas com mata nativa, e um morro cujo topo pode ser APP (área de preservação permanente).

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL – NCF deve ser cumprido em qualquer local do Brasil e no seu art. Art. 4o “Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei”

Ao redor de riachos é APP, no mínimo 30 metros.

É APP ao redor de lagos:
II - as áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais, em faixa com largura mínima de:
a) 100 (cem) metros, em zonas rurais, exceto para o corpo d'água com até 20 (vinte) hectares de superfície, cuja faixa marginal será de 50 (cinquenta) metros;
b) 30 (trinta) metros, em zonas urbanas;
Mas não se aplica nos casos em que os reservatórios artificiais de água não decorram de barramento ou represamento de cursos d'água.
No entorno dos reservatórios artificiais situados em áreas rurais com até 20 (vinte) hectares de superfície, a APP terá, no mínimo, 15 (quinze) metros.

Também são APP as encostas ou partes destas com declividade superior a 45°, equivalente a 100% (cem por cento) na linha de maior declive.

Também é APP no topo de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 (cem) metros e inclinação média maior que 25°, as áreas delimitadas a partir da curva de nível correspondente a 2/3 (dois terços) da altura mínima da elevação sempre em relação à base, sendo esta definida pelo plano horizontal determinado por planície ou espelho d'água adjacente ou, nos relevos ondulados, pela cota do ponto de sela mais próximo da elevação

No NCF, art 11: Define que em áreas de inclinação entre 25° e 45° é vedada a conversão de novas áreas, excetuadas as hipóteses de utilidade pública e interesse social.

Além disto tem a LEI FEDERAL DA MATA ATLÂNTICA que também tem que ser cumprida em qualquer local do Brasil onde tenha Mata Atlântica, que não permite desmatamento se a vegetação é primária ou secundária em estágio avançado de regeneração. Se estiver em estágio médio de regeneração só pode desmatar 50% e tem que compensar o que for desmatado.

Preservação Sustentável disse...

Duas reportagens sobre a penitenciária em Imaruí

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/07/construcao-de-penitenciaria-no-sul-desativa-complexo-de-florianopolis.html

e

http://www.notisul.com.br/n/seguranca/terraplanagem_comeca_brem_ate_3_meses-36592

“Iniciaremos o mais breve possível esta obra”, destacou a secretária de justiça e cidadania, Ada De Luca, durante a solenidade na capital. Ada está em fase de conclusão do processo de licitação, na modalidade carta-convite, para anunciar a empresa que vai elaborar os projetos de terraplanagem, levantamento topográfico, sondagem do terreno, impacto de vizinhança e estudo de impacto ambiental junto à Fatma.

Não sei como podem afirmar que as obras começam brevemente se ainda nem fizeram o os projetos de terraplanagem, levantamento topográfico, sondagem do terreno, impacto de vizinhança e estudo de impacto ambiental junto à Fatma

Vão fazer o licenciamento ambiental a toque de caixa?
Devem estar preparando algum “quebra galho”

O que o Ministério Público está fazendo? Será que está realmente empenhado em exigir o correto cumprimento das Leis Ambientais?

Elina disse...

O Ministério Público está investigando toda a situação que envolve a construção da Penitenciária, inclusive a suspeita de superfaturamento do valor do terreno. Aguarde!!!
Realmente é um absurdo dizerem que vão iniciar sem projeto e sem os procedimentos necessários. Mas a população está de olho, estamos acompanhando todos os passos, isso não vai acontecer como "eles" estão pensando. "Estamos de olho".