Aconteceu no último domingo, dia 25 de setembro a Convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB. Duas chapas concorreram, duas alas do partido, buscando a liderança, com objetivos distintos, e que dependendo do resultado mudaria significativamente os rumos do partido no município. De um lado a Chapa 1, Vereador Vanderlei Cunha, o Vando, Vereadora Elina, ex-prefeito Pedro Roussenq, ex-vereador Custódio, Totói, ex-vereador Vilmar, "Baxo" , os suplentes de vereadores, Anselmo e Solon, Pedro Pra, Nelson G. de Medeiros, Mario Cesar L. Gonzaga, "Paulo do bar", seu Chiquinho, primeiro vereador eleito pelo PMBD/Imaruí, Roberto do Nascimento (Roberto da malharia), Sidney G. de Almeida, Antônio Chico, Geraldo dos Passos, Roque Justino, Pierre Roussenq, Araken G. de Medeiros, Marcos Vinícius, dentre outros.
Do outro lado a Chapa 2, Adilson Dutra, Vereadora Regiane, Jailson Guarezi, Newton José Corrêa, (Niltinho), Quintino Guarezi, Iara Lúcia Dutra Corrêa, Janaina Guarezi, Irene Garcia, Maria do Carmo (Carminha), Jaison Barreto Bossle, Isolete Guarezi, Nilson Dutra (Magro), Fábio P. Corrêa, José Márcio, Nascimento Elpídio Herculano, Alex Cunha Vieira, dentre outros.
Foi uma convenção histórica, como dizia o ex-presidente Lula, "Nunca antes na história desse município" aconteceu uma convenção igual. O número de votantes foi bem expressivo, mostrou o quanto estavam dispostos a registrar sua vontade, seu pensamento em relação aos rumos do partido. Por existir uma disputa, movimentou o município, inclusive os demais partidos. Havia muita curiosidade para saber quem venceria. Alguns inclusive fizeram apostas. Mas prevaleceu a vontade da maioria dos PMDBistas. Venceu a Chapa 1.
Não é positivo uma divisão no partido, mas quando não se consegue afinar as ideias, tenta-se o respeito, mas quando nem isso é possível, a convivência entra em choque. Após a convenção a Vereadora Regiane anunciou na Rádio Litoral, no Programa Panorama das Cidades, no dia de ontem, sexta-feira, 30 de setembro, que está indo para o PSDB.
O PMDB construiu história ao longo dos anos em nosso município. É um partido forte, com ideologia, um partido que faz oposição ao atual prefeito, a péssima administração que está sendo feita em Imaruí.
Não podemos pensar isoladamente, ou em pequenos grupos, temos que pensar como grupo, respeitando-se as opiniões, principalmente dos mais experientes, daqueles que podem contribuir realmente com o grupo.
Enquanto vereadores precisamos ouvir o partido, afinal de contas o mandato não é nosso, o mandato é do partido, precisamos respeitar e levar os assuntos para serem discutidos nas reuniões internas do partido. Não queremos unanimidade, as divergências fazem parte do processo, mas os ideais do partido precisam estar acima dos interesses pessoais.
Vereador Vando, foi eleito Presidente do PMDB/Imaruí, cabe a ele a tarefa de unir àqueles que de fato quiserem continuar, e fazer deste um partido forte, com pessoas que realmente se identificam com os ideais partidários
Fizemos a nossa parte, não cantamos vitória antes do tempo, agora é trabalhar.
Não queremos coligação com o prefeito Amarildo (PSD), e por isso não concordamos com o que pregava a chapa 2. Quem falou em coligação com o governo Amarildo, foi a própria vereadora Regiane, já desde o mês de janeiro quando procurou o vereador Vando e o suplente de Vereador Totói, dizendo que iria assumir a Secretaria de Promoção Social e pediu o apoio deles. Ambos não concordaram e pediram que o assunto fosse levado ao conhecimento do partido, mas a vereadora não concordou e não participou de mais nenhuma reunião.
Não existe invenção, mentiras, o que aqui está colocado é fato. Você é aquilo que você faz, fala e demonstra em seu dia-a-dia. Você é o resultado de suas ações. Portanto, leitores, contra fatos não há argumentos.
Parabéns ao Vereador Vando e ao suplente de vereador Totói, pela postura, firmeza e respeito aos companheiros do PMDB. Vocês foram firmes e colocaram os ideais do partido acima dos interesses particulares. Vocês merecem o nosso respeito.
Fotos da Convenção. Clique para ampliar:
Deputado Federal Edinho Bez presente na Convenção