sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Projeto de Lei que altera o Plano de Cargos e Salários dos Professores

O Prefeito Amarildo Matos de Souza enviou o Projeto de Lei nº. 079/2011, de 25 de Outubro de 2011, que “Altera a Lei Complementar Municipal Nº005/2008 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Imaruí de 04 de Abril de 2008, e dá outras providências”. O Projeto vai ser votado na sessão do dia 31 de outubro pois foi enviado em Regime de Urgência. No entanto os professores só receberão o reajuste no mês de novembro. 
Alguns itens chamam a atenção:
Observem:
O Artigo 22 que trata da evasão escolar é questionável, pois a evasão é na turma? na escola? 
O Artigo 45 § 2 quando da escolha de vagas, o professor é chamado de acordo com a classificação, e escolhe a vaga, e já sabe que a mesma é vinculada, pois o professor afastou-se para ocupar uma outra função. Portanto, caso  professor retorne, este já sabe que perderá a vaga. Da forma como está no Projeto de Lei a Secretaria da Educação é que vai determinar qual vaga  professor assumirá, ou qual professor que será exonerado. Isso é um fato para o professor que sentir-se prejudicado buscar na justiça  seu direito.

§ 1 - Cria mais uma Coordenação, que aliás é o que mais existe nessa administração.

Sobre o pagamento do Piso Salarial, a informação é de que a proposta foi acordada com o sindicato e os professores.

Segue na íntegra as alterações feitas pela Administração:
















quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Complexo Penitenciário em Imaruí

Ontem a Rádio Bandeirantes de Imbituba fez uma enquete ao vivo no programa do Ciranda da Cidade, apresentado pelo "Paraíba", sobre a instalação do Complexo Penitenciário em Imaruí. O apresentador Venaldo Farias entrevistou 22 pessoas no centro da cidade, 21 disseram que são contra a construção do Complexo Penitenciário em Imaruí. 1 pessoa apenas disse que era a favor, desde que fosse instalado no interior do município (ele é morador do centro da cidade).
Ao ser entrevistado, o presidente da câmara, Vereador Gilson, disse que o prefeito reuniu lideranças e os vereadores para consultar sobre o assunto e todos disseram que são favoráveis. Eu fiz questão de entrar em contato com a rádio e dizer que não participei nem fui convidada para essa reunião, assim também aconteceu com o vereador Vando. O vereador Gilson disse que, eu como vereadora de oposição não poderia ser convidada pelo prefeito para a reunião. Estranho esse comentário do vereador Gilson, ou melhor, não tem nada de estranho, é a cara dessa administração que está aí. Totalmente antidemocrática.
Já falei aqui no Blog que fizemos um requerimento na câmara solicitando informações sobre o assunto e o mesmo foi rejeitado pelos vereadores: Pedro Raimundo, Regiane Damas, Mizinho, Enedino e Laércio, e o vereador Gilson como presidente não vota, mas que se votasse também seria contra. O vereador Vandinho estava ausente. Fica confirmado aqui a falta de interesse da administração em falar sobre o assunto. Só temos que lamentar a forma como foi discutido e reprovado nosso requerimento, pois nossa intenção era ter as informações de fato sobre o assunto e a partir daí poder fazer os encaminhamentos necessários junto a comunidade. Somos vereadores e como tal representamos a população, e sempre votamos favoráveis as projetos de lei que são encaminhados para câmara e que vão ao encontro dos interesses da população. Sempre fizemos questão de participar das reuniões para debater os assuntos que envolvem nosso município. A diferença é que não dizemos "Amém", colocamos nossa opinião, e a defendemos com argumentos, nesse caso específico estamos representando 90% da população imaruiense.
Está acontecendo justamente o que aconteceu com a "Nucleação das Escolas", o prefeito faz tudo de forma autoritária, sem dar oportunidade  ao povo de manifestar sua opinião. O povo imaruiense não tem  merecido respeito nem consideração por parte do prefeito Amarildo.
Segundo o prefeito, depois que o governador confirmar que vai ser construído em Imaruí, aí sim ele vai ouvir a população para escolher o melhor local, palavras do prefeito nas rádios. Tarde demais senhor prefeito, a consulta ao povo de Imaruí que lhe garantiu a vitória nas urnas e aos demais, deveria ser feita antes de levar o assunto ao governo do estado. Os terrenos já foram escolhidos e encaminhados para o governo do estado. O que caberá ao povo de Imaruí?
O assunto motivou uma onda de revolta na população, que está gerando discussões e aumentando o clima de tensão entre os moradores.
Parabéns à Rádio Bandeirantes de Imbituba que oportunizou as pessoas a oportunidade de se manifestarem sobre o assunto, que também preocupa Imbituba e os demais municípios vizinhos.
Amanhã o prefeito falará novamente sobre o assunto na Rádio Litoral, acompanhem o pronunciamento, e tirem as suas conclusões.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Construção do Complexo Penitenciário em Imaruí preocupa municípios vizinhos


Nesta segunda feira 24/10 o radialista João Batista Barreiros da rádio vitória FM, deu o primeiro passo rumo a uma conversa que com certeza vai mobilizar não só os lagunenses como também toda nossa região. Trata-se da possível construção do indesejável complexo penitenciário na vizinha cidade de Imaruí.
Continue lendo no Blog Apimentado 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Efeito Penitenciária - estigma de desagrado e insegurança


SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA. O efeito penitenciária. As 11 mortes registradas na cadeia neste ano criaram estigma que desagrada moradores da cidade.

No alto do morro, a igreja matriz. No comércio, um restaurante, uma imobiliária, Correios, um mercado. Nessas terras de sossego, o último assassinato ocorreu há 24 anos.
Mas é justamente pelas manchetes policiais que São Pedro de Alcântara está chegando à mídia. Os 11 presos assassinados, só neste ano, dentro do complexo prisional da Grande Florianópolis que a cidade abriga, estão gerando um estigma que moradores querem reverter. A prefeitura também pede uma compensação financeira.
Desde 2003, ano de abertura do complexo, o município não é mais lembrado como primeira colônia alemã do Estado, anfitriões das festas Oktobertanz e Stammtisch. Agora, aqueles que dizem viver em São Pedro de Alcântara recebem um rótulo de quem não conhece o lugar.
– Passamos constrangimento aonde vamos. Esses dias, ao comprar móveis em uma loja da Capital, dei meu endereço. A menina logo perguntou: ‘Ah, lá do presídio, né? – reclamou a auxiliar de serviços gerais Ivonete da Silva.

Continue lendo Aqui e tire as suas conclusões, caso o Complexo Penitenciário seja realmente instalado em nosso município.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Penitenciária - A diferença que faz a diferença



A visão de um prefeito é que faz a diferença para o desenvolvimento do município. Palhoça é um dos municípios que mais se desenvolve no Brasil. Lá o prefeito lutou para que não fosse implantado o Complexo Penitenciário. E aqui em Imaruí, o que se pode dizer????? Um município que tem uma administração que caminha na contramão provocando o retrocesso do desenvolvimento. Aqui o prefeito luta para que seja instalado o Complexo Penitenciário mesmo contra a vontade do povo. 
O que reserva o futuro para esse município? 

sábado, 8 de outubro de 2011

Presídio em Imaruí - Não

Todos os jornais estão noticiando a possibilidade do Complexo Penitenciário ser instalado em Imaruí. O prefeito está na contramão dos demais municípios do estado, enquanto os demais municípios não querem nem pensar na possibilidade, o prefeito solicita ao governador.
Leia matéria do NOTISUL
O que me deixa indignada é esta declaração do prefeito em relação ao interior do Município:

Sendo afastado do centro, não teria problema, vou conhecer a fundo o projeto, não faria nada sem falar com a população. Inclusive, já conversei com algumas lideranças”, revela o prefeito.
Quais foram as autoridades ouvidas???



Qual a diferença entre o centro da cidade, seus moradores e os do interior do município??? É um desrespeito, um ato discriminatório, é total falta de ética por parte do prefeito com a população do interior, da zona rural do nosso município.
Vamos todos dizer "NÃO" ao prefeito Amarildo em respeito a nós mesmos e principalmente às comunidades do interior.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Presídio no interior de Imaruí pode???

Toda a população de Imaruí está apavorada com a possibilidade da construção do Presídio em nosso município. Nas escolas o assunto toma conta das aulas, e a discussão e constante. Nos bares, nas esquinas, em todo lugar, o assunto é o mesmo. Ninguém quer, nem jovens, nem adultos, os mais vividos, enfim, o povo imaruiense diz "NÃO" ao prefeito Amarildo. 
No site da Rádio Litoral tem uma fala do prefeito que é totalmente discriminatória. Ele afirma que se o "Presídio for construído afastado do centro da cidade não apresentará problemas". Qual a diferença dos cidadãos que residem no centro ou no interior do município? Nosso município tem uma grande extensão territorial, e grande parte da população vive na zona rural, e merece o mesmo respeito e consideração.
O prefeito diz que já ouviu algumas autoridades? Quem são???
E o povo, não vai ser ouvido???
MOBILIZAÇÃO JÁ!!!
Presídio em Imaruí "NÃO"!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

COMPLEXO PRISIONAL EM IMARUÍ (Diário Catarinense)


Obra ainda sem terreno
Moradores de Palhoça fazem protesto 
Depois de Palhoça, governo recomeça os trabalhos para encontrar um lugar, mas em outra cidade Depois da Fundação de Meio Ambiente (Fatma) ter analisado mais de 10 terrenos no interior de Palhoça e indicar uma área sem problemas ambientais para a construção do complexo prisional de Santa Catarina, o governo recomeça a procurar um local em outra cidade.
Apesar de ter poder para decidir onde vai fazer a obra, a gestão de Raimundo Colombo parece querer evitar  indisposição com o prefeito Ronério Heiderscheidt, que sempre foi contrário ao projeto.
Para convencer outros municípios, o Estado deve oferecer benefícios financeiros. O problema é que nenhum  deles fica na Grande Florianópolis. Por lei, salvo casos especiais, os detentos não podem cumprir pena longe da região onde vivem suas famílias.
Imaruí, no Litoral Sul, é a única cidade que apresentou proposta formal para receber a obra, com a entrega de um ofício, em 21 de setembro.
– Buscamos benefício para o município, uma contrapartida de R$ 4 milhões e a entrada de algumas empresas para trabalhar em parceria. Antes, vamos discutir com a comunidade – garante o prefeito Amarildo Matos de Souza, que não considera que a prisão leve insegurança para Imaruí.
O prefeito de Capão Alto, na Serra, Antônio Coelho Lopes Jr, também teve conversas informais com membros do governo. Ele ficou animado com a proposta, que significa um décimo do produto interno bruto (PIB) da cidade.
Se for escolhida para receber a nova unidade, a população deve dobrar, já que a capacidade do prédio será de 2 mil presos.
Também na Serra, São José do Cerrito quer entrar na disputa. O presidente da Câmara e prefeito interino,  Antônio Paes de Oliveira, afirma que o município deve definir nesta semana se encaminhará o ofício pedindo para receber o projeto.
– Queremos saber se vai trazer lucro para o nosso município, que é pobre e agrícola.
Distância da Capital é um problema O secretário de Estado de Administração, Milton Martini, confirma o recebimento do ofício de Imaruí.
– Agora, precisa da avaliação da nossa equipe técnica e um parecer da Fatma – observa Martini, que não deu prazo para efetivar a escolha.
A falta de data põe dúvida se o governador conseguirá cumprir a promessa feita após a fuga em massa de 78 presos do Complexo de Florianópolis. Em junho, Colombo garantiu a obra pronta em 11 meses.
A secretária da Justiça e Cidadania, Ada de Luca, informou que a decisão está nas mãos no governador. Mas garante que o complexo deve estar na Grande Florianópolis, no máximo, no limite. Ou seja, em Imaruí.
As alternativas
QUEREM, MAS NÃO PODEM
CAPÃO ALTO
- População: 2.753
- Região: Serra
- PIB: R$ 44 milhões
IMARUÍ
- População: 11.672
- Região: Litoral Sul
- PIB: R$ 109 milhões
SÃO JOSÉ DO CERRITO
- População: 9.273
- Região: Serra
- PIB: R$ 90,8 milhões
PODE, MAS NÃO QUER
PALHOÇA
- População: 137.199
- Região: Grande Florianópolis
- PIB: 1,4 bilhão
Fonte: Federação Catarinense de Municípios (Fecam)


O prefeito Amarildo não consegue visualizar o que isto pode trazer de prejuízo ao município e aos municípios vizinhos. Como pensar em Turismo religioso? Como pensar em desenvolvimento de uma cidade bela, pacata, simples e tranquila, com a vinda de um Complexo Presidiário que poderá abrigar 2 mil presos?
Nossos terrenos valorizaram nos últimos 5 anos, muitas pessoas são atraídas pelas belezas naturais, e por tudo que já coloquei aqui. E o prefeito Amarildo quer dar um fim em tudo isso. 
Quando ele vai consultar a comunidade, se já encaminhou ofício ao governador???
Como pode um prefeito pensar na contramão da história dos imaruienses?
Fechou as escolas e agora quer construir um presídio.
Enquanto Palhoça disse NÃO, e é isso que nos devemos fazer, o prefeito Amarildo solicita ao governador, sem ouvir a população.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Complexo Penitenciário poderá ser construído em Imaruí (esta é a vontade do prefeito Amarildo)

O povo de Imaruí foi tomado por uma notícia preocupante no dia de hoje, 03 de outubro, em relação a intenção do prefeito Amarildo, que dê olho na contrapartida no valor de R$ 4 milhões de recursos estaduais destinados para investimentos no município, demonstrou interesse de sediar o Complexo Penitenciário em nosso município. Através do ofício 276/2011, o prefeito Amarildo colocou o município de Imaruí a disposição do governador Raimundo Colombo.
Clique na foto para ampliar


Enquanto o prefeito de Palhoça comemora que o Complexo não será construído em seu município, o prefeito de Imaruí, sem qualquer consulta, planejamento ou qualquer outra manifestação de democracia em respeito a população, deixa o município e a população numa situação bastante preocupante.
Observe a reação do prefeito de Palhoça:
Depois da manifestação oficial contrária do prefeito Ronério Heiderscheidt ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, a Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti e ao governador do Estado, Raimundo Colombo, o complexo penitenciário que estava previsto para ser construído na Baixada do Maciambú, em Palhoça, deverá ser implantado em outro município catarinense. 
Confira notícia Aqui 
Acompanhe mais notícias Aqui

Leia o que diz Cacau Menezes em sua coluna de hoje, no Diário Catarinense:

Sorteio de presos
Município nenhum de Santa Catarina quer receber a nova penitenciária a ser construída para substituir o presídio de Florianópolis. O prefeito de Palhoça dá pulo de metro e meio quando ouve falar que o complexo pode ficar na sua cidade. Então, só tem uma solução. Colocam-se os nomes dos 293 municípios catarinenses numa urna, agita-se bem e tira-se um sortudo. Na cidade “ganhadora”, constrói-se a nova penitenciária. Há municípios tão pequenos no Estado que a população carcerária pode ser maior do que o número de habitantes.


Precisamos nos mobilizar enquanto sociedade, autoridades, povo em geral e dizer não ao prefeito Amarildo, que mais uma vez vai contra o povo imaruiense. O assunto precisa ser discutido com o povo imaruiense, e não somente ser considerado a opinião do prefeito.

sábado, 1 de outubro de 2011

Convenção do PMDB em Imaruí

Aconteceu no último domingo, dia 25 de setembro a Convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB. Duas chapas concorreram, duas alas do partido, buscando a liderança, com objetivos distintos, e que dependendo do resultado mudaria significativamente os rumos do partido no município. De um lado a Chapa 1, Vereador Vanderlei Cunha, o Vando, Vereadora Elina, ex-prefeito Pedro Roussenq, ex-vereador Custódio, Totói, ex-vereador Vilmar, "Baxo" , os suplentes de vereadores, Anselmo e Solon, Pedro  Pra, Nelson G. de Medeiros, Mario Cesar L. Gonzaga, "Paulo do bar", seu Chiquinho, primeiro vereador eleito pelo PMBD/Imaruí, Roberto do Nascimento (Roberto da malharia), Sidney G. de Almeida, Antônio Chico, Geraldo dos Passos, Roque Justino, Pierre Roussenq, Araken G. de Medeiros, Marcos Vinícius, dentre outros.
Do outro lado a Chapa 2, Adilson Dutra, Vereadora Regiane, Jailson Guarezi, Newton José Corrêa, (Niltinho), Quintino Guarezi, Iara Lúcia Dutra Corrêa, Janaina Guarezi, Irene Garcia, Maria do Carmo (Carminha), Jaison Barreto Bossle, Isolete Guarezi, Nilson Dutra (Magro), Fábio P. Corrêa, José Márcio, Nascimento Elpídio Herculano, Alex Cunha Vieira, dentre outros.
Foi uma convenção histórica, como dizia o ex-presidente Lula, "Nunca antes na história desse município" aconteceu uma convenção igual. O número de votantes foi bem expressivo, mostrou o quanto estavam dispostos a registrar sua vontade, seu pensamento em relação aos rumos do partido. Por  existir uma disputa, movimentou o município, inclusive os demais partidos. Havia muita curiosidade para saber quem venceria. Alguns inclusive fizeram apostas. Mas prevaleceu a vontade da maioria dos PMDBistas. Venceu a Chapa 1.
Não é positivo uma divisão no partido, mas quando não se consegue afinar as ideias, tenta-se o respeito, mas quando nem isso é possível, a convivência entra em choque. Após a convenção a Vereadora Regiane anunciou na Rádio Litoral, no Programa Panorama das Cidades, no dia de ontem, sexta-feira, 30 de setembro, que está indo para o PSDB.
O PMDB construiu história ao longo dos anos em nosso município. É um partido forte, com ideologia, um partido que faz oposição ao atual prefeito, a péssima administração que está sendo feita em Imaruí. 
Não podemos pensar isoladamente, ou em pequenos grupos, temos que pensar como grupo, respeitando-se as opiniões, principalmente dos mais experientes, daqueles que podem contribuir realmente com o grupo.
Enquanto vereadores precisamos ouvir o partido, afinal de contas o mandato não é nosso, o mandato é do partido, precisamos respeitar e levar os assuntos para serem discutidos nas reuniões internas do partido. Não queremos unanimidade, as divergências fazem parte do processo, mas os ideais do partido precisam estar acima dos interesses pessoais.
Vereador Vando, foi eleito Presidente do PMDB/Imaruí, cabe a ele a tarefa de unir àqueles que de fato quiserem continuar,  e fazer deste um partido forte, com pessoas que realmente se identificam com os ideais partidários   
Fizemos a nossa parte, não cantamos vitória antes do tempo, agora é trabalhar. 
Não queremos coligação com o prefeito Amarildo (PSD), e por isso não concordamos com o que pregava a chapa 2. Quem falou em coligação com o governo Amarildo, foi a própria vereadora Regiane, já desde o mês de janeiro quando procurou o vereador Vando e o suplente de Vereador Totói, dizendo que iria assumir a Secretaria de Promoção Social e pediu o apoio deles. Ambos não concordaram e pediram que o assunto fosse levado ao conhecimento do partido, mas a vereadora não concordou e não participou de mais nenhuma reunião.
Não existe invenção, mentiras, o que aqui está colocado é fato. Você é aquilo que você faz, fala e demonstra em seu dia-a-dia. Você é o resultado de suas ações. Portanto, leitores, contra fatos não há argumentos.
Parabéns ao Vereador Vando e ao suplente de vereador Totói, pela postura, firmeza e respeito aos companheiros do PMDB. Vocês foram firmes e colocaram os ideais do partido acima dos interesses particulares. Vocês merecem o nosso respeito.
Fotos da Convenção. Clique para ampliar:







Deputado Federal Edinho Bez presente na Convenção