terça-feira, 31 de agosto de 2010

Perto do cidadão

Dia nove de setembro em Araranguá terá inicio um projeto do Ministério Público que merece elogios. Pela primeira vez o Procurador-Geral de Justiça deixará o gabinete e junto com promotores manterá contato direto com lideranças comunitárias e o cidadão. Trata-se do "MP vai às ruas". O que significa isso? Os moradores poderão falar dos problemas da sua comunidade em audiências públicas buscando o apoio e a orientação do Ministério Público. O Procurador-Geral, Gercino Gomes Neto, fará hoje uma exposição à imprensa deste trabalho, que também servirá para o MP de Santa Catarina construir o seu planejamento estratégico.
Ótima idéia, considerando todas as irregularidades, todo desrespeito,seria muito bom que acontecesse em Imaruí.O povo poderia manifestar sua insatisfação, tirar suas dúvidas, buscar a justiça. Quem sabe a idéia vai sendo incorporada e chega até nosso município.

Saiba se os candidatos a presidência pensam como você (Teste online da VEJA)

Eu Lembro http://bit.ly/a1aYWY Saiba se os candidatos a presidência pensam como você (Teste online da VEJA)
Clique aqui:
bit.ly
Leia declarações dos presidenciáveis José Serra, Dilma Rousseff, e Marina Silva, escolha as que mais se aproximam da sua opinião e descubra com quem você tem mais afinidades

domingo, 29 de agosto de 2010

TCE/SC e SED lançam projeto para estimular jovens a fiscalizar gastos públicos

O Tribunal de Contas de Santa Catarina lança, na segunda-feira (30/8), às 14 horas, no início da sessão do Pleno, o projeto “TCE nas Escolas” que vai chamar a atenção dos estudantes do ensino médio da rede pública do Estado sobre a importância de acompanhar e fiscalizar os gastos públicos como exercício de cidadania. O projeto, uma iniciativa do TCE/SC, será desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e deve atingir aproximadamente 200 mil alunos, entre 14 e 17 anos, das três últimas séries da educação básica.
      Durante o ato, o presidente do Tribunal, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, e o secretário de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, vão oficializar a parceria entre as duas instituições. O principal instrumento de mobilização do projeto será a realização de um concurso de redação com o tema “Tribunal de Contas – orientar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público em favor da sociedade”. Wan-Dall também vai apresentar a revista em quadrinhos, produzida pelo TCE/SC, que será distribuída nas 854 escolas do ensino médio mantidas pelo Estado, para incentivar os alunos a participar do concurso, além de subsidiar as atividades a serem desenvolvidas nas escolas, sob a responsabilidade da Secretaria da Educação.
     O gibi “No Fim das Contas...” — que mostra com linguagem de fácil compreensão como TCE/SC fiscaliza a aplicação do dinheiro público e incentiva o leitor a ser parceiro do órgão fiscalizador — também vai reforçar a ideia do exercício da cidadania e do controle social.
     “Vamos incentivar os jovens a refletir sobre o papel do Tribunal de Contas e mostrar que cada cidadão é responsável pela fiscalização dos gastos públicos e, por conseqüência, pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o conselheiro Wan-Dall, que aposta na iniciativa para despertar a consciência das novas gerações.
     O projeto “TCE nas Escolas” também quer aproximar o Tribunal de Contas dos jovens e mostrar o quanto o trabalho da Instituição — como fiscal da execução dos orçamentos públicos do Estado e dos 293 municípios catarinenses — tem reflexos no seu cotidiano, no de sua família, e no bem estar de toda sociedade. A proposta é investir na formação das novas gerações e incentivar o exercício da cidadania e do controle social, a exemplo do que já acontece na campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, iniciativa do Ministério Público estadual, de alcance nacional que teve o TCE/SC como o primeiro parceiro.
Planejamento Estratégico
     O “TCE nas Escolas” será uma primeira experiência voltada a uma maior aproximação do órgão fiscalizador com a comunidade escolar. A intenção é desmistificar o trabalho e simplificar a linguagem própria de quem é responsável pelo controle dos gastos públicos. Tudo para incentivar o exercício do controle social, em favor do aprimoramento da gestão do dinheiro público e para o bem de toda a coletividade.
     O projeto se enquadra nos objetivos do Planejamento Estratégico 2008-2011 do TCE/SC, que busca fortalecer a imagem da Instituição perante a sociedade e ampliar parcerias com entidades públicas e privadas. Até 2011, a meta do Tribunal é ser reconhecido como referência no controle da gestão pública, pela qualidade, tempestividade, celeridade e uniformidade de suas decisões. A parceria com a Secretaria de Educação, para o desenvolvimento do projeto e, em especial, do concurso de redação, também pretende fortalecer as ações de controle externo.

Simulação de votação na Urna Eletrônica


Você sabe como votar? Faça uma simulação de votação na urna eletrônica.
Vote aqui (Eleição Nacional)

sábado, 28 de agosto de 2010

Curso a distância gratuito para educadores: prevenção ao uso de drogas

Está aberta a pré-inscrição para o curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com os Ministérios da Justiça e da Educação.

A pré-inscrição pode ser realizada pelo site  http://www.cursoeducadores.senad.gov.br e outras informações podem ser obtidas pelo email prevencao@cead.unb.br ou pelos telefones (61) 3224.9471/3349.6007 ou 3307.2049.

O curso é gratuito e será oferecido na modalidade de Educação a Distância - EaD. A capacitação terá duração total de 6 (seis) meses e certificação de extensão universitária, com carga horária de 180 (cento e oitenta) horas, expedida pela Universidade de Brasília - UnB.

Cada escola deverá inscrever um grupo de, no mínimo, 5 e, no máximo, 10 educadores que, ao final do curso deverá apresentar um projeto final de prevenção, específico para a realidade da escola.

Fonte: Juventude.gov.br

Presidente Lula sanciona lei que pune quem fala mal de pai ou mãe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, no último dia 26 (quinta-feira), a lei que estabelece punição para pai ou mãe que tenta desconstruir a imagem do outro genitor para o filho, ato conhecido como alienação parental. A sanção vai ser publicada amanhã (28) no "Diário Oficial da União", mas a Casa Civil não soube informar quando as novas regras passam a valer.

Lula vetou dois artigos da lei. O primeiro propunha a possibilidade de mediação extrajudicial para solucionar disputa entre os pais, o que o governo considerou inconstitucional.

O segundo estabelecia pena de seis meses a dois anos de detenção para o genitor que fizesse contra o outro uma denúncia falsa de conduta que pudesse levar à redução da convivência com a criança. O governo considerou que a medida prejudica a criança e que, além disso, já existem outros mecanismos punitivos para casos como esse, entre eles a inversão de guarda.

Entre os atos que configuram alienação parental, segundo a lei, estão dificultar o contato da criança com os genitores e as visitas regulamentadas, omitir informações da criança e mudar de cidade ou país para prejudicar o convívio com o outro genitor.

Folha de São Paulo

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sugestão de filmes para os professores

  • Escritores da liberdade
  • Sociedade dos poetas mortos
  • A voz do coração
  • Vem dançar
  • Conrack
  • Mr. Holland
  • Adorável professora
  • Escola da vida
  • O triunfo
  • A educação de pequena árvore
  • A língua das mariposas
  • Gênio indomável
  • Duelo de Titãs
  • Ao mestre com carinho
  • Céu de outubro
  • Pro dia nascer feliz
  • Entre os muros da escola
  • Crianças invisíveis
  • O sorriso da Mona Lisa
  • O quadro negro

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Carlos Gomes Escola Núcleo ou Escola Pólo

Carlos Gomes foi transformada em escola pólo, como diz a secretaria de educação.
Vejamos através das fotos se a escola está preparada para receber com qualidade alunos e professores:


Falta calçada na lateral

Telhado caindo

Forro desabando

Infiltração

Super buraco

Perigo

Quadra de esportes

Espaço para atividades físicas



O relatório feito pela FAEPSUL, da escola Carlos Gomes tem 42 páginas. Ali demonstra que o número de alunos era o seguinte:
Educação Infantil: 61 alunos
1° Ano - 30 alunos
2° Ano - 33 alunos
3° Ano - 34 alunos
4° Ano - 35 alunos
Aceleração - 09 alunos (????)
Total - 132 alunos

As observações são bem significativas em relação às péssimas condições da estrutura física, em todos os sentidos. Fachada anterior do prédio da escola, pintura das paredes envelhecida e descascando. Todas as janelas do prédio precisam de revisão e regulagem. Muro da parte da frente da escola é baixo, e a lateral do prédio é aberta, necessitando de construção de calçadas e reparos no muro da lateral do prédio. A quadra poliesportiva encontra-se em total abandono, existe apenas um piso de concreto, necessitando de reforma geral, inclusive de pintura das linhas demarcatórias e a colocação de traves, e reforma nas tabelas de basquetebol que encontram-se danificadas. Além disso foi encontrado um cano de esgoto ao lado da quadra, buracos na grade de proteção, que foi considerada muito baixa e com vários arames soltos. O prédio onde fica o auditório necessita de manutenção no sistema de calhas e substituição de vidros quebrados. No prédio sede há necessidade de pintura nas paredes, manutenção nos telhados para correção de infiltrações e ainda manutenção na iluminação e instalação elétrica geral. Foi apontado a necesidade de revisão geral, principalmente nas salas de aula, todas necessitam de pintura, maior quantidade de lâmpadas e manutenção nas portas e janelas. Os interruptores dos ventiladores precisam ser melhor instalados, pois estão dependurados na parede pelo fio elétrico oferendo risco devido a ocorrência de curto-circuito ou até mesmo choques elétricos.A escola possui uma ampla sala de informática, porém nem todos os computadores funcionam e os alunos e professores não tem acesso à internet. A Biblioteca necessita de livros para o seu acervo, e mesas de estudo. Os banheiros necessitam de manutenção geral.
As Considerações Gerais da empresa:
"É uma escola muito bem localizada, com boa estrutura física. Conta com amplo espaço físico, biblioteca, sala de vídeo e um prédio auditório. Necessita principalmente de pintura e manutenção nas  paredes e aberturas. A instalação elétrica de todo o prédio deve passar por uma revisão, haja vista que segundo relatos dos próprios funcionários, esta é muito antiga e apresenta risco. A quadra poliesportiva está completamente danificada e também necessita de reparos."
(Relatório FAEPSUL - páginas 74 à 116)

Fico me perguntando, e não encontro as respostas: Como um prefeito e uma secretária de educação, tem acesso a um relatório dessa natureza e mesmo assim trazem os alunos  e professores de escolas que estão muito melhores em muitos aspectos, e depositam de forma irresponsável, numa escola que apresenta inclusive riscos sérios à segurança de todos que ali estudam, trabalham, que ali estão durante o dia? O que realmente significa qualidade na educação para esses gestores? Por que não prepararam a escola primeiro, melhoraram a estrutura física para depois nuclear? O que realmente está por trás dessa nucleação feita de forma irresponsável?

Observação - O relatório mostra o que estou afirmando.




Me digam se isso é qualidade na estrutura física? Não precisa ser engenheiro, nem bombeiro, nem fazer parte da vivgilância sanitária, para emitir um parecer. 
É interessante que a escola recebeu reforma com recursos do Escola Ideal, no ano de 2008, incluindo o telhado.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Legislação e sites para consulta



  • Lei nº 11.947/2009 - Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências.
  • Lei nº 11.645/2008 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Resolução CNE nº 2/2008 - Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo.
  Existe uma lei, chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina os pontos comuns que a educação escolar deve cumprir em cada escola existente em cada estado e em cada município do Brasil. Essa lei garante uma boa educação a todos. Só é preciso que os governantes a cumpram!

    A pesquisa também pode ser feita nos links abaixo, que disponibilizam o conteúdo integral de: 
    Plenarinho – site infantil da Câmara dos Deputados
    Unicef Kids – site para crianças do Fundo das Nações Unidas para a Infância
    Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
    http://www.obscriancaeadolescente.org.br/

    Site da Criança Segura – organização que tem a missão de promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes

  • Cartilhas



  • cartilha Direito  de aprender



  • cartilha Direito  à  Educação




  • cartilha Todos têm direito a ter direitos 





  • Alimentação como fonte de saúde

        sábado, 21 de agosto de 2010

        Programa Nacional de Alimentação Escolar

        Conheça mais sobre o Programa Nacional de Alimentaão Escolar:
        Clique aqui:
        Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE 

        Se você quiser conhecer o Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Imaruí,  (CAE), vá na parte superior central da página e clique em "Conselho de Alimentação Escolar". Em seguida clique em "consulta ao conselho do CAE". Ao abrir coloque o estado, município e mandatos, e em 29\04\2009, depois clique em espelho, no centro da página. Conheça os membros do conselho.

        Para você acompanhar os recursos recebidos pela prefeitura municipal de Imaruí, vá em http://www.fnde.gov.br/ - no meio da página, clique em "Liberação de Recursos de programas do FNDE"

        Prenecha com Estado - SC, município- Imaruí, e coloque entidade -prefeitura - Clique em "Buscar".  Acompanhe a liberação dos recursos do FNDE.

        Fábrica de Gelo em Imaruí



        Muito foguete, inauguração, entrevista na rádio, e não se vê a fábrica de gelo funcionar. O prefeito Amarildo, falou na semana passada na rádio que naquele dia estaria sendo liberada, mas até o momento nada mudou...
        O que existe de verdade impedindo o funcionamento.

        O povo quer saber...

        sexta-feira, 20 de agosto de 2010

        Vestibular UFSC\2011

        Publicado o Edital  para o Vestibular 2011, da UFSC . As inscrições para solicitação de isenção da taxa de inscrição estão abertas de 13 de agosto até 13 de setembro de 2010. Confira a agenda aqui: http://www.vestibular2011.ufsc.br/index.php?s=agenda

        A isenção total é direcionada a candidatos que comprovarem situação socioeconômica que impossibilite o pagamento. Será concedida a estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que comprovarem baixa renda por meio de documentação. 
        Para os alunos inscritos em uma Licenciatura ou Pedagogia, pela primeira vez, a UFSC vai conceder isenção parcial (50% da taxa de R$ 90,00).

        Todas as orientações estão no Edital. A relação das isenções totais aprovadas será divulgada no dia 28 de setembro, no site www.vestibular2011.ufsc.br e nos Postos de recebimento da documentação.

        O Vestibular UFSC/2011 será realizado nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2010. A alteração de um dia em relação ao previsto no Calendário Acadêmico da UFSC foi motivada pelo fato de que 18 de dezembro marca o aniversário de 50 anos da Instituição. 
        As provas acontecem nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. As inscrições para o concurso serão realizadas somente pela internet, no site www.vestibular2011.ufsc.br, no período de 28 de setembro a 27 de outubro.

        Atenção: Inscrições abertas para o Pré-vestibular gratuito da UFSC

        O Pré-Vestibular da UFSC surgiu para atender a necessidade de estudantes que não dispõem de recursos financeiros para freqüentar cursos preparatórios para o vestibular. Este projeto veio beneficiar este público, que tem grande dificuldade de entrar em universidades, especialmente as públicas. Além de ser gratuito e ter sido possível graças às parcerias  realizadas, o Pré-Vestibular da UFSC busca o desenvolvimento da educação local, da cidadania e o melhor preparo da comunidade para o mercado de trabalho. 
        Como: através de processo Seletivo - inscrições pelo site. www.prevestibular.ufsc.br
        Quando: Processo Seletivo 2010.2 de 06 a 25 de Agosto - ACESSE AQUI O EDITAL.
        Critérios de Seleção: ACESSE AQUI O EDITAL.
         O Pré-Vestibular da UFSC oferece aos seus alunos: 
        Apostilas e empréstimos de livros gratuitamente           
        Turmas de Extensivo, Semi-Extensivo e Super Intensivo
        Orientação Profissional com o LIOP
        Atividades anti-ansiedade com os vestibulandos
        Cobertura durante todo o vestibular           
        Aulas de aprofundamento aos sábados
        História e Geografia de Santa Catarina
        Atualidades
        Aulas de preparação para questões discursiva
        Simulados com questões discursivas

        Realizar a inscrição pela internet até às 18h do dia 25 de agosto.Para os estudantes de Imaruí que tiverem interesse o local mais próximo é Tubarão.
        Enviar o Comprovante de Inscrição e a documentação até o dia 25 de agosto, nos locais e horários definidos pelo edital. Feita a inscrição o aluno deve aguardar o resultado pelo no site do Pré-Vestibular da UFSC (www.prevestibular.ufsc.br), no site da Secretaria de Estado da Educação (www.sed.sc.gov.br) e afixado nos murais do Hall da Reitoria da UFSC e das escolas onde ocorrerão as aulas do curso, no dia 15 de setembro de 2010.
        Confira o passo-a-passo para inscrição: http://www.prevestibular.ufsc.br/seletivo20102/passoapasso.html

        quinta-feira, 19 de agosto de 2010

        Eleições - Documentos obrigatórios para votar em 2010

        Diferente das eleições anteriores, que o eleitor podia votar apenas com o Título de Eleitor ou com outro documento pessoal oficial, nas eleições de 2010 será obrigatória a apresentação do Título de Eleitor acompanhado de um documento oficial com fotografia.

        Serão aceitos pela Justiça Eleitoral, juntamente com o título, qualquer documento de valor legal equivalente à carteira de identidade, como: identidades funrcionais (OAB, CREA, CRM, etc); certificado de reservista; carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

        É importante que o eleitor verifique se os seus documentos estão em dia, pois não será possível votar apenas com o documento de identidade ou apenas com o título eleitoral.

        Caso não tenha mais o seu título, compareça ao Cartório Eleitoral mais próximo até o dia 23 de setembro.
        Essa exigência é decorrência de alteração na legislação eleitoral. (Lei 12.034/2009 Art.91-A)
        www.tre-sc.gov.br 

        quarta-feira, 18 de agosto de 2010

        Para aprender inglês

        Depois de ouvir em tudo o que é lugar as pessoas dizerem “Eu preciso aprender inglês”, Carlos Gontow, professor de inglês e diretor de Teatro, resolveu montar o blog “Dicas Para Aprender Inglês”. Segundo Gontow, não existe um único segredo para o aprendizado do idioma. “Existem vários. As pessoas são diferentes e aprendem de maneiras diferentes. O que elas precisam é descobrir qual a melhor maneira para aprenderem”, afirma. Gontow é professor de inglês há mais de 23 anos, para crianças, adolescentes e adultos.
        Fonte: Nota 10 - Notícias diárias sobre educação

        terça-feira, 17 de agosto de 2010

        Audiência discute piso salarial dos professores

        A Comissão de Educação e Cultura da Câmara discute hoje (17/08) à tarde em audiência pública o piso salarial nacional dos professores do ensino básico. O piso foi reajustado em 7,86% no início do ano, passando de R$ 950 para R$ 1.024.
        Na opinião do deputado Severiano Alves (PMDB-BA), o Congresso Nacional tem o papel preponderante de fiscalizar o cumprimento da lei do piso salarial e de resgatar o respeito aos professores de ensino básico, pois essa luta começou a ser construída justamente na Câmara.
        http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/download.asp?dataMateria=TV\2010\08\&nomeArquivo=tvcahojetarde20100817_link_professores.wmv 

        Créditos:

        - Paula Medeiros – repórter
        - Deputado Severiano Alves (PMDB-BA)
        Fonte: TV Câmara
        E no município de Imaruí, o que está sendo feito em relação ao piso salarial dos professores? Existe discussão sobre o assunto? Essa vereadora juntamente com os demais representantes da UDI enviaram indicação ao prefeito Amarildo Matos de Souza, no ano de 2009 e no ano de 2010, solicitando o pagamento que é direito do professor. Infelizmente até o momento não vimos nem boa vontade por parte da administração municipal. Não podemos pensar em educação de qualidade enquanto os professores não forem valorizados, enquanto não receberem um salário digno.

        Aprovada proposta que garante escola para portadores de deficiência com mais de 18 anos

        Um comissão especial da Câmara aprovou hoje (17/08) a proposta de emenda à Constituição que garante vaga na rede regular de ensino para os portadores de deficiência mental ou intelectual com mais de 18 anos. Atualmente, a Constituição já garante esse direito, mas não especifica a idade. Por isso, na pática, as secretarias estaduais e municipais de Educação entendem que, ao completar 18 anos, os portadores de deficiência mental ou intelectual perdem este direito.
        A proposta segue agora para a análise do plenário da Câmara.
        Crédito:
        - Dep. Paulo Delgado (PT-MG) - Relator
        Fonte: TV Câmara

        Concurso Cultural - Culturas Afro-Brasileira e Indígena

        Olá,
        Olha o que encontrei no Blog Educação em Pauta:
        Esta dica é muito interessante. Que tal viver uma aventura com seus alunos? Confira:
        Para estimular a troca de experiências no vasto território brasileiro, a Editora FTD lança um novo concurso cultural. A iniciativa desafia os alunos do 5º ao 9º anos, das escolas públicas e privadas de todo o Brasil, a escrever a melhor resposta, em apenas 120 caracteres, para a pergunta: “Por que devemos valorizar a Cultura Afro-Brasileira e Indígena?”. Os autores das 5 melhores frases e os seus respectivos professores ganharão uma viagem para o Hotel da Selva Ariaú Amazon Tower, com direito a levar um acompanhante cada. Estão inclusos passeios em aldeias indígenas, além de observação noturna de jacaré e até pesca de piranhas.

        Os interessados devem preencher o formulário disponível nas escolas e também no hotsite  Os interessados devem preencher o formulário disponível nas escolas e também no hotsite www.ftd.com.br/concursocultural e enviá-lo via correio para o departamento de marketing da editora (Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista, São Paulo/SP, CEP 01326-010) até 12 de setembro. O resultado final da promoção será divulgado no dia 20 de outubro de 2010, no site da campanha.


        Serviço
        Concurso Cultural Afro-Brasileiro e Indígena
        Editora FTD – SAC 0800-158555
        Informações pelo site: www.ftd.com.br/concursocultural

        Eleições 2010 - Passo-a-passo

        Você vota primeiro em DEPUTADO ESTADUAL/ DISTRITAL. Para esse cargo são cinco dígitos. Após conferir o nome, a foto e o número do candidato, pressione "confirma" ou "corrige". A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
        O segundo voto é para DEPUTADO FEDERAL. Agora são quatro dígitos. Proceda da mesma maneira para confirmar ou corrigir. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
        O terceiro e o quarto votos são para as duas vagas a SENADOR. São três dígitos. A novidade é que agora, ao digitar o número, aparecerão também as fotos e os dados dos suplentes. Atenção! Você deve votar em dois candidatos diferentes. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
        O quinto voto é para GOVERNADOR. Ao digitar o número do seu candidato, a tela mostrará também os dados e a foto do candidato a vice na mesma chapa. Lembre-se: agora são somente dois dígitos. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
        Por último, o voto é para PRESIDENTE. Também são dois dígitos e, da mesma forma, ao digitá-los aparecerão a imagem e os dados do candidato a vice. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
        Para votar em BRANCO, pressione as teclas "branco" e depois "confirma". Se você desejar votar em branco para todos os cargos, deve repetir o procedimento um a um. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.
        A votação está concluída. A urna emitirá um sinal sonoro mais longo e a tela exibirá a mensagem "FIM".
        Fonte: TSE

        :: Interdidática 2010

        :: Interdidática 2010

        Senado aprova obrigatoriedade de nível superior para professores da educação básica

        O Senado aprovou projeto de lei que torna obrigatório o diploma de nível superior para professores da educação básica --que inclui a educação infantil e o ensino fundamental. Atualmente, a exigência ocorre apenas para docentes do ensino médio.
        Comissão aprova projeto que exige nível superior para professores
        O projeto estabelece que os professores que têm licenciatura em magistério, sem curso superior, poderão ministrar aulas somente na educação infantil (creches e pré-escolas) e nas cinco primeiras séries do ensino fundamental. Os professores com formação em magistério vão ter o prazo de seis anos para graduarem-se no nível superior. Do contrário, eles ficarão inabilitados para prosseguir no exercício do magistério no ensino fundamental.
        Relatora do projeto na Comissão de Educação, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que o texto vai estimular os docentes a ampliarem sua formação educacional. "Ninguém vai querer ficar estancado na sua carreira, por isso vai procurar um curso superior."
        O texto segue para nova votação na Câmara já que o texto aprovado pelos deputados sofreu mudanças durante sua tramitação no Senado. 
        GABRIELA GUERREIRO
        DE BRASÍLIA - Folha.com
         

        sábado, 14 de agosto de 2010

        CGU e a fiscalização na aplicação dos recursos federais em Imaruí

        Durante essa semana os técnicos da CGU estiveram novamente no município investigando a aplicação dos recursos federais. Os investimentos na área da Saúde, Social, como Bolsa Família, PETI, merenda escolar, e a atuação dos conselhos foram acompanhados de perto. No ano de 2009, muito antes da CGU visitar o município, nós já havíamos apontado algumas irregularidades, entre elas a composição do Conselho da Merenda Escolar, CAE, que depois fez parte do relatório emitido depa CGU. Outra situação refere-se ao Veículo da marca FIAT, modelo STRADA Fire 1.3 Placa NFI 8082, adquirido com recursos da Secretaria da Saúde,  em desvio de finalidade, face cessão para área da educação. Essa semana o secretário de planejamento, Eraldo José Raimundo, em entrevista na rádio litoral,  finalmente confirmou a irregularidade, ou seja, disse que novamente a CGU chamou a atenção para a continuidade do erro. Quando os vereadores  da UDI, falaram na Câmara, fizeram requerimento pedindo as informações, já  apontaram que era irregular, que isso não poderia ser feito. Mas de acordo com o secretário Eraldo a assessoria do prefeito disse que poderia, ou seja, o prefeito pagou assessorias para dizer que era possivel desrespeitar a lei.  Quando o Vereador discute esses temas durante a sessão da câmara, ele chama a atenção para o que está irregular e precisa ser modificado, é uma forma de ajudar a administração, através do debate. Quando mesmo sendo advertido, o prefeito continua praticando  o ato irregular, o que nos cabe é a denúnica aos ógãos competentes.
        Vamo aguardar o relatório e faremos a nossa parte enquanto fiscalizadores junto ao Ministério Público Federal.

        quarta-feira, 11 de agosto de 2010

        Dia do Estudante: Escolas de Tubarão investem em educação em tempo integral

        Figura Internet
        Reportagem TV UNISUL
        Um projeto do ministério da educação em parceria com os municípios busca reverter a situação de escolas que não tiveram bom desempenho no índice de desenvolvimento da educação básica, o Ideb. Em Tubarão, quatro unidades de ensino foram contempladas. Eles vão receber recursos financeiros para investir na ampliação das atividades oferecidas aos alunos. É o primeiro passo rumo a implantoação da educação em tempo integral. Nossa equipe aproveitou o dia do estudante, comemorado hoje, para visitar uma das unidades que já desenvolve o projeto "Mais Educação"


        Imaruí está na contramão na busca por uma educação de qualidade. A administração municipal está fazendo  exatamente o contrário do que está sendo feito em outros municípios, como é o caso de Tubarão. Recursos existem, pois já ouvimos tanto do prefeito quanto da secretária. Além dos recursos do FUNDEB, (R$ 1.621.180,97 recebidos até junho\2010), http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/municipios.asp, outros recursos são repassados como o Salário Educação, (município já recebeu até 20 de julho o valor de R$ 178.422,71), PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).  Quando veremos os investimentos sendo aplicados de forma responsável e comprometida? Quando a realidade da criança vai ser respeitada?
        Fica um questionamento: Educação é prioridade em Imaruí? Respondam se puderem. 

        Aplicativos multimídias de inglês, espanhol, francês e redação de graça para escolas

        O Iesde – Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino está disponibilizando gratuitamente, por seis meses, aplicativos multimídias com conteúdos de inglês, francês, espanhol e curso de redação preparatório para vestibular e Enem a instituições de ensino e escolas interessadas em todo o Brasil. O software é instalado diretamente na máquina do usuário.

        O aplicativo multimídia é uma ferramenta de estudo que oferece videoaulas e livros digitais, em um único programa, sem necessidade de acesso à internet. O conteúdo dos cursos de línguas disponíveis nesta modalidade são indicados para alunos do ensino fundamental. Para instalar gratuitamente a ferramenta é preciso preencher um cadastro no site www.videolivraria.com.br com os dados da escola, clicando no banner que aparece do lado direito da tela. Para acessar diretamente a página com o formulário clique aqui.  

        quinta-feira, 5 de agosto de 2010

        quarta-feira, 4 de agosto de 2010

        Comunidade do Vale do Rio D'una discute o Plano Diretor

        Foto Internet
        No dia de ontem, terça-feira, 03 de agosto de 2010, a comunidade do Vale do Rio D’una esteve reunida para debater as questões que envolvem o Plano Diretor do Município de Imaruí. Além das pessoas da comunidade, estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Pedro Raimundo Sobrinho, o Vereador Vanderlei Cunha (Vando) e a Vereadora Elina. Também se fez presente o advogado Dr. Rodrigo Brasiliense Vieira. O Secretário de Administração e morador da comunidade Eraldo José Raimundo e a Diretora da Escola Minervina Alves, que cedeu o espaço da escola para a reunião, também estavam presentes. O Grupo Gestor responsável pelo Plano Diretor estava representado por Aline Mendonça e Cleber Pereira e ainda pelo Presidente da APAE (Vereador Vando). A comunidade do Vale do Rio D’una se fez representar por um grupo de mais de 60 pessoas, que estavam ali para manifestar o seu desejo de não ver a comunidade ser transformada em perímetro urbano. O ex-vereador Vilmar de Souza, morador da comunidade, apresentou um abaixo assinado com 240 (duzentas e quarenta) assinaturas de moradores locais, contrárias a transformação em perímetro urbano aquela região. A maioria das pessoas não vê vantagens, pois segundo os moradores, não vai alterar em nada, não irão ter vantagens, sendo o que pode acontecer, é criação do ônus de terem que pagar o IPTU. O acesso à financiamentos e recursos públicos para realização de obras, etc... que são apenas para propriedades urbanas, comentado pelo suplente de vereador Dalmolin, fica prejudicado, quando os proprietários quiserem ter acesso a financiamentos para propriedades rurais. Poder-se-ia ganhar por um lado e perder por outro. Em relação a propriedade da terra sem escritura pública, para se obter o título da propriedade, é necessário fazer usucapião, isso pode ser feito tanto da terra em zona rural quanto na área urbana. Não existe diferença ou vantagens, sendo rural ou urbano o imóvel.
        Fica o questionamento: O que a população do Vale do Rio D’una irá ganhar com a transformação de zona rural para zona urbana?

        UFSC permanece como primeira entre as federais brasileiras em ranking mundial

        Em sua mais recente pesquisa, divulgada no mês de julho, desta vez com avaliação de 12 mil instituições, o Ranking Mundial de Universidades na Web (Webometrics) novamente traz a UFSC como primeira universidade federal entre as instituições brasileiras (377ª posição geral). A primeira instituição brasileira no ranking mundial é a USP (122ª colocação) e a segunda colocada é a Unicamp (239º lugar).

        As três primeiras colocadas são a Harvard University, o Massachusetts Institute of Technology e a Stanford University, todas instituições norte-americanas (que marcam posição no ranking até a 21ª colocação). A primeira universidade europeia no levantamento é Cambridge, localizada na Inglaterra.

        A pesquisa traz classificações por país e a top brasileira é a Universidade de São Paulo, seguida pela Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Santa Catarina. Entre as Top 200 no Ranking Latino-Americano, a Universidade Federal de Santa Catarina está classificada na sexta posição. A melhor nesta análise é a Universidade Nacional Autônoma do México.

        O Webometrics é uma pesquisa realizada desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas, ligado ao Ministério da Educação da Espanha. É publicada duas vezes por ano – janeiro e julho. O instituto monta o ranking a partir da análise das publicações eletrônicas nos sites das universidades. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na internet é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação do saber.

        “Cabe ressaltar que os classificadores ou rankings utilizam diferentes bases de dados e critérios. Por esse motivo, a importância da classificação deve ser sempre contextualizada. O fato da UFSC ocupar o terceiro lugar no Webometrics reflete a divulgação da pesquisa e das atividades de pós-graduação aqui desenvolvidas, e que têm sido, sem dúvida alguma, de excelente nível”, avalia a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, professora Débora Peres Menezes.

        Ela lembra que, em geral, classificações desse tipo geram polêmica e, às vezes, desconforto. “Mas são um excelente mecanismo de feedback da atuação das instituições em certas áreas”, complementa. Em sua opinião, a divulgação da UFSC como terceira colocada traz diferentes benefícios. “Ajuda a atrair excelentes alunos, impulsiona a instituição a continuar a fazer pesquisa de qualidade e a formar recursos humanos com potencial diferenciado, dando sequência a um ciclo virtuoso com o qual pesquisadores e estudantes têm muito a ganhar”.

        Mais informações na UFSC:
        - Professora Débora Peres Menezes / Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão / Fone: 3721-9716 / E-mail: debora@reitoria.ufsc.br

        Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
        Fonte de Olho na Ilha

        terça-feira, 3 de agosto de 2010

        Licença-maternidade de seis meses é aprovada pelo Senado

        Geral | 03/08/2010 | 18h51min - Diário Catarinense

        Proposta não recebeu nenhum voto contrário

        O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a licença-maternidade de 120 para 180 dias. A emenda é de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN). A PEC recebeu 62 votos favoráveis e nenhum voto contrário.

        A proposta estende a todas as trabalhadoras o benefício concedido anteriormente pela Lei 11.770/80, que determinou que empresas que permitissem que suas funcionárias tirassem licença de 180 dias receberiam incentivos fiscais. Agora, o projeto deve ser votado pela Câmara dos Deputados.

        De acordo com a Agência Senado, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) destacou que a ampliação da licença é importante para a saúde das crianças. Já Kátia Abreu (DEM-TO) declarou que a mudança deve ajudar as mães mais pobres, principalmente aquelas que não conseguem deixar seus filhos em creches.

        http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2993030.xml 

        ZEROHORA.COM